Tempo: Áreas da Bahia têm acumulados de mais de 100 mm nos últimos dias e mais chuvas são previstas

Publicado em 12/11/2018 10:50 e atualizado em 13/11/2018 05:10
2357 exibições

Imagem de satélite de todo o Brasil nesta segunda-feira (12) - Fonte: Inmet
Imagem de satélite de todo o Brasil nesta segunda-feira (12) - Fonte: Inmet

Áreas do estado da Bahia, mais na divisa com Minas Gerais, registraram acumulados de mais de 100 milímetros nos últimos cinco dias, de acordo com dados do Inmet (Instituto Nacional de Meteorologia), mais precipitações são previstar para a região nesta segunda-feira (12).

Em quase todo o estado e localidades do Piauí, ambos da região do Matopiba, as chuvas durante o dia ficam entre 20 a 30 milímetros por hota ou até 50 mm/dia. Apesar da condição instável, é baixo risco de alagamentos e pequenos deslizamentos, em cidades com tais áreas de risco.

Veja o mapa das áreas com alerta de acumulado de chuva nesta 2ª feira:

Mapa das áreas com alerta de acumulado de chuva nesta 2ª feira - Fonte: Inmet
Fonte: Inmet

Aviso para as áreas: Sudoeste Piauiense, Chapada Diamantina, Nordeste Baiano, Norte Baiano, Sul Baiano, Oeste Baiano, Recôncavo Baiano, São Francisco Baiano, Sudoeste Baiano

Nos últimos dias, chuvas fortes atingiram áreas da Bahia e outras localidades do Matopiba. Com isso, de acordo com relato de produtores da região, os trabalhos de plantio da safra de verão foram impactados. Os produtores agora devem ficar atentos com a previsão para retomar os trabalhos.

Chuvas fortes são registradas em áreas da Bahia no final de semana - Foto: Reprodução/Redes sociais Chuvas fortes são registradas em áreas da Bahia no final de semana - Foto: Reprodução/Redes sociais Chuvas fortes são registradas em áreas da Bahia no final de semana - Foto: Reprodução/Redes sociaisChuvas fortes são registradas em áreas da Bahia no final de semana - Foto: Reprodução/Redes sociais

O modelo Cosmo do Inmet mostra que instabilidades deverão seguir sobre áreas produtoras da região do Matopiba pelo menos até o meio da semana. A Climatempo, no entanto, acredita que a condição não deve mais atrapalhar os trabalhos no campo, podendo acontecer então apenas problemas pontuais.

"No Matopiba, as chuvas que estarão ocorrendo neste começo de semana manterão os solos com níveis bastante satisfatórios de umidade, favorecendo tanto o avanço do plantio quanto o desenvolvimento das lavouras", noticia a empresa meteorológica. O Piauí deve ter pancadas isoladas.

Veja o mapa com a previsão de precipitação acumulada para até 72 horas (13/11 a 15/11) em todo o Brasil:

Mapa com a previsão de precipitação acumulada para até 72 horas (13/11 a 15/11) em todo o Brasil - Fonte: Inmet
Fonte: Inmet

Medições do Inmet mostram que cidades da Bahia tiveram altos acumulados nas últimas horas. Os cinco maiores volumes registrados ontem (11) em todo o país foram registrados em Águas Vermelhas (MG): 86,8 mm, São Felix do Araguaia (MT): 79,4 mm, Luiz Eduardo Magalhães (BA) 78,4 mm, Formoso do Rio Preto (BA): 74,4 mm e Caravelas (BA): 69,0 mm.

Tempo vira no Rio Grande do Sul

Áreas de instabilidade associadas a um sistema de baixa pressão têm provado chuvas fortes em áreas da Argentina e Uruguai. Nas próximas horas, segundo a Climatempo, essa condição avança sobre áreas do Brasil. Nas últimas horas, rajadas de vento foram registradas em áreas do interior gaúcho.

Nesta segunda-feira, o sol ainda predomina no estado. Mas já há condições para algumas pancadas de chuva apenas na fronteira com o Uruguai. "À tarde a chuva acontece de forma isolada, mas será no decorrer da noite que as nuvens carregadas atingem a fronteira de forma mais generalizada e, durante a madrugada de terça-feira (13), o risco de temporais é muito alto", diz a empresa meteorológica.

"Entre a terça e a quarta-feira (14), as áreas de instabilidade do sistema de baixa pressão se organizam como uma nova frente fria que avança sobre o Rio Grande do Sul provocando  o retorno da chuva em todo o estado", noticia. Há alto risco de temporais.

Ainda segundo o Inmet, nesta segunda-feira, há aviso de vendaval em áreas do Rio Grande do Sul.

Veja o mapa de precipitação acumulada nos últimos cinco dias em todo o Brasil:

Mapa de precipitação acumulada nos últimos cinco dias em todo o Brasil - Fonte: Inmet
Fonte: Inmet

Cultivar NA5909 RG no Sítio Pedrolo em Corbélia (PR). Envio Eng. AGR. Marcos Andre Simon
Cultivar NA5909 RG no Sítio Pedrolo em Corbélia (PR). Envio Eng. AGR. Marcos Andre Simon​

Soja com boa germinação em Ivaí (PR). Envio de Paulo Ângelo Blum
Soja com boa germinação em Ivaí (PR). Envio de Paulo Ângelo Blum

Desenvolvimento inicial da soja em Bom Sucesso do Sul (PR). Envio do Engenheiro Agrônomo Paulo Roberto Sartor.
Desenvolvimento inicial da soja em Bom Sucesso do Sul (PR). Envio do Engenheiro Agrônomo Paulo Roberto Sartor.​

Fazenda Mariotti em Oeste (BA). Envio de Leandro Gretti Barcelos.
Fazenda Mariotti em Oeste (BA). Envio de Leandro Gretti Barcelos.​

Colhendo aveia branca pra dar lugar a soja na lavoura de Walter Roman em Ibiaçá (RS)
Colhendo aveia branca pra dar lugar a soja na lavoura de Walter Roman em Ibiaçá (RS)​

Envie sua foto ou vídeo! Fale com a gente pelo WhatsApp (19) 99767-0241

» Clique e veja mais informações na página de Clima e acompanhe cinco satélites em tempo real

Por: Jhonatas Simião
Fonte: Notícias Agrícolas

Nenhum comentário