Clima: Semana começa com alerta de chuvas fortes em Minas Gerais e Espírito Santo; acumulados diários de até 100 mm

Publicado em 04/12/2017 10:50 4618 exibições

LOGO nalogo

Mais chuvas são previstas para Minas Gerais e Espírito Santo nas próximas horas dando continuidade às precipitações dos últimos dias. O Inmet (Instituto Nacional de Meteorologia), inclusive, alerta para altos acumulados, de até 100 mm/dia, em áreas mineiras. As chuvas são causadas por dois sistemas de baixa pressão que contribuem para aumentar as áreas de instabilidade nesses estados.

Veja o mapa com a previsão de precipitação acumulada para até 174 horas (05/12 a 11/12) para todo o Brasil:

Mapa com a previsão de precipitação acumulada para até 174 horas (05/12 a 11/12) para todo o Brasil - Fonte: Inmet
Fonte: Inmet

"Chuva entre 30 a 60 mm/h ou 50 a 100 mm/dia. Risco de alagamentos, deslizamentos de encostas, transbordamentos de rios, em cidades com tais áreas de risco", disse o Inmet em referência as áreas de Minas Gerais. A Climatempo, por sua vez, em uma previsão mais estendida afirma que as precipitações devem ocorrer durante toda a semana na Grande Belo Horizonte e em várias regiões do estado.

A média de chuva para o mês de dezembro mostra que precipitações volumosas voltaram ao estado, com importantes volumes registrados nos últimos dias. "Os primeiros três dias do mês já provaram que a chuva voltou com força", reporta a Climatempo. (Veja o mapa abaixo)


Fonte: Climatempo

As chuvas no estado têm beneficiado as reservas hídricas. No Parque Nacional da Serra da Canastra, que abriga a nascente do Rio São Francisco, por exemplo, as precipitações têm sido volumosas, conforme fotos e vídeos enviados ao site Notícias Agrícolas e postados em redes sociais. (Veja abaixo)

Chuvas no Parque Nacional da Serra da Canastra, nascente do Rio São Francisco - Foto: Reprodução/Redes Sociais Chuvas no Parque Nacional da Serra da Canastra, nascente do Rio São Francisco - Foto: Reprodução/Redes Sociais

Além de Minas Gerais, chuvas volumosas também podem ocorrer a qualquer hora do dia no Espírito Santo. Em ambos os estados, a Climatempo alerta a população para o risco de alagamentos, enchente e movimentação de terra. Já choveu bastante nessas regiões nos últimos dias. Mapas apontam que a maioria das áreas do ES pode receber de 100 a 200 mm de chuva nos próximos sete dias.


Fonte: Climatempo

Os produtores devem estar atentos com as previsões específicas para suas regiões. Minas Gerais é o maior estado produtor de café arábica do Brasil e o Espírito Santo está no topo da produção de café conilon. As lavouras do país estão em desenvolvimento para produção na safra 2018/19.

Veja o mapa das áreas com alto acumulado chuva nesta 6ª feira:

Mapa das áreas com alto acumulado chuva nesta 6ª feira / MG - Fonte: Inmet
Fonte: Inmet

Aviso para as áreas: Vale Do Mucuri, Central Mineira, Vale Do Rio Doce, Jequitinhonha, Metropolitana De Belo Horizonte, Zona Da Mata Mineira, Norte Mineiro, Oeste Mineiro

» Clique e veja mais informações na página de Clima e acompanhe cinco satélites em tempo real

Por:
Jhonatas Simião
Fonte:
Notícias Agrícolas

RECEBA NOSSAS NOTÍCIAS DE DESTAQUE NO SEU E-MAIL CADASTRE-SE NA NOSSA NEWSLETTER

0 comentário