Tempo: Frente fria avança e muda condição na BA e PI com alerta de chuvas intensas nesta 5ª

Publicado em 21/03/2019 11:17

​Imagem de satélite de todo o Brasil nesta quinta-feira (21) - Fonte: Inmet

Imagem de satélite de todo o Brasil nesta quinta-feira (21) - Fonte: Inmet

O tempo mudou nas últimas horas em áreas que abrangem a região produtora do Matopiba (Maranhão, Tocantins, Piauí e Bahia). Essas duas últimas inclusive com alerta de perigo potencial com chuvas intensas no decorrer desta quinta-feira (21).

Os mapas do tempo nos últimos dias apontavam que a condição mais seca em áreas do estado da Bahia poderia perdurar pelo menos até o final de março. No entanto, uma frente fria avançou sobre o litoral baiano e mudou a circulação dos eventos.

"Nesta quinta-feira, quase todo o estado da Bahia tem céu carregado de nuvens com previsão de chuva de moderada a forte intensidade acompanhada de raios a qualquer hora do dia", destacou a Climatempo. Apenas áreas do Norte podem ter um dia mais firme.

Veja o mapa com a previsão de precipitação acumulada para até 72 horas (22/03 a 24/03) em todo o Brasil:

Mapa com a previsão de precipitação acumulada para até 72 horas (22/03 a 24/03) em todo o Brasil - Fonte: Inmet
Fonte: Inmet

Diante do avanço da frente fria e após dias de condição bastante delicada na Bahia, com vários dais sem chuvas, o Inmet (Instituto Nacional de Meteorologia) emitiu alerta de chuvas intensas nesta quinta-feira para áreas da Bahia e Piauí.

"Chuva entre 20 e 30 mm/h ou até 50 mm/dia, ventos intensos (40-60 Km/h). Baixo risco de corte de energia elétrica, queda de galhos de árvores, alagamentos e de descargas elétricas", destacou o instituto meteorológico brasileiro.

Veja o mapa das áreas com alerta de chuvas intensas nesta 5ª:

Mapa das áreas com alerta de chuvas intensas nesta 5ª - Fonte: Inmet
Fonte: Inmet

Aviso para as áreas: Sudeste Piauiense, Sudoeste Piauiense, Chapada Diamantina, Norte Baiano, Sul Baiano, Oeste Baiano, São Francisco Baiano, Sudoeste Baiano

Além da Bahia, a frente fria deve contribuir para mudar o tempo em outros estados da região, incluindo o Matopiba. A chuva aumenta em áreas de Sergipe, Alagoas, Maranhão e Piauí. Segundo meteorologistas da Climatempo, o sol brilha forte e chove rápido em João Pessoa e Recife.

Ainda de acordo com a empresa meteorológica, nas demais áreas do Nordeste, o sol aparece e as nuvens aumentam por causa do forte aquecimento e da disponibilidade de umidade. A partir da tarde desta quinta, pancadas e chuva de até forte intensidade podem ocorrer no agreste e sertão.

Nos últimos dias, uma condição mais firme era vista em áreas da região Nordeste. Cenário que deve mudar a partir de hoje. Ontem (20), os três maiores acumulados no país foram registrados em Porto de Moz (PA): 149,3 mm, Bragança (PA): 102,8 mm e Porto Nacional (TO): 92,8 mm.

Veja o mapa das áreas com precipitação acumulada nos últimos 3 dias:

Mapa das áreas com precipitação acumulada nos últimos 3 dias -  Fonte: Inmet
Fonte: Inmet

Ainda nesta quinta-feira, de acordo com o Inmet, também há alerta de chuva intensa em áreas de Minas Gerais. Produtores de Perdizes (MG), inclusive, apontam que a colheita da soja era para estar praticamente finalizada na região, mas está em 40% a 50% por conta das precipitações.

Temperaturas seguem em declínio no Sul

O Inmet alerta para declínio de temperatura em toda a região Sul até esta sexta-feira (22), "Leve risco à saúde. Declínio entre 3ºC e 5ºC", destacou.

"Embora muito pontuais e de forma fraca, pode haver essa ocorrência [geada] nos pontos mais altos, na Serra Catarinense e na Serra Nordeste do Rio Grande do Sul", disse Naiane Araújo, meteorologista do Inmet, em entrevista ao Notícias Agrícolas.

Veja o mapa das áreas com alerta de declínio de temperatura:

Mapa das áreas com declínio de temperatura a partir de 4ª - Fonte: Inmet
Fonte: Inmet

Aviso para as áreas: Planalto Norte Catarinense, Campanha, Metropolitana De Curitiba, Oeste Catarinense, Vale Do Itajai, Grande Florianópolis, Planalto Sul Catarinense, Litoral Sul Catarinense, Encosta Do Sudeste, Serra Do Sudeste, Depressão Central, Encosta Inferior Do Nordeste, Encosta Superior Do Nordeste, Campos De Cima Da Serra, Planalto Médio, Missões, Alto Uruguai, Central Paranaense, Litoral Paranaense, Norte Paranaense, Oeste Paranaense, Sudoeste Paranaense, Sul Paranaense, Litoral Gaúcho, Meio-Oeste Catarinense, Litoral Norte Catarinense

Previsão estendida de chuvas para o Brasil

De acordo com o mapa de previsão estendida do centro de previsão da Administração Oceânica e Atmosférica Nacional (NOAA, na sigla em inglês), no período de 21 até 29 de março, as chuvas mais volumosas caem sobre áreas da faixa Centro-Norte do país, incluindo áreas do Matopiba.

De 29 de março até 06 de abril, as precipitações ainda se concentram sobre áreas do Centro-Norte do Brasil, mas áreas do Nordeste, Centro-Oeste, Sudeste e Sul, com exceção de pontos isolados do Rio Grande do Sul, tem uma condição mais seca.

Veja o mapa com a tendência de precipitação acumulada para o período de 21 de março até 29 de abril:

Mapa com a tendência de precipitação acumulada para o período de 21 de março até 29 de abril - Fonte: National Centers for Environmental Prediction/NOAA
Fonte: National Centers for Environmental Prediction/NOAA

» Clique e veja mais informações a página de Clima e acompanhe cinco satélites em tempo real

Já segue nosso Canal oficial no WhatsApp? Clique Aqui para receber em primeira mão as principais notícias do agronegócio
Por:
Jhonatas Simião
Fonte:
Notícias Agrícolas

RECEBA NOSSAS NOTÍCIAS DE DESTAQUE NO SEU E-MAIL CADASTRE-SE NA NOSSA NEWSLETTER

Ao continuar com o cadastro, você concorda com nosso Termo de Privacidade e Consentimento e a Política de Privacidade.

0 comentário