Tempo firme dura pouco e chuvas fortes retornam ao Sul já nesta 4ª; massa de ar polar derruba temperaturas

Publicado em 07/05/2019 11:11

Imagem de satélite de todo o Brasil nesta terça-feira (07) - Fonte: Inmet
Imagem de satélite de todo o Brasil nesta terça-feira (07) - Fonte: Inmet

LOGO nalogo

A frente fria que causou chuva forte sobre o Rio Grande do Sul e Santa Catarina nos últimos dias se afastou da região Sul, mas ainda favorece precipitações sobre áreas do Sudeste e Centro-Oeste, inclusive com alerta nesta terça-feira (07). Mas o tempo firme dura pouco tempo no Sul porque já na quarta-feira (08) as chuvas fortes podem voltar.

O Inmet (Instituto Nacional de Meteorologia) alerta para o perigo potencial com chuvas intensas em áreas de Mato Grosso do Sul e São Paulo nesta terça. "Chuva entre 20 e 30 mm/h ou até 50 mm/dia, ventos intensos (40-60 Km/h). Baixo risco de corte de energia elétrica, queda de galhos de árvores, alagamentos e de descargas elétricas", avisa.

Veja o mapa das áreas com alerta de chuvas intensas nesta 3ª feira:

Mapa das áreas com alerta de chuvas intensas nesta 3ª feira - Fonte: Inmet
Fonte: Inmet

Aviso para as áreas: Leste Sul-Mato-Grossense, Bauru/Araraquara/Piracicaba, Itapetininga, Sorocaba/Brangança Paulista, Metropolitana De Sao Paulo, Litoral Sul/Baixada Santista/Vale Do Ribeira, Presidente Prudente/Marília/Assis, Sul E Sudoeste Sul-Mato-Grossense, Pantanal Sul-Mato-Grossense, Centro Norte Sul-Mato-Grossense

Após passagem da frente fria sobre a região Sul do Brasil, que causou chuva fortes em algumas cidades, uma massa de ar polar deve derrubar as temperaturas sobre a maior parte da região, segundo a Climatempo. A queda nas temperaturas já começa a ser sentida também sobre áreas do Sudeste do Brasil, conforme mostra o modelo Cosmo.

Na região do Brasil Sul, nesta terça-feira, as mínimas chegam a até 9°C, segundo o Inmet. As temperaturas mais baixas no decorrer dos próximos dias, segundo o modelo Cosmo, ocorrem sobre áreas do extremo Sul do Rio Grande do Sul, Centro-Leste de Santa Catarina e Paraná, além de pontos no Sul de São Paulo e Minas Gerais.

Veja o mapa com a previsão de temperatura mínima no Brasil nesta quarta-feira (08):

Mapa com a previsão de temperatura mínima no Brasil nesta quarta-feira (08) - Fonte: Inmet
Fonte: Inmet

O tempo firme deve durar pouco tempo sobre a região Sul do Brasil. Modelos meteorológicos mostram que já a partir desta quarta-feira (08) instabilidades devem retornar, com possibilidade de chuva forte sobre o Rio Grande do Sul, estado que enfrentou condição adversa nos últimos dias com altos volumes e granizo.

Assim como o modelo Cosmo, o GFS também aponta o retorno das chuvas fortes sobre a região Sul do Brasil nos próximos dias, começando pelo estado do Rio Grande do Sul, onde estão previstos os maiores volumes. Nos próximos dias, o modelo estrangeiro também aponta a persistência das chuvas sobre áreas do Norte do país.

Veja o mapa com a previsão de precipitação acumulada para até 93 horas (08/05 a 10/05) em todo o Brasil:

Mapa com a previsão de precipitação acumulada para até 93 horas (08/05 a 10/05) em todo o Brasil - Fonte: Inmet
Fonte: Inmet

Veja o mapa com a previsão de precipitação acumulada do GFS para os próximos 3 dias em todo o Brasil:

Mapa com a previsão de precipitação acumulada do GFS para os próximos 3 dias em todo o Brasil - Fonte: COLA Mapa com a previsão de precipitação acumulada do GFS para os próximos 3 dias em todo o Brasil - Fonte: COLA Mapa com a previsão de precipitação acumulada do GFS para os próximos 3 dias em todo o Brasil - Fonte: COLA
Fonte: COLA

No domingo (05), as cidades de Lajeado (RS), Campo Bom (RS) e Sapiranga (RS) foram as mais atingidas com as chuvas no estado gaúcho. De acordo com informações da Defesa Civil da cidade de Sapiranga (RS), ao menos 100 casas foram danificadas com as fortes precipitações, mas também houve queda de árvores e muro.

Nesta segunda-feira (06), várias cidades da região Sul do Brasil tiveram acumulados expressivos de chuva, assim como no Norte. . Os cinco maiores volumes foram registrados em São Borja (RS): 84,6 mm, Santa Vitoria do Palmar (RS): 63,2 mm, Campos Novos (SC): 62,4 mm, São Luiz Gonzaga (RS): 52,8 mm e Oiapoque (AP): 43,6 mm.

Veja o mapa das áreas com acumulado de chuva nas últimas 24 horas:

Mapa das áreas com acumulado de chuva nas últimas 24 horas - Fonte: Inmet
Fonte: Inmet

Nos próximos sete dias, a região Sul receberá acumulados de chuvas acima de 100 mm. O Norte também terá altos volumes sobre quase todos os estados. Na maior parte do Nordeste, incluindo o sertão nordestino, as precipitações ficarão escassas. Baixos volumes também são esperados em áreas centrais e do Sudeste.

Veja o mapa de precipitação acumulada dos próximos 7 dias no Brasil:

Mapa de precipitação acumulada dos próximos 7 dias no Brasil - Fonte: Inmet
Fonte: Inmet

Ainda nesta terça-feira, segundo o Inmet, também há alerta de acumulado de chuva em áreas do Ceará, Paraíba, Piauí e Rio Grande do Norte.

Previsão estendida de chuvas para o Brasil

De acordo com o mapa de previsão estendida do centro de previsão da Administração Oceânica e Atmosférica Nacional (NOAA, na sigla em inglês), no período de 07 até 15 de maio, as chuvas mais volumosas caem sobre áreas da faixa Norte do país, mas voltam em áreas do Sul.

De 15 de maio até 23 de maio, as precipitações mais volumosas voltam a se concentrar sobre áreas mais ao extremo Norte e ao Sul, além de pontos centrais. Na maior parte do Brasil, as chuvas ocorrem de forma muito isolada, quando não, passam por uma condição de tempo mais seco.

Veja o mapa com a tendência de precipitação acumulada para o período de 07 de maio até 23 de maio:

Mapa com a tendência de precipitação acumulada para o período de 07 de maio até 23 de maio - Fonte: National Centers for Environmental Prediction/NOAA
Fonte: National Centers for Environmental Prediction/NOAA

Milho 2° Safra em Corbélia (PR). Envio do Eng. Agr. Marcos Andre Simon
Milho 2° Safra em Corbélia (PR). Envio do Eng. Agr. Marcos Andre Simon

Milho em Rio Verde (GO). Envio de Alex Zamonaro
Milho em Rio Verde (GO). Envio de Alex Zamonaro

Silo em Rio Verde (GO). Envio de Alex Zamonaro
Silo em Rio Verde (GO). Envio de Alex Zamonaro

Trigo em Rio Verde (GO). Envio de Alex Zamonaro
Trigo em Rio Verde (GO). Envio de Alex Zamonaro

Envie sua foto ou vídeo! Fale com a gente pelo WhatsApp (19) 99767-0241

» Clique e veja mais informações a página de Clima e acompanhe cinco satélites em tempo real

Já segue nosso Canal oficial no WhatsApp? Clique Aqui para receber em primeira mão as principais notícias do agronegócio
Por:
Jhonatas Simião
Fonte:
Notícias Agrícolas

RECEBA NOSSAS NOTÍCIAS DE DESTAQUE NO SEU E-MAIL CADASTRE-SE NA NOSSA NEWSLETTER

Ao continuar com o cadastro, você concorda com nosso Termo de Privacidade e Consentimento e a Política de Privacidade.

0 comentário