Tempo: Alerta de altos acumulados segue nesta 3ª feira em áreas das regiões Norte e Nordeste

Publicado em 10/04/2018 10:27

LOGO nalogo

As chuvas fortes seguem sobre a faixa Centro-Norte do país nos próximos dias com a presença da Zona de Convergência Intertropical (ZCIT). O Inmet (Instituto Nacional de Meteorologia) reporta aviso de alto acumulados nesta terça-feira (10) em quase toda a região Norte e Nordeste do país.

Durante todo o dia e até amanhã em algumas áreas são esperadas chuvas entre 20 a 30 milímetros por hora ou até 50 mm/dia. No entanto, o órgão informa que é baixo risco de alagamentos e pequenos deslizamentos, em cidades com tais áreas de risco. (Veja o mapa das áreas abaixo)

Veja o mapa com a previsão de precipitação acumulada para até 72 horas (11/04 a 13/04) para todo o Brasil:

Mapa com a previsão de precipitação acumulada para até 72 horas (11/04 a 13/04) para todo o Brasil - Fonte: Inmet
Fonte: Inmet

As regiões Norte e Nordeste já receberam bons volumes de chuva nas últimas horas. Essa condição, segundo institutos meteorológicos, tem potencial para atrapalhar em parte os trabalhos de finalização da colheita em algumas regiões. Por outro lado, as precipitações tendem a ser benéficas às lavouras da 2ª safra, que estão em pleno desenvolvimento.

A Climatempo prevê que a segunda semana de abril ainda tenha bastante chuva sobre estados da região Norte e Nordeste, com possibilidade de chuva forte e com raios. Problemas para a população dos grandes centros urbanos não descartados, mas no decorrer dos próximos dias as instabilidades diminuem.

"No decorrer da semana, a tendência é que a instabilidade enfraqueça um pouco sobre o centro-norte do país, deixando a chuva irregular. Por um lado, tais condições meteorológicas serão muito boas para a realização da colheita da soja e do milho, mas para os produtores que apostaram nas lavouras de 2ª safra, esse tempo mais seco que vai ocorrer ao longo da 2ª quinzena de abril, não será tão bom assim", informa a empresa meteorológica.

Por outro lado, nas principais regiões produtoras da 2ª safra, principalmente de milho e feijão, como Mato Grosso, Goiás, São Paulo e toda região Sul, o tempo deve continuar seco. Na quinta-feira (12), há a previsão de chegada de uma frente fria avançando sobre o Centro-Sul que pode causar chuva generalizada.

Leia mais:
» Colheita da soja é favorecida no centro-norte do BR

Veja o mapa das áreas com previsão de altos acumulados nesta 2ª feira:

Mapa das áreas com previsão de altos acumulados nesta 2ª feira - Fonte: Inmet
Fonte: Inmet

Aviso para as áreas: Centro Amazonense, Sul Amazonense, Norte Amazonense, Nordeste Paraense, Sudeste Paraense, Marajo, Baixo Amazonas, Sudoeste Paraense, Metropolitana De Belem, Oeste Maranhense, Leste Maranhense, Norte Maranhense, Sul Maranhense, Centro Maranhense

Veja o mapa das áreas com previsão de altos acumulados nesta 2ª feira:

Mapa das áreas com previsão de altos acumulados nesta 2ª feira - Fonte: Inmet
Fonte: Inmet

Aviso para as áreas: Sul E Cariri Cearense, Cariri E Seridó Paraibano, Sudeste Piauiense, Centro-Norte Piauiense, Sudoeste Piauiense, Norte Piauiense, Norte Cearense, Noroeste Cearense, Centrossul Cearense, Metropolitana De Fortaleza, Central Potiguar, Oeste Potiguar, Leste Potiguar, Agreste Potiguar, Sertao Paraibano, Agreste E Brejo Paraibano, Metropolitana De Recife, Sao Francisco Pernambucano, Agreste Pernambucano, Mata Pernambucana, Sertão Cearense, Jaguaribe Cearense, Litoral E Mata Paraibano, Sertão De Pajeú E Do Araripe Pernambucano

Veja o mapa das áreas com previsão de altos acumulados nesta 2ª feira:

Mapa das áreas com previsão de altos acumulados nesta 2ª feira - Fonte: Inmet
Fonte: Inmet

Aviso para as áreas: Sul Baiano

Área de milho e feijão em Laguna Carapa (MS). Envio de Antonio Rodrigues
Área de milho e feijão em Laguna Carapa (MS). Envio de Antonio Rodrigues

Colheita soja propriedade Valmor Saran Junior em Sananduva (RS). Envio de Luciano Saran - Tec.Agronegócio
Colheita soja propriedade Valmor Saran Junior em Sananduva (RS). Envio de Luciano Saran - Tec.Agronegócio​

Envie sua foto ou vídeo! Fale com a gente pelo WhatsApp (19) 99767-0241

» Clique e veja mais informações na página de Clima e acompanhe cinco satélites em tempo real

Já segue nosso Canal oficial no WhatsApp? Clique Aqui para receber em primeira mão as principais notícias do agronegócio
Por:
Jhonatas Simião
Fonte:
Notícias Agrícolas

RECEBA NOSSAS NOTÍCIAS DE DESTAQUE NO SEU E-MAIL CADASTRE-SE NA NOSSA NEWSLETTER

Ao continuar com o cadastro, você concorda com nosso Termo de Privacidade e Consentimento e a Política de Privacidade.

0 comentário