Clima: NOAA vê probabilidade de La Niña acima de 80%

Publicado em 14/12/2017 12:58

LOGO nalogo

O Centro de Previsões Climáticas dos EUA, do NOAA (Centro de Previsão Climática da Administração Oceânica e Atmosférica Nacional dos Estados Unidos) atualizou, nesta quinta-feira (14), sua probabilidade para o La Niña para algo acima de 80%. Há um mês, o número era de 73%. Segundo informações do instituto, o fenômeno ganhou bastante força no último mês, como mostram as temperaturas das águas do Pacífico. 

Figura 1 - NOAA

As previsões do NOAA indicam a persistência do fenômeno durante o inverno no hemisfério Norte - verão no hemisfério Sul - e, na sequência, a volta de um padrão de neutralidade climática, durante a primavera no Norte - outono no Sul. 

Confirmadas essas previsões, as temperaturas nos EUA deverão ficar ainda mais baixas, enquanto as chuvas em partes da América do Sul poderiam se mostrar mais escassas, principalmente no Sul do Brasil e na Argentina. Há especialistas argentinos, inclusive, intensificando a ameaça que o La Niña é para a safra do país. 

Figura 2 - NOAA

O serviço australiano de meteorologia, Bureau of Meteorology (BOM na sigla em inglês), já havia afirmado no início do mês que o La Niña estava estabelecido e que seria um evento fraco e de curta duração, persistindo até o início do outono de 2018 no hemisfério Sul.

Leia mais:

» Clima: La Niña está estabelecido, afirma serviço australiano de meteorologia

» Clique e veja mais informações na página de Clima e acompanhe cinco satélites em tempo real

Já segue nosso Canal oficial no WhatsApp? Clique Aqui para receber em primeira mão as principais notícias do agronegócio
Por:
Carla Mendes
Fonte:
Notícias Agrícolas

RECEBA NOSSAS NOTÍCIAS DE DESTAQUE NO SEU E-MAIL CADASTRE-SE NA NOSSA NEWSLETTER

Ao continuar com o cadastro, você concorda com nosso Termo de Privacidade e Consentimento e a Política de Privacidade.

1 comentário

  • Pedro Henrique Almeida de Faria Pouso Alegre - MG

    Tem chance dessa La Niña ter um impacto (mesmo que pequeno) no inverno de 2018 (trazendo um inverno mais rigoroso)? Seria tão bom se isso acontecesse.

    7