Tempo: Calor e umidade favorecem chuvas em MT, DF e GO, mas nebulosidades já impactam crescimento do milho

Publicado em 18/04/2019 11:14

Imagem de satélite de todo o Brasil nesta quinta-feira (18) - Fonte: Inmet
Imagem de satélite de todo o Brasil nesta quinta-feira (18) - Fonte: Inmet

LOGO nalogo

Grandes instabilidades seguem sobre localidades do Centro-Norte do país, principalmente em estados produtores de grãos do Centro-Oeste, enquanto uma condição mais seca retorna ao Sul. A Climatempo, inclusive, prevê chuvas nos próximos dias em Mato Grosso, Distrito Federal e Goiás e produtores estão em atenção com a safrinha.

"Todo o estado de Mato Grosso, Goiás, Distrito Federal e no norte de Mato Grosso do Sul vão ter um dia de sol e calor. A partir da tarde e a noite as condições são favoráveis para o risco de chuva isolada de moderada a forte intensidade com raios e rajadas de vento", informa a empresa meteorológica.

Segundo a Climatempo, as chuvas na região Centro-Oeste do Brasil não ocorrem por conta de um sistema meteorológico específico, mas sim por conta do tempo quente e úmido que acaba favorecendo o aumento das nuvens carregadas nos próximos dias. Algumas áreas do Centro-Oeste ainda podem ter muito sol ao longo do dia.

Veja o mapa com a previsão de precipitação acumulada para até 93 horas (19/04 a 21/04) em todo o Brasil:

Mapa com a previsão de precipitação acumulada para até 93 horas (19/04 a 21/04) em todo o Brasil - Fonte: Inmet
Fonte: Inmet

Veja o mapa com a previsão de precipitação do GFS para os próximos 3 dias no Brasil:

Mapa com a previsão de precipitação do GFS para os próximos 3 dias no Brasil - Fonte: COLA Mapa com a previsão de precipitação do GFS para os próximos 3 dias no Brasil - Fonte: COLA Mapa com a previsão de precipitação do GFS para os próximos 3 dias no Brasil - Fonte: COLA
Fonte: COLA

"No sul e leste de Mato Grosso do Sul, inclusive na capital Campo Grande e em Ponta Porã, não há expectativa de chuva. O sol brilha forte no decorrer do dia e o tempo fica firme. Porém, o que irá chamar a atenção, nestas localidades é o nevoeiro nas primeiras horas da manhã", destacou a Climatempo.

As chuvas já têm sido registradas nos últimos dias em áreas produtoras do Centro-Oeste e, no geral, favorecem o desenvolvimento da safrinha de milho. Segundo José Roberto Brucceli, diretor do Sindicato Rural de Rio Verde - GO, as preocupações são pontuais com o crescimento de espigas com o tempo nublado.

A atual safrinha de milho na região de Rio Verde (GO) registrou o maior índice de plantio dentro da janela ideal dos últimos anos. Essa marca ajuda a elevar as expectativas para boas produtividades, que são esperadas na casa das 100 sacas por hectare. A colheita deve se iniciar em 15 junho.

Veja mais:
» Tempo nublado impede algumas espigas de crescerem, mas expectativa segue boa para safrinha em Rio Verde/GO

Nas últimas 24 horas, as chuvas mais volumosas ficaram em pontos concentrados da região Centro-Oeste. Os cinco maiores acumulados em todo o país ontem (17) foram em Tracuateuá (PA): 67,0 mm, Sete Lagoas (MG): 61,6 mm, Guaratinga (BA): 61,2 mm, Costa Rica (MS): 56,6 mm e Tefe (AM): 53,0 mm.

Veja o mapa das áreas com precipitação acumulada nas últimas 24 horas:

Mapa das áreas com precipitação acumulada nas últimas 24 horas -  Fonte: Inmet
Fonte: Inmet

Na sexta-feira (19), as condições meteorológicas não devem mudar na região Centro-Oeste. "No sábado (20), toda a Região Centro-Oeste terá sol, calor aumento de nuvens e pancadas de chuva à tarde e à noite que pode vir acompanhadas de raios e descargas elétricas atmosféricas", prevê a empresa meteorológica.

Já no domingo (21), um sistema de baixa pressão no Paraguai vai favorecer a formação de áreas de instabilidade no Sul e Oeste de Mato Grosso do Sul. Ainda segundo a Climatempo, o tempo fica bastante instável e há risco de chuva forte em áreas das cidades de Ponta Porã e Corumbá.

As chuvas em áreas centrais do país ainda não devem ter trégua nos próximos dias. Uma frente fria avança no início da próxima semana sobre o Sul do Brasil levando instabilidades para quase toda a faixa Centro-Sul, de acordo com o modelo Cosmo do Inmet (Instituto Nacional de Meteorologia).

De acordo com o modelo Cosmo do Inmet, na previsão das chuvas acumuladas para os próximos sete dias, as chuvas na região Sul do país no período ficaram de leves a moderadas e devem atingir os três estados. Partes das regiões Norte e Nordeste seguirão registrando altos acumulados.

Veja o mapa de precipitação acumulada dos próximos 7 dias no Brasil:

Mapa de precipitação acumulada dos próximos 7 dias no Brasil - Fonte: Inmet
Fonte: Inmet

Nesta quinta-feira, segundo o Inmet, há alerta de perigo com ventos costeiros sobre áreas dos três estados da região Sul.

Previsão estendida de chuvas para o Brasil

De acordo com o mapa de previsão estendida do centro de previsão da Administração Oceânica e Atmosférica Nacional (NOAA, na sigla em inglês), no período de 18 até 26 de abril, as chuvas mais volumosas caem sobre áreas da faixa Centro-Norte do país, mas voltam para outras áreas, incluindo o Sul, em menores volumes.

De 26 de abril até 04 de maio, as precipitações voltam a se concentrar sobre áreas mais ao extremo Norte das regiões Norte e Nordeste. Por outro lado, na maior parte do país, a previsão é de baixos volumes e uma condição bastante irregular, com pontos praticamente sem chuvas e outros mais secos.

Veja o mapa com a tendência de precipitação acumulada para o período de 18 de abril até 04 de maio:

Mapa com a tendência de precipitação acumulada para o período de 18 de abril até 04 de maio - Fonte: National Centers for Environmental Prediction/NOAA
Fonte: National Centers for Environmental Prediction/NOAA

Final de tarde na fazenda Bilk em Novo Progresso (PA). Envio de Khetlin Bilk.
Final de tarde na fazenda Bilk em Novo Progresso (PA). Envio de Khetlin Bilk.

Colheita de soja em São Borja (RS). Envio de Geovane Ziegler
Colheita de soja em São Borja (RS). Envio de Geovane Ziegler

Soja em São Borja (RS). Envio de Geovane Ziegler
Soja em São Borja (RS). Envio de Geovane Ziegler

Milho em Carmo do Paranaíba (MG). Envio de Marcos Castro
Milho em Carmo do Paranaíba (MG). Envio de Marcos Castro

Grãos de arroz e feijão em Itaiópolis (SC). Envio de Paulo Marcelo
Grãos de arroz e feijão em Itaiópolis (SC). Envio de Paulo Marcelo

Plantio de morangos em Itaiópolis (SC). Envio de Paulo Marcelo
Plantio de morangos em Itaiópolis (SC). Envio de Paulo Marcelo

Envie sua foto ou vídeo! Fale com a gente pelo WhatsApp (19) 99767-0241

» Clique e veja mais informações a página de Clima e acompanhe cinco satélites em tempo real

Já segue nosso Canal oficial no WhatsApp? Clique Aqui para receber em primeira mão as principais notícias do agronegócio
Por:
Jhonatas Simião
Fonte:
Notícias Agrícolas

RECEBA NOSSAS NOTÍCIAS DE DESTAQUE NO SEU E-MAIL CADASTRE-SE NA NOSSA NEWSLETTER

Ao continuar com o cadastro, você concorda com nosso Termo de Privacidade e Consentimento e a Política de Privacidade.

0 comentário