Tempo: No Pará, BR-163 terá chuvas até dia 10 de março; Centro-Norte seguirá com instabilidades

Publicado em 01/03/2019 11:10

Imagem de satélite de todo o Brasil nesta sexta-feira (1º) - Fonte: Inmet
Imagem de satélite de todo o Brasil nesta sexta-feira (1º) - Fonte: Inmet

LOGO nalogo

As chuvas seguem sobre a maior parte do Brasil nos próximos dias, segundo o modelo Cosmo do Inmet (Instituto Nacional de Meteorologia). No trecho da BR-163, em Novo Progresso (PA), a previsão é de que precipitações sigam e o tempo fique mais firme apenas a partir do dia 10 de março.

Mais de três mil carretas estão atoladas em um trecho da rodovia federal, de aproximadamente 400 km, entre as cidades de Novo Progresso (PA) e Moraes Almeida (PA). Já são quase cinco dias de chuvas ininterruptas, com acumulados no período que já superam os 100 mm.

Caminhões parados em Novo Progresso/PA - Foto: Reprodução/Redes sociais Caminhões parados em Novo Progresso/PA - Foto: Reprodução/Redes sociais Caminhões parados em Novo Progresso/PA - Foto: Reprodução/Redes sociaisCaminhões parados em Novo Progresso/PA - Foto: Reprodução/Redes sociais Caminhões parados em Novo Progresso/PA - Foto: Reprodução/Redes sociais Caminhões parados em Novo Progresso/PA - Foto: Reprodução/Redes sociais

"Não há quem consiga tirar aquelas carretas de lá", disse em entrevista ao Notícias Agrícolas Braitner Vidovix, Secretário de Governo da Prefeitura Municipal de Novo Progresso. O trânsito comprometido na região afeta o escoamento para o Porto de Miritituba.

Veja mais:
» Mais de 3 mil carretas atoladas na BR-163 no PA não há o que fazer até o dia 15

Veja o mapa com a previsão de precipitação acumulada para até 174 horas (02/03 a 08/03) em todo o Brasil:

Mapa com a previsão de precipitação acumulada para até 174 horas (02/03 a 08/03) em todo o Brasil - Fonte: Inmet
Fonte: Inmet

Veja o mapa das áreas com precipitação acumulada nos últimos 3 dias:

Mapa das áreas com precipitação acumulada nos últimos 3 dias - Fonte: Inmet
Fonte: Inmet

Segundo previsão estendida da Climatempo para os próximos 10 dias, a tendência é de que as chuvas sigam na cidade de Novo Progresso pelo menos até o próximo final de semana. As chuvas mais volumosas ocorrem agora e ao longo dos dias vão diminuindo.

Somente nesta sexta-feira, são esperados 29 milímetros, com máximas de 26°C e mínimas de 19°C. A empresa meteorológica relata que o dia deve ser chuvoso pela manhã, mas há momentos de aberturas de sol à tarde e pancadas de chuva que vão até a noite.

Previsão do tempo para os próximos 9 dias em Novo Progresso (PA) - Fonte: Climatempo 
Previsão do tempo para os próximos 9 dias em Novo Progresso (PA) - Fonte: Climatempo
Previsão do tempo para os próximos 9 dias em Novo Progresso (PA) - Fonte: Climatempo

As chuvas têm sido constantes sobre a faixa Centro-Norte do Brasil. A umidade favoreceu bastante o desenvolvimento das lavouras de soja e milho do Brasil central, além do café e cana no Sudeste. As chuvas devem seguir pelo menos até a primeira quinzena de março.

Veja o mapa com a precipitação acumulada nos próximos 7 dias no Brasil:

Mapa com a precipitação acumulada nos próximos 7 dias no Brasil -  Fonte: Inmet
Fonte: Inmet

Segundo o modelo Cosmo do Inmet, áreas centrais do Brasil terão chuvas de até 150 milímetros acumulados nos próximos 7 dias. Estados produtores de grãos como Mato Grosso, Mato Grosso do Sul e Goiás terão altos volumes. As precipitações seguirão sobre essa faixa por um bom tempo.

"A tendência é de que a chuva em áreas centrais do Brasil se estenda até a primeira quinzena de março. Elas podem até ser fortes em algumas áreas, mas para a agricultura não são esperados danos. A preocupação é para o Rio de Janeiro e São Paulo", disse Mamedes Luiz Melo, meteorologista do Inmet.

Imagens enviadas por produtores apontam problemas com as chuvas dos últimos dias na reta final da colheita. A consultoria ARC Mercosul (AgResource), no entanto, não vê impactos generalizados. A atenção também está focada com a safrinha de milho.

Veja o mapa com a previsão de chuvas acumuladas do modelo GFS para os próximos 5 dias:

Mapa com a previsão de chuvas acumuladas do modelo GFS para os próximos 5 dias - Fonte: ARC Mercosul (AgResource)
Fonte: ARC Mercosul (AgResource)

"Os próximos 5 dias não trazem nenhuma preocupação generalizada para a reta final da colheita de soja brasileira, nem para o plantio do milho de segunda safra. Entretanto, índices pluviométricos acima dos 20mm são necessários sobre o Paraná para que a saúde vegetal seja mantida", disse a ARC Mercosul.

De acordo com alertas do Inmet, esta sexta-feira será mais um dia de chuvas intensas e atenção em localidades do Centro-Oeste e Sudeste. Há aviso de chuvas intensas sobre áreas do Mato Grosso Sul e altos acumulados de chuva sobre quase todo o estado de São Paulo.

Veja o mapa das áreas com alerta nesta 6ª feira:

Mapa das áreas com alerta nesta 6ª feira - Fonte: Inmet
Fonte: Inmet

Previsão estendida de chuva para todo o Brasil

De acordo com o mapa de previsão estendida do centro de previsão da Administração Oceânica e Atmosférica Nacional (NOAA, na sigla em inglês), no período de 29 de fevereiro até 09 de março, chuvas volumosas se concentram sobre a maior parte do país. Áreas do Sul, Sudeste e Nordeste têm menos precipitações.

De 09 de março até 17 de março, as precipitações aumentam ainda mais e seguem concentradas sobre a maior parte do Centro-Norte do país. Localidades do Nordeste, incluindo Matopiba (Maranhão, Tocantins, Piauí e Bahia), além de áreas do Sul do país seguirão com tempo mais firme e poucos acumulados.

Veja o mapa com a tendência de precipitação acumulada para o período de 1 de março até 17 de março:

Mapa com a tendência de precipitação acumulada para o período de 1 de março até 17 de março - Fonte: National Centers for Environmental Prediction/NOAA
Fonte: National Centers for Environmental Prediction/NOAA

» Clique e veja mais informações a página de Clima e acompanhe cinco satélites em tempo real

 
Já segue nosso Canal oficial no WhatsApp? Clique Aqui para receber em primeira mão as principais notícias do agronegócio
Por:
Jhonatas Simião
Fonte:
Notícias Agrícolas

RECEBA NOSSAS NOTÍCIAS DE DESTAQUE NO SEU E-MAIL CADASTRE-SE NA NOSSA NEWSLETTER

Ao continuar com o cadastro, você concorda com nosso Termo de Privacidade e Consentimento e a Política de Privacidade.

0 comentário