Clima: Aumentam condições para chuvas na região do Matopiba a partir desta 6ª feira

Publicado em 26/01/2018 09:56

LOGO nalogo

Aumentou a formação de áreas de instabilidade sobre o Nordeste do Brasil com a circulação dos ventos, segundo a Climatempo. Com isso, condições para chuva aumentaram, principalmente na região do Matopiba, a partir desta sexta-feira (26). Os maiores acumulados nos próximos dias estão previstos para o estado de Tocantins.

"Nesta sexta-feira só não há expectativa de chuva entre Vitória da Conquista, o Recôncavo baiano e o estado de Sergipe... Nas demais áreas do litoral e do interior, também ocorrem bons períodos de sol, no entanto, há expectativa para pancadas de chuva ao longo do dia. A chuva pode vir com raios e com moderada a forte intensidade principalmente sobre os estados do Maranhão e Piauí", informou a Climatempo.

Veja o mapa com a previsão de precipitação acumulada para até 72 horas (27/01 a 29/01) para todo o Brasil:

Mapa com a previsão de precipitação acumulada para até 72 horas (27/01 a 29/01) para todo o Brasil - Fonte: Inmet
Fonte: Inmet

Conforme mostra o mapa acima, modelo Cosmo do Inmet (Instituto Nacional de Meteorologia) confirma essa condição de maiores instabilidades sobre a região Nordeste do Brasil. A Climatempo destaca ainda que a umidade vai se espalhar mais no final de semana. "Não se descarta a possibilidade de algumas pancadas mais fortes e que possam vir acompanhadas de raios", noticia.

No período de 26 de janeiro até 30 de janeiro, os maiores volumes acumulados devem se concentrar sobre o Tocantins, com até 150 milímetros, mas toda a região do Matopiba (Maranhão, Tocantins, Piauí e Bahia) será beneficiada. De acordo com o mapa de chuva acumulada, apenas a faixa Leste da Bahia terá baixos volumes no período. (Veja o mapa abaixo)

Chuva acumulada de 26/01 até 30/01 no Nordeste - Fonte: Climatempo
Fonte: Climatempo

Chuvas chegando durante aplicação de fungicida em Cafelândia (PR). Envio de Álvaro Busetti
Chuvas chegando durante aplicação de fungicida em Cafelândia (PR). Envio de Álvaro Busetti

Envie sua foto ou vídeo! Fale com a gente pelo WhatsApp (19) 99767-0241

AgResources confirma chuvas para o centro do Brasil

As projeções atualizadas trazem chuvas se intensificando sobre o Centro do Brasil nos próximos 5 dias. Os totais que já eram previstos com índi-ces elevados, agora podem chegar até os 125 mm acumulados até o dia 31, para o Mato Grosso, Mato Grosso do Sul, São Paulo, sudoeste de Goiás e o sul de Minais Gerais.

Além do mais, leves chuvas são projetadas para a província de Buenos Aires e quase todo o Centro-Norte da Argentina, neste mesmo período. No entanto, os mapas para os primeiros 10 dias de fevereiro continuam secos e sem boas projeções climáticas em toda a Argentina e o sul do Brasil.

As precipitações são irregulares e escassas entre 1 e 11 de fevereiro, para tais áreas. Neste mesmo intervalo, o padrão climático se mantém chuvoso no Centro e Nordeste do Brasil, com  rodadas regulares de chuvas acima dos 25 mm acumulados por evento. 

» Clique e veja mais informações na página de Clima e acompanhe cinco satélites em tempo real

Já segue nosso Canal oficial no WhatsApp? Clique Aqui para receber em primeira mão as principais notícias do agronegócio
Por:
Jhonatas Simião
Fonte:
Notícias Agrícolas

RECEBA NOSSAS NOTÍCIAS DE DESTAQUE NO SEU E-MAIL CADASTRE-SE NA NOSSA NEWSLETTER

Ao continuar com o cadastro, você concorda com nosso Termo de Privacidade e Consentimento e a Política de Privacidade.

0 comentário