Tempo: Semana termina com retorno de chuvas volumosas ao Matopiba e alerta para BA, PI CE, PB, PE e RN

Publicado em 12/04/2019 11:28 e atualizado em 13/04/2019 06:30
1343 exibições

Imagem de satélite de todo o Brasil nesta sexta-feira (12) - Fonte: Inmet
Imagem de satélite de todo o Brasil nesta sexta-feira (12) - Fonte: Inmet

As chuvas nos últimos dias ainda seguirão concentradas sobre a faixa Centro-Norte do país. Maiores volumes voltarão a ser vistos no final desta semana sobre áreas da região produtora do Matopiba (Maranhão, Tocantins, Piauí e Bahia), inclusive com alertas em alguns estados.

O Inmet (Instituto Nacional de Meteorologia) reportou que a partir da manhã desta sexta-feira acumulados de chuva podem ser registrados em áreas da Bahia, Ceará, Paraíba, Pernambuco, Piauí e Rio Grande do Norte. O aviso é de perigo potencial e vale para até sábado (13).

"Chuva entre 20 a 30 mm/h ou até 50 mm/dia. Baixo risco de alagamentos e pequenos deslizamentos, em cidades com tais áreas de risco", alertou o instituto meteorológico brasileiro.

Veja o mapa das áreas com alerta de acumulado de chuva:

Mapa das áreas com alerta de acumulado de chuva - Fonte: Inmet
Fonte: Inmet

Aviso para as áreas: Sul E Cariri Cearense, Sudeste Piauiense, Centro-Norte Piauiense, Sudoeste Piauiense, Norte Piauiense, Norte Cearense, Noroeste Cearense, Centrossul Cearense, Metropolitana De Fortaleza, Central Potiguar, Oeste Potiguar, Leste Potiguar, Agreste Potiguar, Agreste E Brejo Paraibano, Metropolitana De Recife, Sao Francisco Pernambucano, Agreste Pernambucano, Mata Pernambucana, Chapada Diamantina, Nordeste Baiano, Norte Baiano, Sul Baiano, Oeste Baiano, Recôncavo Baiano, Sertão Cearense, Jaguaribe Cearense, Litoral E Mata Paraibano, Sertão De Pajeú E Do Araripe Pernambucano, São Francisco Baiano, Sudoeste Baiano

O modelo Cosmo do Inmet prevê que nos próximos dias as chuvas ainda seguirão concentradas sobre a maior parte do Centro-Norte. No entanto, a partir do início da semana que vem áreas do Centro-Sul do país voltarão a receber precipitações, com destaque para altos acumulados em São Paulo.

Veja o mapa com a previsão de precipitação acumulada para até 72 horas (13/04 a 15/04) em todo o Brasil:

Mapa com a previsão de precipitação acumulada para até 72 horas (13/04 a 16/04) em todo o Brasil - Fonte: Inmet
Fonte: Inmet

Em entrevista ao Notícias Agrícolas no início desta semana, Morgana Almeida, chefe do Centro de Análise e Previsão do Tempo do Inmet, havia alertado sobre a previsão de chuvas mais volumosas sobre áreas da região produtora do Matopiba com o deslocamento de uma frente fria que estava no Sudeste.

A colheita da soja da safra 2019/20 em áreas da região produtora do Matopiba está caminhando para a finalização. No entanto, as precipitações dos últimos dias estão atrapalhando os trabalhos. As chuvas, no entanto, estão beneficiando o desenvolvimento da safrinha.

Até o momento, 95% da área de soja em Tocantins já foi colhida e, segundo o presidente da Aprosoja TO, Maurício Buffon, alguns produtores já contabilizaram perdas devido às precipitações acima da média histórica, mas o problema não chega a afetar os números estaduais devido à colheita já estar no final.

Veja mais:
» Com apenas 5% restando para colheita, Tocantins apresenta 10% de queda na produtividade da soja

O mapa de precipitação acumulada do Inmet dos últimos três dias aponta que os maiores volumes no país ocorreram em áreas do Norte, pontos do Nordeste e centrais do país. Os três maiores acumulados em todo o país nesta quinta-feira (11) ocorreram em áreas de Itapipoca (CE): 129,6 mm, Itapetinga (BA): 123,4 mm e Cuiabá (MT): 106,4 mm.

Veja o mapa das áreas com precipitação acumulada nos últimos 3 dias:

Mapa das áreas com precipitação acumulada nos últimos 3 dias - Fonte: Inmet
Fonte: Inmet

De acordo com o mapa de chuvas do Inmet para os próximos sete dias, altos volumes devem seguir sobre áreas do Norte e Nordeste do país, incluindo pontos do Matopiba, que receberão acumulados de mais de 100 mm. Por outro lado, áreas do Centro-Sul terão condição de chuva bastante isolada e pouco generaliza.

Veja o mapa de precipitação acumulada dos próximos 7 dias no Brasil:

Mapa de precipitação acumulada dos próximos 7 dias no Brasil - Fonte: Inmet
Fonte: Inmet

Previsão estendida de chuvas para o Brasil

De acordo com o mapa de previsão estendida do centro de previsão da Administração Oceânica e Atmosférica Nacional (NOAA, na sigla em inglês), no período de 12 até 20 de abril, as chuvas mais volumosas caem sobre áreas da faixa Centro-Norte do país.

De 20 até 28 de abril, as precipitações passam a se concentrar sore áreas mais ao extremo Norte das regiões Norte e Nordeste. Na maior parte do país, o registro no período deve ser de chuvas pouco volumosas.

Veja o mapa com a tendência de precipitação acumulada para o período de 12 de abril até 28 de abril:

Mapa com a tendência de precipitação acumulada para o período de 12 de abril até 28 de abril: - Fonte: National Centers for Environmental Prediction/NOAAMapa com a tendência de precipitação acumulada para o período de 12 de abril até 28 de abril: - Fonte: National Centers for Environmental Prediction/NOAA
Fonte: National Centers for Environmental Prediction/NOAA

» Clique e veja mais informações a página de Clima e acompanhe cinco satélites em tempo real

Por: Jhonatas Simião
Fonte: Notícias Agrícolas

Nenhum comentário