Clima: Final de semana é marcado por fortes chuvas no Sul, mas frente fria já avança para o oceano

Publicado em 18/12/2017 09:43

LOGO nalogo

Conforme previsto na semana passada, as chuvas voltaram com força para a região Sul do Brasil, inclusive com granizo e ventos fortes que ocasionaram estragos no campo e na cidade. A frente fria que provocou chuvas no final de semana avança agora para o oceano, segundo o Inmet (Instituto Nacional de Meteorologia)

Veja o mapa com a previsão de precipitação acumulada para até 72 horas (19/12 a 21/12) para todo o Brasil:

Mapa com a previsão de precipitação acumulada para até 72 horas (19/12 a 21/12) para todo o Brasil - Fonte: Inmet
Fonte: Inmet

De acordo com o meteorologista do Inmet, Mamedes Luiz Melo, a frente fria que provocou chuvas no Sul do país atua nesta segunda-feira entre o litoral de São Paulo e Paraná e avança para o oceano nas próximas horas. "Uma nova frente fria deve ganhar força na próxima quinta-feira e daí sim essa avança pelo país", explica.

Nos últimos dias, as chuvas reduziram na região na região do Matopiba e em áreas do Sudeste, mas pancadas isoladas não estão descartadas. As instabilidades seguem pelo Norte e Centro-Oeste do país. Os produtores devem estar atentos às previsões específicas de suas regiões.

Veja o mapa de precipitação acumulado dos últimos cinco dias em todo o Brasil:

Mapa de precipitação acumulado dos últimos três dias em todo o Brasil - Fonte: Inmet
Fonte: Inmet

No final de semana, houve registro de prejuízos em todos os estados do Sul. No RS, houve registro de destelhamentos, quedas de postes de energia e árvore em diversas cidades com as chuvas. Em SC, milhares de casas ficaram sem energia no domingo (17) por conta da forte chuva e ventos fortes e um homem morreu atingido por raio e no PR várias cidades tiveram alagamentos e granizo. As informações são do G1. Ainda não há reportes de danos em áreas produtoras.

O modelo Cosmo do Inmet não mostra chuvas fortes para o Rio Grande do Sul até o meio da semana. Instabilidades seguem no Paraná e Santa Catarina.

As chuvas do final de semana também atingiram áreas do Paraguai e Argentina. O La Nación, da Argentina, destaca que as chuvas trouxeram alívio ao campo da Argentina, que poderá continuar com o plantio de soja e milho nos lugares que estavam sob risco. Até a sexta-feira passada, mais de quatro milhões de hectares para ambos os cultivos se encontravam sem condições de plantio no país.

Leia mais:
» Argentina recebeu chuvas que permitiram a continuidade do plantio de soja e milho em algumas áreas

Veja imagens das chuvas no final de semana no Sul do país:

Parte de telhado de escola municipal em Forquilinha (SC) desabou - Foto: Assessoria Prefeitura de Forquilhinha Estrutura de Natal foi derrubada em Chapecó (SC) - Foto: Valeska Lippel NSC TV Equipes da Defesa Civil e dos Bombeiros atuam em área onde poste caiu e atingiu uma casa em Uruguaiana (RS) - Foto: Defesa Civil/DivulgaçãoVento em Uruguaiana (RS) passou dos 100km/h, conforme medição no aeroporto da cidade (Foto: Defesa Civil/Divulgação) Árvore caída em rua de Uruguaiana (RS) (Foto: Defesa Civil/Divulgação) Chuva deixa ruas de Guarapuava (PR) alagadas - Foto: Maria Rosa/Arquivo pessoalÁrvore caída na Avenida Manoel Ribas, em Guarapuava (PR) - Foto: Eduardo Andrade-RPC Granizo na Lapa, na Região de Curitiba - Foto: Jackson Stica/Arquivo pessoal Chuva em Passo Fundo (RS) - Foto: Reprodução/Redes SociaisChuva em Passo Fundo (RS) - Foto: Reprodução/Redes Sociais Chuva em Uruguaiana (RS) - Foto: Reprodução/Redes Sociais Chuva em Uruguaiana (RS) - Foto: Reprodução/Redes Sociais

» Clique e veja mais informações na página de Clima e acompanhe cinco satélites em tempo real

Já segue nosso Canal oficial no WhatsApp? Clique Aqui para receber em primeira mão as principais notícias do agronegócio
Por:
Jhonatas Simião
Fonte:
Notícias Agrícolas

RECEBA NOSSAS NOTÍCIAS DE DESTAQUE NO SEU E-MAIL CADASTRE-SE NA NOSSA NEWSLETTER

Ao continuar com o cadastro, você concorda com nosso Termo de Privacidade e Consentimento e a Política de Privacidade.

0 comentário