Tempo: Alerta de tempestades no RS com acumulados de até 100 mm/dia e granizo; também chove no PR e SC

Publicado em 12/03/2019 11:34

Imagem de satélite de todo o Brasil nesta terça-feira (12) - Fonte: Inmet
Imagem de satélite de todo o Brasil nesta terça-feira (12) - Fonte: Inmet

LOGO nalogo

Durou pouco tempo a trégua das chuvas no Sul do Brasil. Um sistema de baixa pressão atmosférica está presente sobre a região com potencial de provocar tempestades e chuvas intensas. A condição pode impactar a finalização da colheita.

"O centro da baixa pressão vai atuar sobre o interior do Rio Grande do Sul, que pode esperar por chuva volumosa e temporais", disse a Climatempo. Além do estado gaúcho, precipitações também são esperadas em áreas de Santa Catarina e Paraná.

Veja o mapa com a previsão de precipitação acumulada para até 174 horas (13/03 a 19/03) em todo o Brasil:

Mapa com a previsão de precipitação acumulada para até 174 horas (13/03 a 19/03) em todo o Brasil - Fonte: Inmet
Fonte: Inmet

O Inmet (Instituto Nacional de Meteorologia) alerta para tempestades na maior parte do Rio Grande do Sul nesta terça-feira (12). A chuva fica entre 30 e 60 milímetros por hora ou 50 e 100 mm/dia, ventos intensos (60-100 Km/h), e queda de granizo.

Ainda segundo o instituto meteorológico, o aviso de tempestades para o Rio Grande do Sul nesta terça-feira é de perigo. "Risco de corte de energia elétrica, estragos em plantações, queda de árvores e de alagamentos", ressaltou o Inmet.

Veja o mapa com alerta de tempestade nesta 3ª:

Mapa com alerta de tempestade nesta 3ª - Fonte: Inmet
Fonte: Inmet

Aviso para as áreas: Campanha, Encosta Do Sudeste, Serra Do Sudeste, Depressão Central, Encosta Inferior Do Nordeste, Planalto Médio, Missões, Litoral Gaúcho

No Paraná e Santa Catarina, as chuvas devem acontecer, mas serão fracas. "Chuva entre 20 e 30 mm/h ou até 50 mm/dia, ventos intensos (40-60 Km/h). Baixo risco de corte de energia elétrica, queda de galhos de árvores, alagamentos e de descargas elétricas", alerta o Inmet.

Veja o mapa com alerta de chuvas intensas nesta 3ª:

Mapa com alerta de chuvas intensas nesta 3ª - Fonte: Inmet
Fonte: Inmet

Aviso para as áreas: Oeste Catarinense, Planalto Sul Catarinense, Litoral Sul Catarinense, Depressão Central, Encosta Inferior Do Nordeste, Encosta Superior Do Nordeste, Campos De Cima Da Serra, Planalto Médio, Missões, Alto Uruguai, Central Paranaense, Norte Paranaense, Oeste Paranaense, Sudoeste Paranaense, Sul Paranaense, Litoral Gaúcho, Meio-Oeste Catarinense

Segundo a Climatempo, o sistema de baixa pressão presente no Sul deve se deslocar já nesta quarta-feira (13) em direção ao mar e dará origem a uma frente fria. "Os períodos de sol serão maiores e a chuva começa a diminuir sobre a Região Sul na quinta-feira (14)".

Veja o mapa com a precipitação acumulada nos últimos 3 dias no Brasil:

Mapa com a precipitação acumulada nos últimos 3 dias no Brasil - Fonte: Inmet
Fonte: Inmet

Nos últimos três dias, segundo o mapa do Inmet, chuvas foram registradas sobre a maior parte do país. Na segunda-feira (11), os três maiores acumulados foram em Angra dos Reis (RJ): 134,4 mm, São Sebastião (SP): 97,0 mm e São Paulo (SP): 88,6 mm.

Apesar das chuvas mais fortes ocorrerem nesta terça-feira sobre a região Sul, instabilidades também estão presentes sobre diversos outros pontos do país, segundo mostram imagens de satélite. As precipitações, se ocorrerem, no entanto, serão isoladas.

Segundo Naiane Araújo, meteorologista do Inmet, o mês de março tende a ser um período chuvoso na maior parte do país. E já nesses primeiros dias do mês, boas precipitações foram registradas, dando continuidade à umidade em fevereiro após cenário adverso em janeiro.

"Tudo indica que até o final do mês teremos boas chuvas por todo o país. Então, março vai ficar dentro da média na maioria das localidades ou até um pouco acima", disse a meteorologista em entrevista ao Notícias Agrícolas.

Veja mais:
» Semana começa com chuvas em potencial de atrapalhar finalização da colheita no BR central, diz Inmet

Previsão estendida de chuvas para o Brasil

De acordo com o mapa de previsão estendida do centro de previsão da Administração Oceânica e Atmosférica Nacional (NOAA, na sigla em inglês), no período de 12 até 20 de março, as chuvas caem sobre a maior parte do Brasil, com exceção de algumas áreas do Nordeste e sertão nordestino.

De 20 de março até 28 de março, as precipitações se concentram sobre áreas do Centro-Norte do Brasil, mas também ocorrem em alguns pontos do Sudeste. Áreas da região Sul, Centro-Oeste e Nordeste terão uma condição mais seca no período. Esse mapa de tendência pode sofrer mudanças.

Veja o mapa com a tendência de precipitação acumulada para o período de 12 de março até 28 de março:

Mapa com a tendência de precipitação acumulada para o período de 12 de março até 28 de março - Fonte: National Centers for Environmental Prediction/NOAA
Fonte: National Centers for Environmental Prediction/NOAA

» Clique e veja mais informações a página de Clima e acompanhe cinco satélites em tempo real

Já segue nosso Canal oficial no WhatsApp? Clique Aqui para receber em primeira mão as principais notícias do agronegócio
Por:
Jhonatas Simião
Fonte:
Notícias Agrícolas

RECEBA NOSSAS NOTÍCIAS DE DESTAQUE NO SEU E-MAIL CADASTRE-SE NA NOSSA NEWSLETTER

Ao continuar com o cadastro, você concorda com nosso Termo de Privacidade e Consentimento e a Política de Privacidade.

0 comentário