Clima: Inmet alerta para previsão de tempestades nesta 6ª e sábado em áreas de MG, MS e SP

Publicado em 01/12/2017 10:02
6487 exibições

LOGO nalogo

O clima segue bastante instável no Brasil central. O Inmet (Instituto Nacional de Meteorologia) alerta para a previsão de temporais nesta sexta-feira (1º) em áreas de Mato Grosso do Sul e São Paulo, com chuvas de até 100 mm/dia e ventos intensos. O mesmo vale para Minas Gerais só que com duração para até sábado (2).

Veja o mapa com a previsão de precipitação acumulada para até 72 horas (02/12 a 04/12) para todo o Brasil:

Mapa com a previsão de precipitação acumulada para até 72 horas (02/12 a 04/12) para todo o Brasil  - Fonte: Inmet
Fonte: Inmet

"Chuva entre 30 e 60 mm/h ou 50 e 100 mm/dia, ventos intensos (60-100 Km/h), e queda de granizo. Risco de corte de energia elétrica, estragos em plantações, queda de árvores e de alagamentos", disse o Inmet em alerta. Apenas no estado de Minas Gerais não há previsão de ventos intensos.

Os produtores devem estar atentos com as previsões específicas para suas regiões. Essas condições gerais, no entanto, devem garantir maior umidade no solo e avanço nos trabalhos de plantio da safra 2017/18 e garantir desenvolvimento das lavouras já semeadas.

Veja o mapa das áreas com previsão de tempestades nesta 6ª feira:

Mapa das áreas com previsão de tempestades nesta 6ª feira / SP e MS - Fonte: Inmet
Fonte: Inmet

Aviso para as áreas: Leste Sul-Mato-Grossense, Campinas, Bauru/Araraquara/Piracicaba, Ribeirão Preto, Araçatuba/São José Do Rio Preto, Sorocaba/Bragança Paulista, Vale Do Paraíba/Litoral Norte, Metropolitana De São Paulo, Sul E Sudoeste Sul-Mato-Grossense, Pantanal Sul-Mato-Grossense, Centro Norte Sul-Mato-Grossense, Serra Da Mantiqueira

Veja o mapa das áreas com previsão de tempestades nesta 6ª feira:

mapa das áreas com previsão de tempestades nesta 6ª feira / MG - Fonte: Inmet
Fonte: Inmet

Aviso para as áreas: Triangulo Mineiro/Alto Paranaíba, Central Mineira, Vale Do Rio Doce, Jequitinhonha, Metropolitana De Belo Horizonte, Zona Da Mata Mineira, Campo Das Vertentes De Minas, Norte Mineiro, Oeste Mineiro, Noroeste Mineiro

As instabilidades são causadas por uma área de baixa pressão atmosférica. Nos últimos dias, chuvas volumosas têm sido registradas em quase toda a região central do Brasil. Os acumulados nos últimos cinco dias chegam a quase 100 mm em áreas de Goiás, cerca de 60 mm em Minas Gerais e Mato Grosso, segundo dados do Inmet. (Veja o mapa abaixo)

Além da previsão da previsão de tempestades, chuvas intensas também podem ser registradas nas próximas horas nos estados do Espírito Santo, Goiás, Mato Grosso e Rio de Janeiro.

Veja o mapa de precipitação acumulada nos últimos cinco dias em todo o Brasil:

Mapa de precipitação acumulada nos últimos cinco dias em todo o Brasil - Fonte: Inmet
Fonte: Inmet

» Clique e veja mais informações na página de Clima e acompanhe cinco satélites em tempo real

Por:
Jhonatas Simião
Fonte:
Notícias Agrícolas

0 comentário