Tempo: Instabilidades diminuem sobre o Sul, mas chuvas seguem sobre área central do país até o fim de semana

Publicado em 16/03/2018 10:29

LOGO nalogo

Depois de fortes chuvas nos últimos dias, as instabilidades diminuem bastante nesta sexta-feira (16) sobre o Sul do Brasil. No entanto, segundo alerta o Inmet (Instituto Nacional de Meteorologia), as tempestades seguem sobre o Mato Grosso do Sul e São Paulo nesta manhã e a região central do país ainda receberá precipitações até o fim de semana. A região Centro-Oeste está na finalização da colheita da safra de grãos.

Nesta sexta, são esperadas chuvas entre 30 e 60 milímetros por hora ou 50 e 100 mm/dia, ventos intensos (60-100 Km/h), e até queda de granizo sobre áreas de SP e MS. Porém, segundo o órgão, o risco de corte de energia elétrica, estragos em plantações, queda de árvores e de alagamentos é baixo. Até o momento, não há relatos de impactos significativos na colheita da safra.

Veja o mapa com a previsão de precipitação acumulada para até 72 horas (17/03 a 19/03) para todo o Brasil:

Mapa com a previsão de precipitação acumulada para até 72 horas (17/03 a 19/03) para todo o Brasil - Fonte: Inmet
Fonte: Inmet

Veja o mapa das áreas com previsão de tempestades nesta 6ª feira:

Mapa das áreas com previsão de tempestades nesta 5ª feira / MS e SP - Fonte: Inmet
Fonte: Inmet

Aviso para as áreas: Leste Sul-Mato-Grossense, Campinas, Bauru/Araraquara/Piracicaba, Itapetininga, Sorocaba/Brangança Paulista, Vale Do Paraíba/Litoral Norte, Metropolitana De Sao Paulo, Litoral Sul/Baixada Santista/Vale Do Ribeira, Presidente Prudente/Marília/Assis, Sul E Sudoeste Sul-Mato-Grossense, Serra Da Mantiqueira

Veja o mapa das áreas com previsão de tempestades nesta 6ª feira:

Mapa das áreas com previsão de tempestades nesta 5ª feira / MS e SP - Fonte: Inmet
Fonte: Inmet

Aviso para as áreas: Leste Sul-Mato-Grossense, Campinas, Bauru/Araraquara/Piracicaba, Ribeirao Preto, Araçatuba/São José Do Rio Preto, Presidente Prudente/Marília/Assis, Sul E Sudoeste Sul-Mato-Grossense, Pantanal Sul-Mato-Grossense, Centro Norte Sul-Mato-Grossense

O final de semana ainda deve ser de chuvas intensas sobre a região central do Brasil. No sábado (17), inclusive, segundo a Somar Meteorologia, há condição para temporais no Norte e Nordeste do Mato Grosso, Norte goiano, Tocantins e Sul e Oeste do Pará, provocados por áreas de instabilidade associadas ao calor e à umidade da Amazônia.

No domingo (18), ainda chove em forma de pancadas sobre o Norte, Mato Grosso, Goiás, Distrito Federal, parte de Minas Gerais e entre Maranhão e o Ceará. Porém o sol predomina na maior parte de São Paulo e Rio de Janeiro.

O Sul do Brasil recebeu chuvas fortes nos últimos dias, com a chegada de uma frente fria e ventos quentes e úmidos. No entanto, nesta sexta-feira, a frente fria se afasta da região e o sol volta a aparecer, mas pancadas não estão descartas à tarde e noite, afirma a Climatempo. A colheita no Sul costuma ocorrer mais tarde do que no restante do país e algumas áreas ainda iniciam os trabalhos.

A empresa meteorológica informa ainda que mais chuvas devem chegar nos próximos dias na região, com uma nova frente fria encerrando o verão. "A nova frente fria chega ao Rio Grande do Sul durante o domingo e espalha mais chuva por todo o Sul na segunda-feira, 19 de março", noticiou. Os produtores devem ficar atentos às previsões específicas de suas lavouras.

De acordo com o produtor e engenheiro agrônomo de Carazinho (RS), Paulo Vargas, choveu mais de 50 mm na quinta-feira em diversas cidades da região. "Essas precipitações são muito boas para as lavouras pois haviam muitos grãos verdes, que agora secarão e deixarão um stand mais homogêneo para colheita. As chuvas são fortes, mas ainda não foram registrados danos e não há ocorrência de granizo. Mas é preciso ficar atento", disse.

Os estados de Amazonas, Amapá e Pará também devem receber chuvas intensas nesta sexta, com acumulados diários de até 100 mm e ventos intensos. São baixos os riscos de corte de energia elétrica, queda de galhos de árvores, alagamentos e de descargas elétricas.

Veja o mapa das áreas com previsão de chuvas intensas nesta 6ª feira:

Mapa das áreas com previsão de chuvas intensas nesta 6ª feira / Norte - Fonte: Inmet
Fonte: Inmet

Aviso para as áreas: Centro Amazonense, Sul Amazonense, Norte Amazonense, Nordeste Paraense, Sudeste Paraense, Marajo, Baixo Amazonas, Sudoeste Paraense, Metropolitana De Belem, Sul Do Amapa, Norte Do Amapa

Trégua nas chuvas para colheita de soja na Fazenda São Carlos II em Barreiras (BA). Envio de Vivian Closs Henke
Trégua nas chuvas para colheita de soja na Fazenda São Carlos II em Barreiras (BA). Envio de Vivian Closs Henke

Envie sua foto ou vídeo! Fale com a gente pelo WhatsApp (19) 99767-0241

» Clique e veja mais informações na página de Clima e acompanhe cinco satélites em tempo real

Já segue nosso Canal oficial no WhatsApp? Clique Aqui para receber em primeira mão as principais notícias do agronegócio
Por:
Jhonatas Simião
Fonte:
Notícias Agrícolas

RECEBA NOSSAS NOTÍCIAS DE DESTAQUE NO SEU E-MAIL CADASTRE-SE NA NOSSA NEWSLETTER

Ao continuar com o cadastro, você concorda com nosso Termo de Privacidade e Consentimento e a Política de Privacidade.

0 comentário