Tempo: Frente fria avança sobre o Sul, mas dura pouco e não chega ao BR central

Publicado em 07/08/2019 11:17

Imagem de satélite nesta quarta-feira (07) em todo o Brasil - Fonte: Inmet
Imagem de satélite nesta quarta-feira (07) em todo o Brasil - Fonte: Inmet

LOGO nalogo

O tempo deve mudar nos próximos dias sobre o Sul do Brasil com a chegada de uma frente fria, segundo a Climatempo. O modelo Cosmo do Inmet (Instituto Nacional de Meteorologia) aponta a chegada da chuva, ainda que em baixos volumes, sobre o extremo Sul da região a partir da quinta-feira (08).

No entanto, segundo os principais modelos meteorológicos consultados pelo Notícias Agrícolas, as precipitações sobre áreas da região duram pouco porque a frente fria em poucos dias se desloca para o mar. Ela não consegue não alterar a condição de tempo firme que persiste sobre a faixa central do país.

No final de semana, as chuvas aumentam bastante sobre a região e atingem quase todo o Rio Grande do Sul e partes de Santa Catarina, de acordo com o Cosmo. No mesmo período, as chuvas também devem seguir concentradas sobre outras extremidades do país, incluindo áreas do Norte e Nordeste.

Veja o mapa com a previsão de precipitação acumulada para até 93 horas (08/08 a 10/08) em todo o Brasil:

Mapa com a previsão de precipitação acumulada para até 93 horas (08/08 a 10/08) em todo o Brasil - Fonte: Inmet
Fonte: Inmet

Já no início da próxima semana, a frente fria se descola para o oceano e o tempo volta a ficar firme sobre a região Sul do Brasil. O modelo de previsão da Administração Oceânica e Atmosférica Nacional, NOAA na sigla em inglês, também aponta para as chuvas sobre a região.

Veja o mapa com a previsão de precipitação acumulada do GFS nos próximos 3 dias em todo o Brasil:

Mapa com a previsão de precipitação acumulada do GFS nos próximos 3 dias em todo o Brasil - Fonte: COLA/NOAA Mapa com a previsão de precipitação acumulada do GFS nos próximos 3 dias em todo o Brasil - Fonte: COLA/NOAA Mapa com a previsão de precipitação acumulada do GFS nos próximos 3 dias em todo o Brasil - Fonte: COLA/NOAA
Fonte: COLA/NOAA

As chuvas não chegam ao Paraná, estado que praticamente concluiu a colheita do milho safrinha e, portanto, não deve ter problemas. "Temos municípios que produziram bem por conta do plantio mais cedo, mas algumas áreas tiveram perdas", diz Ildefonso Ausec, produtor de Doutor Camargo (PR).

Veja mais:
» Colheita do milho safrinha se encerra em Doutor Camargo/PR e produtividades variam de acordo com as chuvas

O mapa de precipitação acumulada do Inmet mostra que nos últimos 15 dias as chuvas mais volumosas se concentraram justamente nas áreas onde deve seguir chovendo nos próximos dias, extremo Sul, Norte e áreas do Nordeste. A maior parte da região central do país tem volumes próximos de zero.

Veja o mapa de precipitação acumulada dos últimos 15 dias em todo o Brasil:

Mapa de precipitação acumulada dos últimos 15 dias em todo o Brasil - Fonte: Inmet
Fonte: Inmet

Nos próximos sete dias, de 26 de junho até 03 de julho, a previsão do tempo aponta que chuvas de moderada até forte intensidade vão se acumular sobre áreas do Centro-Sul do Brasil, incluindo partes do Sul, Sudeste e Centro-Oeste. Também chove forte sobre o Norte. Na maior parte do país, segue o tempo firme.

Veja o mapa das áreas com a previsão de precipitação acumulada para os próximos 7 dias:

Mapa das áreas com a previsão de precipitação acumulada para os próximos 7 dias - Fonte: Inmet
Fonte: Inmet

Nesta quarta-feira (07), de acordo com o Inmet, há alerta de baixa umidade para áreas do Acre, Amazonas, Maranhão e Pará. "Umidade relativa do ar variando entre 30% e 20%. Baixo risco de incêndios florestais e à saúde", diz o instituto meteorológico brasileiro.

Previsão estendida de chuvas para o Brasil

De acordo com o mapa de previsão estendida do centro de previsão da Administração Oceânica e Atmosférica Nacional (NOAA, na sigla em inglês), no período de 07 até 15 de agosto, as chuvas mais volumosas caem sobre as extremidades Norte, Sul e Nordeste do país, mas em volumes baixos a moderados.

De 15 até 23 de agosto, a tendência segue a mesma do mapa anterior, mas com maior abrangência das chuvas sobre a região Norte do país. A maior parte da região central do país ainda terá tempo firme.

Veja o mapa com a tendência de precipitação acumulada para o período de 07 até 23 de agosto:

Mapa com a tendência de precipitação acumulada para o período de 07 até 23 de agosto - Fonte: National Centers for Environmental Prediction/NOAA
Fonte: National Centers for Environmental Prediction/NOAA

Campo em Itaiópolis (SC). Envio de Paulo Marcelo Adamek.
Campo em Itaiópolis (SC). Envio de Paulo Marcelo Adamek.

Soja para semente, no sistema de sub-irrigação da Agro Nova Aliança (Família Gasparetto) em Lagoa da Confusão (TO). Envio de Guilherme Santaretto.
Soja para semente, no sistema de sub-irrigação da Agro Nova Aliança (Família Gasparetto) em Lagoa da Confusão (TO). Envio de Guilherme Santaretto.

Colheita milho safrinha da Família Dorigon em Rancho Alegre (PR).
Colheita milho safrinha da Família Dorigon em Rancho Alegre (PR).

Clique e envie sua foto ou vídeo! Mande também através do WhatsApp (19) 99767-0241, pelo Instagram @jornalistadotempo ou com a #jornalistadotempo

» Clique e veja mais informações na página de Clima e acompanhe cinco satélites em tempo real

Já segue nosso Canal oficial no WhatsApp? Clique Aqui para receber em primeira mão as principais notícias do agronegócio
Por:
Por: Jhonatas Simião | Instagram @jornalistadotempo
Fonte:
Notícias Agrícolas

RECEBA NOSSAS NOTÍCIAS DE DESTAQUE NO SEU E-MAIL CADASTRE-SE NA NOSSA NEWSLETTER

Ao continuar com o cadastro, você concorda com nosso Termo de Privacidade e Consentimento e a Política de Privacidade.

0 comentário