Tempo: Climatempo, Inmet e Simepar convergem com geadas nos próximos dias no RS, SC, PR, SP, MS e MG

Publicado em 05/07/2019 11:14
Produtores de trigo e café relatam sobre as expectativas para o final de semana e perdas anteriores com geada

Imagem de satélite nesta sexta-feira (05) em todo o Brasil - Fonte: Inmet
Imagem de satélite nesta sexta-feira (05) em todo o Brasil - Fonte: Inmet

LOGO nalogo

São altas as chances de geadas em partes do Centro-Sul do Brasil, segundo os principais centros de meteorologia do país. A Climatempo, o Inmet (Instituto Nacional de Meteorologia) e o Sistema Meteorológico do Paraná (Simepar) emitiram nota em que alertam sobre o fenômeno nos próximos dias em áreas do Rio Grande do Sul, Santa Catarina, Paraná, São Paulo, Mato Grosso do Sul e Minas Gerais.

"É por causa deste frio muito intenso, e que poucas vezes ocorre durante um inverno, que o centro-sul do Brasil entra em alerta para muita geada nos próximos dias", destaca a Climatempo.

O Inmet destacou que a massa de ar frio avança da região Sul desde quarta-feira (03) e chegou na quinta-feira (04) sobre áreas do Sudeste e Centro-Oeste. O tempo já mudou bastante nas últimas horas nessas duas regiões. "Esse sistema provocará forte declínio das temperaturas do ar com ampla formação de geadas especialmente nas regiões serranas das Regiões Sul e Sudeste", informa.

O instituto meteorológico nacional ressalta que entre os dias 06 e 07 (sábado e domingo), o ar frio provoca possíveis geadas nas regiões produtoras de café (norte do Paraná, sul de Minas Gerais e na região de Franca, em São Paulo). "Também, alertamos sobre as condições favoráveis a queda de neve nas serras gaúcha e catarinense na madrugada de sábado (dia 06)", diz o Inmet.

Veja o mapa com a previsão de temperatura mínima para até 93 horas (05/07 a 08/07) em todo o Brasil:

Mapa com a previsão de temperatura mínima para até 93 horas (05/07 a 08/07) em todo o Brasil - Fonte: Inmet
Fonte: Inmet

Ao longo do final de semana, as temperaturas devem ficar abaixo de  0ºC sobre áreas do Centro-Sul e atingir valores de até -6°C em áreas serranas da região Sul. O Inmet informa ainda que atualize a população conforme novas atualizações dos modelos numéricos sejam feitas.

A Climatempo também aponta que o ápice de frio no Sudeste será entre os dias 6 e 7 de julho com temperaturas entre 0°C e 5°C, assim como no Centro-Oeste. "É por causa deste frio muito intenso, e que poucas vezes ocorre durante um inverno, que o centro-sul do Brasil entra em alerta para muita geada nos próximos dias", destacou a empresa meteorológica.

"No Sul do Brasil, há condições para geada generalizada e que deve ser com moderada a forte intensidade em várias regiões, causando danos para a agricultura. As três capitais devem registrar geada durante o fim de semana. Deve gear na região cafeeira do norte do Paraná", diz a Climatempo. No Sudeste também pode gear, segundo a empresa.

"As regiões produtoras de café em São Paulo também devem registrar geada. Tem risco de gear na Alta Mogiana. Há previsão de geada para a Grande São Paulo. O risco de geada é alto para o Sul de Minas, mas para o Cerrado, a chance de geada é baixa. O frio será bastante intenso na região da Zona da Mata Mineira, mas a chance e geada é baixa", destaca a Climatempo.

Veja o mapa das áreas com previsão de geada no dia 05 de julho:

Mapa das áreas com previsão de geada no dia 05 de julho - Fonte: Inmet
Fonte: Inmet

Mapa das áreas com previsão de geada no dia 05 de julho - Fonte: Climatempo
Fonte: Climatempo

Veja o mapa das áreas com previsão de geada no dia 06 de julho:

Mapa das áreas com previsão de geada no dia 06 de julho - Fonte: Inmet
Fonte: Inmet

Mapa das áreas com previsão de geada no dia 06 de julho - Fonte: Inmet
Fonte: Climatempo

Veja o mapa das áreas com previsão de geada no dia 07 de julho:

Mapa das áreas com previsão de geada no dia 07 de julho - Fonte: Inmet
Fonte: Inmet

Mapa das áreas com previsão de geada no dia 07 de julho - Fonte: Inmet
Fonte: Climatempo

Veja o mapa das áreas com previsão de geada no dia 08 de julho:

Mapa das áreas com previsão de geada no dia 08 de julho - Fonte: Inmet
Fonte: Inmet

Conforme apontado pelo Inmet e Climatempo, há risco de que as geadas ocorram em áreas de agricultura nos próximos dias, com danos para o café e trigo.  Gustavo Ribas Netto, presidente do Sindicato Rural de Ponta Grossa/PR, disse em entrevista ao Notícias Agrícolas que produtores na região estão preocupados com a possibilidade de geadas e danos cereal.

"A expectativa inicial é termos uma produção melhor que o ano passado, mas as coisas agora começam a mudar em função do clima. Semana que vem teremos condições de avaliar qual é o real impacto do final de semana", explicou Ribas Neto.

Veja mais:
» Com possibilidade de geada neste final de semana, produtores de Ponta Grossa/PR se preocupam com o trigo

Ainda no Paraná, o Iapar (Instituto Agronômico do Paraná e o Sistema Meteorológico do Paraná (Simepar) também alertam para a previsão de geadas na madrugada deste sábado (6) e domingo (7) para toda a região cafeeira paranaense. "A recomendação para os plantios novos de café, com até seis meses de campo, é enterrar as mudas", diz.

Josiani Moraes é produtora de Café em Paraguaçu (MG) e sabe bem o que as geadas podem representar para o café. Ela teve em 2016 parte de sua propriedade de 380 hectares danificada com o fenômeno. "Estamos preocupados com as geadas. Em 2016, tive uma perda drástica e tive que fazer esqueletamento pra recuperação das lavouras, além da perda econômica", diz.

A produtora conta ainda, com base em informações de seu engenheiro agrônomo, que a possibilidade de geadas é grande, mas ela acredita que as chances de perdas não serão drásticas para a região de Paraguaçu (MG).

Veja mais:
» Cafeicultora fala sobre expectativa de geadas no final de semana e relembra as perdas que teve em 2016

O frio já tem sido intenso no Sul do Brasil. Nesta quinta-feira (04), por exemplo, várias cidades gaúchas registraram temperaturas negativas. As cinco mínimas recordes ontem no país foram em Bom Jesus (RS): -1,8°C, Vacaria (RS): -1,5°C, Quaraí (RS): -1,5°C, São José dos Ausentes (RS): -1,5°C e Alegrete (RS): -1,1°C.

8 Geada ocorrida hoje em Lagoa Vermelha (RS). Envio do Eng. Agr. Carlos R. Dellavalle Filho
 8 Geada ocorrida hoje em Lagoa Vermelha (RS). Envio do Eng. Agr. Carlos R. Dellavalle Filho

6 Geada ocorrida hoje em Lagoa Vermelha (RS). Envio do Eng. Agr. Carlos R. Dellavalle Filho
 6 Geada ocorrida hoje em Lagoa Vermelha (RS). Envio do Eng. Agr. Carlos R. Dellavalle Filho

Foto em Rio Verde (GO). Envio de Alex Zamonaro
Foto em Rio Verde (GO). Envio de Alex Zamonaro

Colheita em Rio Verde (GO). Envio de Alex Zamonaro
Colheita em Rio Verde (GO). Envio de Alex Zamonaro

Início de noite em Palotina (PR). Envio de Edmilson Zabott
Início de noite em Palotina (PR). Envio de Edmilson Zabott

Área de milho em plantio convencional apos 60 dias de plantio em Buchanan, Dakota do Norte, EUA. Envio de Gustavo Philippsen
Área de milho em plantio convencional apos 60 dias de plantio em Buchanan, Dakota do Norte, EUA. Envio de Gustavo Philippsen

Clique e envie sua foto ou vídeo! Mande também através do WhatsApp (19) 99767-0241, pelo Instagram @jornalistadotempo ou com a #jornalistadotempo

» Clique e veja mais informações na página de Clima e acompanhe cinco satélites em tempo real

Já segue nosso Canal oficial no WhatsApp? Clique Aqui para receber em primeira mão as principais notícias do agronegócio
Por:
Jhonatas Simião | Instagram @jornalistadotempo
Fonte:
Notícias Agrícolas

RECEBA NOSSAS NOTÍCIAS DE DESTAQUE NO SEU E-MAIL CADASTRE-SE NA NOSSA NEWSLETTER

Ao continuar com o cadastro, você concorda com nosso Termo de Privacidade e Consentimento e a Política de Privacidade.

0 comentário