Clima: Matopiba ainda tem chuvas irregulares, mas tendência é de melhora no decorrer de novembro

Publicado em 03/11/2017 10:10 e atualizado em 03/11/2017 17:18
1999 exibições

LOGO nalogo

As chuvas chegaram ao Matopiba nos últimos dias, confirmando as previsões do Inmet (Instituto Nacional de Meteorologia). Apesar de não serem generalizados, os volumes foram de até 100 milímetros, segundo relatos de produtores ao Notícias Agrícolas. Com essa condição, o plantio da safra 2017/18 de soja e outros grãos pôde avançar. Tendências já mostram um novembro de bastante chuvas nos estados do Maranhão, Tocantins, Piauí e Bahia.

No entanto, ainda há diversas regiões com acumulados que não passaram de 30 mm nos últimos cinco dias, de acordo dados da Climatempo. Nos próximos dias, não há previsão de chuvas volumosas para a região, segundo nos mostra o modelo Cosmo. (Veja o mapa abaixo) "Os modelos indicam uma diminuição das chuvas no fim de semana. Mas, para a semana que vem, há uma tendência de retorno das chuvas", afirma a chefe do centro de Análise e Previsão do Tempo do Inmet, Morgana de Almeida.

A tendência para novembro, ainda segundo a Climatempo, é de chuvas regulars e com bons volumes em todo o Matopiba e também em todas as áreas do Sudeste e Centro-Oeste do Brasil.

Veja o mapa com a previsão de precipitação acumulada para até 168 horas (04/11 a 10/11) para todo o Brasil:

Mapa com a previsão de precipitação acumulada para até 168 horas (04/11 a 10/11) para todo o Brasil  - Fonte: Inmet
Fonte: Inmet

Conforme mostra o mapa de precipitação acumulada do Inmet, nos últimos cinco dias, bons volumes foram registrados no Matopiba, com destaque para o Pará e Tocantins, que tem até 100 mm no período. (Veja o mapa abaixo) Porém, é preciso levar em conta as altas temperaturas. Por isso, a disponibilidade de água no solo, de 29 de outubro a 2 de novembro, ainda é baixa na região, de acordo com a Agritempo.

Veja o mapa com a precipitação acumulada nos últimos cinco dias em todo o Brasil:

Mapa com a precipitação acumulada nos últimos cinco dias em todo o Brasil  - Fonte: Inmet
Fonte: Inmet

Veja o mapa com disponibilidade de água no solo em todo o Brasil de 12/10 a 16/10:

Mapa com disponibilidade de água no solo em todo o Brasil de 12/10 a 16/10 - Fonte: Inmet
Fonte: Inmet

Segundo Altair Fianco, presidente da Aprosoja (PI), algumas chuvas foram registradas no estado. As condições favoráveis para o plantio na região vão de 1º novembro a 20 de dezembro, na qual a janela de plantio ainda é considerada boa. As perspectivas dos produtores é que este ano agrícola seja parecido com a safra 16/17

Veja mais:
» Chuvas retornam ao Piauí e produtores iniciam plantio da soja da safra 2017/18

Já o produtor rural Valério Mattei, de Balsas (MA), destacou que o plantio da soja está evoluindo no estado com as chuvas, porém algumas regiões ainda aguardam precipitações. Agricultores estavam preocupados com as altas temperaturas nos últimos dias.

Veja mais:
» Soja: Crédito restrito compromete planejamento da safra 2017/18 no Maranhão

» Clique e veja mais informações na página de Clima e acompanhe cinco satélites em tempo real

Por: Jhonatas Simião
Fonte: Notícias Agrícolas

0 comentário