Tempo: Instabilidades avançam sobre Centro-Sul e SP e MS tem alerta de tempestades nesta 5ª

Publicado em 27/09/2018 11:22 e atualizado em 27/09/2018 11:56
1804 exibições

 

LOGO nalogo

Áreas de instabilidade associadas a um sistema de baixa pressão aumentam as chuvas sobre áreas do Centro-Sul do país. O Inmet (Instituto Nacional de Meteorologia) alerta para a ocorrência de tempestades nesta quinta-feira (27) em áreas de Mato Grosso do Sul e São Paulo.

De acordo com o instituto, são esperadas chuvas entre 20 e 60 milímetros por hora ou até 100 mm/dia, ventos intensos (40-60 Km/h) e queda de granizo. Em algumas áreas, pode ocorrer corte de energia elétrica, estragos em plantações, queda de árvores e alagamentos.

Veja o mapa das áreas com previsão de tempestades nesta quinta-feira:

Mapa das áreas com previsão de tempestades nesta quinta-feira - Fonte: Inmet
Fonte: Inmet

Aviso para as áreas: Leste Sul-Mato-Grossense, Bauru/Araraquara/Piracicaba, Itapetininga, Araçatuba/São José Do Rio Preto, Litoral Sul/Baixada Santista/Vale Do Ribeira, Presidente Prudente/Marília/Assis, Sul E Sudoeste Sul-Mato-Grossense, Pantanal Sul-Mato-Grossense, Centro Norte Sul-Mato-Grossense

Veja o mapa das áreas com previsão de tempestades nesta quinta-feira:


Mapa das áreas com previsão de tempestades nesta quinta-feira - Fonte: Inmet
Fonte: Inmet

Aviso para as áreas: Leste Sul-Mato-Grossense, Campinas, Bauru/Araraquara/Piracicaba, Itapetininga, Ribeirao Preto, Araçatuba/São José Do Rio Preto, Sorocaba/Brangança Paulista, Vale Do Paraíba/Litoral Norte, Metropolitana De Sao Paulo, Litoral Sul/Baixada Santista/Vale Do Ribeira, Sul E Sudoeste Sul-Mato-Grossense, Pantanal Sul-Mato-Grossense, Centro Norte Sul-Mato-Grossense, Serra Da Mantiqueira

No final da semana, segundo o modelo Cosmo do Inmet, as chuvas ficam mais isoladas sobre o Centro-Sul do país, mas ainda ocorrem. Segundo a Climatempo, a tendência de chuva forte para os próximos dias no Sul pode até prejudicar o volume quanto a qualidade da safra de trigo na região.

Por outro lado, a condição mais úmida em áreas produtoras na região central do Brasil favorece o início dos trabalhos de plantio no campo. O plantio da safra de verão já pode ser iniciado em áreas do Paraná, Mato Grosso e Mato Grosso do Sul. Nos estados de Goiás e Minas Gerais, o plantio será liberado a partir do dia 30.

Veja o mapa com a previsão de precipitação acumulada para até 72 horas (28/08 a 30/09) em todo o Brasil:

Mapa com a previsão de precipitação acumulada para até 72 horas (28/08 a 30/09) em todo o Brasil - Fonte: Inmet
Fonte: Inmet

Nesta quarta-feira (26), diversas cidades do Centro-Sul figuraram entre os maiores acumulados do país. Os cinco maiores foram: Guarantã do Norte (MT): 44,6 mm, Canela (RS): 36,8 mm, São Felix do Xingu (PA): 31,8 mm, Bom Jesus (RS): 29,0 mm e Benjamin Constant (AM): 28,0 mm.

Segundo o mapa do centro de previsão da Administração Oceânica e Atmosférica Nacional (NOAA, na sigla em inglês), dos Estados Unidos, há tendência de o mês de outubro começar com baixos volumes sobre a maior parte da região central do Brasil. Apenas o Sul e Norte do país terão precipitações mais volumosas.

Veja o mapa com a precipitação acumulada para o período de 27 de setembro até 13 de outubro:

Mapa com a precipitação acumulada para o período de 27 de setembro até 13 de outubro - Fonte: National Centers for Environmental Prediction/NOAA
Fonte: National Centers for Environmental Prediction/NOAA

Ainda nesta quinta, segundo o Inmet, é prevista baixa umidade em áreas da Bahia, Ceará, Distrito Federal, Goiás, Mato Grosso, Mato Grosso do Sul, Paraíba, Pernambuco, Piauí, Rio Grande do Norte e Tocantins.

Veja o mapa com a precipitação acumulada nas últimas 24 horas em todo o Brasil:

Mapa com a precipitação acumulada nas últimas 24 horas em todo o Brasil - Fonte: Inmet
Fonte: Inmet

Lavoura irrigação automatizada e adubação balanceada em São Gabriel da Palha (ES). Envio de Eriveuton Mauri
Lavoura irrigação automatizada e adubação balanceada em São Gabriel da Palha (ES). Envio de Eriveuton Mauri

Soja em Alto Santa Fé em Nova Santa Rosa (PR). Envio Tiago Weber Land
Soja em Alto Santa Fé em Nova Santa Rosa (PR). Envio Tiago Weber Land​

Envie sua foto ou vídeo! Fale com a gente pelo WhatsApp (19) 99767-0241

» Clique e veja mais informações na página de Clima e acompanhe cinco satélites em tempo real

Por: Jhonatas Simião
Fonte: Notícias Agrícolas

0 comentário