Clima: Mato Grosso terá chuvas abaixo da média em regiões produtoras neste mês de novembro, aponta Imea

Publicado em 02/11/2017 06:26

LOGO nalogo

Apesar das recentes chuvas no Centro-Oeste do Brasil, o plantio no Mato Grosso tem sido bastante heterogêneo e a tendência para novembro é de precipitações abaixo da média dos últimos cinco anos em algumas regiões do estado, segundo o Imea (Instituto Mato-grossense de Economia Agropecuária) com base nas previsões da Somar Meteorologia. Essas condições e previsões têm preocupado os produtores, apesar de um avanço de cerca de 18 pontos percentuais de uma semana para a outra na semeadura da oleaginosa no maior estado produtor.

"Na última semana a semeadura de soja da safra 17/18 atingiu 44,06% em MT, vindo acompanhada de um ritmo a campo bastante heterogêneo entre as regiões produtoras de MT. Isso se deve, principalmente, as chuvas desta safra, que vieram mais atrasada em relação à safra 16/17 e em menor quantidade. Mas, de acordo com as previsões climáticas, para novembro os volumes de chuvas tendem a aumentar, o que pode dar um folego às regiões mais atrasadas a campo", disse o Instituto em relatório na segunda-feira (30).

Veja o mapa com a previsão de precipitação acumulada para até 174 horas (02/11 a 08/11) para todo o Brasil:

Mapa com a previsão de precipitação acumulada para até 174 horas (02/11 a 08/11) para todo o Brasil - Fonte: Inmet
Fonte: Inmet

Em comparativo divulgado pela Somar, as chuvas na média dos últimos cinco anos é maior do que a previsão para este mês de novembro em duas das sete macrorregiões de Mato Grosso e bem próxima da média nas outras. (Veja o gráfico abaixo)

Gráfico previsão para mês de novembro e média dos últimos anos no MT - Fonte: Imea

"A quantidade tende a ser abaixo da média dos últimos cinco anos na maior parte do Estado. Neste momento, as condições climáticas são uma grande preocupação aos produtores, pois a possibilidade em torno de ressemeadura de algumas áreas ganha força em algumas regiões. Além disso, a preocupação em torno da janela de semeadura da 2º safra, principalmente do milho, é outro fator de atenção. Apesar de todas as preocupações, a consolidação da safra 17/18 está em aberto", reportou o Imea.

Nas últimas semanas, a região Centro-Oeste vinha registrando baixos volumes de chuva, com baixas condições para o avanço do plantio de grãos no estado e alguns produtores plantando no pó. Esse cenário melhorou um pouco nos últimos dias, mas as precipitações ainda foram irregulares. De acordo com mapa de precipitação acumulada dos últimos 15 dias do Inmet (Instituto Nacional de Meteorologia), algumas áreas do MT já têm 250 milímetros registrados.

Veja o mapa com a precipitação acumulada nos últimos dez dias para todo o Brasil:

Mapa com a precipitação acumulada nos últimos dez dias para todo o Brasil - Fonte: Inmet
Fonte: Inmet

» Clique e veja mais informações na página de Clima e acompanhe cinco satélites em tempo real

Já segue nosso Canal oficial no WhatsApp? Clique Aqui para receber em primeira mão as principais notícias do agronegócio
Por:
Jhonatas Simião
Fonte:
Notícias Agrícolas

RECEBA NOSSAS NOTÍCIAS DE DESTAQUE NO SEU E-MAIL CADASTRE-SE NA NOSSA NEWSLETTER

Ao continuar com o cadastro, você concorda com nosso Termo de Privacidade e Consentimento e a Política de Privacidade.

0 comentário