Tempo: Áreas do Sul têm altos acumulados nos últimos dias e tempestades seguem nesta 3ª no Centro-Sul

Publicado em 02/10/2018 11:26

LOGO nalogo

A faixa Centro-Sul do Brasil segue com instabilidades nesta terça-feira (02) e mais tempestades são esperadas ao longo do dia em várias áreas da região. Segundo mapas de precipitação do Inmet (Instituto Nacional de Meteorologia), algumas áreas do Sul do país têm até 200 milímetros acumulados.

O instituto, inclusive, alerta para a previsão de fortes tempestades durante toda esta terça-feira em áreas dos estados de Mato Grosso do Sul, Paraná, Santa Catarina, Minas Gerais e São Paulo.

No Rio Grande do Sul, são esperadas chuvas de entre 30 e 60 mm/h ou 50 e 100 mm/dia, ventos intensos (60-100 Km/h), e queda de granizo. Nessas áreas, há riscos de corte de energia elétrica, estragos em plantações, queda de árvores e de alagamentos.

Veja o mapa das áreas com avisos de condições adversas nesta terça-feira:

Mapa das áreas com avisos de condições adversas nesta terça-feira - Fonte: Inmet
Fonte: Inmet

Produtores seguem com o plantio da soja em Rondônia, em Mato Grosso, Mato Grosso do Sul e no Paraná. Já em áreas de Goiás, São Paulo e em Minas Gerais, onde o vazio sanitário terminou no último dia de setembro, segundo a Climatempo, produtores irão iniciar o plantio da oleaginosa já nesta semana por conta dos altos volumes nas últimas semanas.

Já no Mato Grosso do Sul e São Paulo, as chuvas tendem a ser mais brandas ao longo do dia. São previstas precipitações entre 20 e 30 mm/h ou até 50 mm/dia, ventos intensos (40-60 Km/h), e queda de granizo. É baixo o risco de corte de energia, estragos em plantações, queda de galhos de árvores e de alagamentos.

As precipitações no Sul do Brasil ocorrem com o avanço de uma frente fria do mar que intensifica as instabilidades. "O tempo fica instável e a maioria das áreas da Região passam a terça-feira com muitas nuvens e pancadas de chuva, que podem ocorrer várias vezes no decorrer do dia. Não deve chover apenas no sul do Rio Grande do Sul", explica a Climatempo.

Veja o mapa com a previsão de precipitação acumulada para até 72 horas (03/10 a 05/10) em todo o Brasil:

Mapa com a previsão de precipitação acumulada para até 72 horas (03/10 a 05/10) em todo o Brasil - Fonte: Inmet
Fonte: Inmet

A condição mais úmida no Sul do Brasil deve seguir nos próximos dias. "Outra frente fria avança pelo litoral da Região Sul durante a quarta-feira e mantém o tempo instável no Sul. Todos os estados ainda poderão ter chuva e vento fortes. Porém, a chuva mais volumosa e persistente é esperada para Santa Catarina e Paraná", afirma a empresa meteorológica.

No Sudeste e Centro-Oeste, o ar quente e úmido continua formando nuvens carregadas. Mas, nesta terça, a chegada de uma frente fria no litoral de São colabora para a manutenção das áreas de instabilidade. "Ao longo desta semana, pancadas de chuva vão continuar ocorrendo sobre a maioria das áreas do Sudeste do Brasil", disse a Climatempo.

Veja o mapa das áreas com precipitação acumulada nas últimas 24 horas:

Mapa das áreas com precipitação acumulada nas últimas 24 horas - Fonte: Inmet
Fonte: Inmet

Ainda nesta terça, segundo o Inmet, é prevista baixa umidade em localidades do Maranhão.

» Clique e veja mais informações na página de Clima e acompanhe cinco satélites em tempo real

Já segue nosso Canal oficial no WhatsApp? Clique Aqui para receber em primeira mão as principais notícias do agronegócio
Por:
Jhonatas Simião
Fonte:
Notícias Agrícolas

RECEBA NOSSAS NOTÍCIAS DE DESTAQUE NO SEU E-MAIL CADASTRE-SE NA NOSSA NEWSLETTER

Ao continuar com o cadastro, você concorda com nosso Termo de Privacidade e Consentimento e a Política de Privacidade.

0 comentário