Clima: Chuvas voltam ao RS com alerta de tempestade na faixa Sul do estado nesta 5ª feira

Publicado em 18/01/2018 10:15

LOGO nalogo

Instabilidades seguem sobre o Sul do Brasil com duas áreas de baixa pressão que se intensificaram sobre a região e que vão gerar mais nuvens carregadas durante esta quinta-feira (18), segundo a Climatempo. Com essa condição, a previsão é de tempestades na faixa Sul do Rio Grande do Sul.

Nos últimos dias, o estado estava registrando baixo volume de chuvas. A disponibilidade de água no solo estava baixa (entre 20 mm e 60 mm), segundo mapas do Agritempo. (Veja o mapa abaixo) Já Paraná e Santa Catarina tiveram chuvas volumosas, em algumas localidades os acumulados de 24 horas ficaram acima de 100 milímetros.

Veja o mapa com a previsão de precipitação acumulada para até 72 horas (19/01 a 21/01) para todo o Brasil:

Mapa com a previsão de precipitação acumulada para até 72 horas (19/01 a 21/01) para todo o Brasil - Fonte: Inmet
Fonte: Inmet

"Um sistema atua entre o Paraguai e o norte da Argentina e outro sistema tende a ganhar força no mar ao largo do litoral do Paraná e de Santa Catarina. Além dos sistemas de baixa pressão, o Sul continua quente e com umidade alta, também contribuindo para o desenvolvimento das nuvens de tempestade", disse a Climatempo.

Após dias sem chuvas e preocupações com a safra, o Rio Grande do Sul deve ter precipitações intensas nesta quinta em áreas na divisa com Santa Catarina e há previsão de tempestade mais ao Sul do estado, de acordo com alerta do Inmet (Instituto Nacional de Meteorologia). "Chuva entre 30 e 60 mm/h ou 50 e 100 mm/dia, ventos intensos (60-100 Km/h), e queda de granizo", reportou sobre a faixa Sul.

Veja o mapa das áreas com tempestade nesta 5ª feira:

Mapa das áreas com tempestade nesta 5ª feira - Fonte: Inmet
Fonte: Inmet

Aviso para as áreas: Encosta Do Sudeste, Serra Do Sudeste, Litoral Gaúcho

Veja o mapa das áreas com previsão de chuvas intensas nesta 5ª feira:

Mapa das áreas com previsão de chuvas intensas nesta 5ª feira - Fonte: Inmet
Fonte: Inmet

Aviso para as áreas: Planalto Norte Catarinense, Metropolitana De Curitiba, Oeste Catarinense, Vale Do Itajai, Grande Florianópolis, Planalto Sul Catarinense, Litoral Sul Catarinense, Campos De Cima Da Serra, Planalto Médio, Missões, Alto Uruguai, Central Paranaense, Litoral Paranaense, Norte Paranaense, Oeste Paranaense, Sudoeste Paranaense, Sul Paranaense, Meio-Oeste Catarinense, Litoral Norte Catarinense

De acordo com Mamedes Luiz Melo, meteorologista do Inmet, as chuvas devem reduzir na próxima semana em Santa Catarina, Paraná e Mato Grosso do Sul. No RS deve haver uma alternância na qual parte do estado irá receber chuvas rápidas que podem ser até volumosas em algumas porções como o noroeste e o norte do estado já a partir desta quinta-feira.

Leia mais:
» Atenção PR, SC e parte de MS para redução das chuvas a partir de meados da próxima semana

Veja o mapa com disponibilidade de água no solo no Brasil entre 13/01 e 17/01:

Mapa com disponibilidade de água no solo no Brasil entre 13/01 e 17/01 - Fonte: Inmet
Fonte: Inmet

» Clique e veja mais informações na página de Clima e acompanhe cinco satélites em tempo real

Já segue nosso Canal oficial no WhatsApp? Clique Aqui para receber em primeira mão as principais notícias do agronegócio
Por:
Jhonatas Simião
Fonte:
Notícias Agrícolas

RECEBA NOSSAS NOTÍCIAS DE DESTAQUE NO SEU E-MAIL CADASTRE-SE NA NOSSA NEWSLETTER

Ao continuar com o cadastro, você concorda com nosso Termo de Privacidade e Consentimento e a Política de Privacidade.

0 comentário