Tempo: Instabilidades retornam ao Sul do Brasil e áreas do RS terão chuvas nesta 2ª feira

Publicado em 26/08/2019 11:04

Imagem de satélite nesta segunda-feira (26) em todo o Brasil - Fonte: Inmet
Imagem de satélite nesta segunda-feira (26) em todo o Brasil - Fonte: Inmet

LOGO nalogo

A semana começa com a previsão de chuvas sobre áreas do Sul do Brasil. Instabilidades já podem ser vistas sobre áreas da região, segundo mostram imagens de satélite do Inmet (Instituto Nacional de Meteorologia). O Rio Grande do Sul será o estado mais beneficiado.

O modelo Cosmo do Inmet aponta que as chuvas sobre áreas gaúchas ocorrem a partir desta segunda-feira (26), mas ficam localizadas sobre áreas do extremo Sul do estado. A partir de terça-feira (27), as precipitações avançam e atingem quase todo o estado.

As precipitações serão leves a moderadas ao longo dos próximos dias na região Sul. Também tem previsão de chuva neste início de semana para áreas da região Norte do país, Leste do Nordeste e também áreas dos estados de Mato Grosso e Mato Grosso do Sul.

Veja o mapa com a previsão de precipitação acumulada para até 93 horas (26/08 a 29/08) em todo o Brasil:

Napa com a previsão de precipitação acumulada para até 93 horas (26/08 a 29/08) em todo o Brasil - Fonte: Inmet
Fonte: Inmet

Neste momento, o trigo está em desenvolvimento vegetativo no estado do Rio Grande do Sul. De acordo com a Emater/RS-Ascar, a área estimada para o cultivo do trigo no estado neste ano deve ser de 739,4 mil hectares, o que corresponde a 37% da área brasileira.

Leia mais:
» Trigo no Rio Grande do Sul está em floração

Francisco de Assis Diniz, chefe do Centro de Análise e Previsão do Tempo do Inmet, disse ao Notícias Agrícolas que as temperaturas terão elevação sobre a maior parte do país. Uma frente fria se forma na Argentina, sem avançar pelo continente, mas derruba as temperaturas  no RS.

O meteorologista destacou ainda que os próximos dias ainda serão sem chuvas representativas sobre a maior parte do Brasil. "Provavelmente poderemos ter um mês de setembro quente e seco, com pouca chuva no Centro e no Sudeste do Brasil", destaca Diniz.

Veja mais:
» Semana seca e com temperaturas em elevação em quase todo o país, diz Inmet

Veja o mapa de precipitação acumulada dos últimos 5 dias em todo o Brasil:

Mapa de precipitação acumulada dos últimos 5 dias em todo o Brasil - Fonte: Inmet
Fonte: Inmet

O mapa de precipitação acumulada do Inmet dos últimos cinco dias aponta que os maiores volumes de chuva no período foram registrados em áreas da região Norte, com volumes altos em áreas do Acre na divisa com Amazonas e também em áreas do Leste Nordestino e do Sudeste.

Outro destaque é para a continuidade das precipitações em áreas do Leste Nordestino. "Os ventos marítimos vão continuar levando umidade para o leste do Nordeste ao longo de toda semana. Não há previsão de temporais, mas a chuva será persistente", disse a Climatempo.

O mapa de precipitação acumulada para os próximos sete dias mostra que a maior parte do país seguirá sem chuvas volumosas pelo menos até o dia 02 de setembro. A região Sul terá acumulados fracos a moderados no período e as precipitações seguirão sobre o Norte.

Veja o mapa de precipitação acumulada para os próximos 7 dias em todo o Brasil:

Mapa de precipitação acumulada para os próximos 7 dias em todo o Brasil - Fonte: Inmet
Fonte: Inmet

Ainda de acordo com o Inmet, nesta segunda-feira (26), há alerta de baixa umidade em áreas da BA, CE, MA, MS, MG, PA, PB, PE, PI e RN.

Previsão estendida de chuvas para o Brasil

De acordo com o mapa de previsão estendida do centro de previsão da Administração Oceânica e Atmosférica Nacional (NOAA, na sigla em inglês), no período de 25 de agosto até 02 de setembro, as chuvas mais volumosas ocorrem sobre áreas do Sul, Norte e litoral Nordestino e do Sudeste.

De 02 até 10 de setembro, a tendência do mapa do NOAAA segue a mesma do período anterior sobre a maior parte do país, mas volumes mais expressivos passarão a ser vistos sobre áreas das regiões Norte e Sul do Brasil, com precipitações moderadas a altas.

Veja o mapa com a tendência de precipitação acumulada para o período de 25 de agosto até 10 de setembro:

Mapa com a tendência de precipitação acumulada para o período de 25 de agosto até 10 de setembro - Fonte: National Centers for Environmental Prediction/NOAA
Fonte: National Centers for Environmental Prediction/NOAA

Dia de Campo sobre Integração Lavoura x Pecuária em Montividiu (GO). Envio de Alex Zamonaro.
Dia de Campo sobre Integração Lavoura x Pecuária em Montividiu (GO). Envio de Alex Zamonaro.

Dia de Campo sobre Integração Lavoura x Pecuária em Montividiu (GO). Envio de Alex Zamonaro.
Dia de Campo sobre Integração Lavoura x Pecuária em Montividiu (GO). Envio de Alex Zamonaro.

Cultivo de Trigo/2019, Terceira Safra, Itambé (PR). Envio de Valdir Fries.
Cultivo de Trigo/2019, Terceira Safra, Itambé (PR). Envio de Valdir Fries.

CropTour 2019, Indiana - EUA.
CropTour 2019, Indiana - EUA.

Foto em Carambeí (PR). Envio de Alana Gomes Santos.
Foto em Carambeí (PR). Envio de Alana Gomes Santos.

Clique e envie sua foto ou vídeo e apareça aqui no Notícias Agrícolas! Fale com a gente através do WhatsApp (19) 99767-0241, direct no Instagram @noticiasagricolas e @jornalistadotempo ou use as hashtags #jornalistadotempo ou #imangensdodia

» Clique e veja mais informações na página de Clima e acompanhe cinco satélites em tempo real

Já segue nosso Canal oficial no WhatsApp? Clique Aqui para receber em primeira mão as principais notícias do agronegócio
Por:
Jhonatas Simião | Instagram @jornalistadotempo
Fonte:
Notícias Agrícolas

RECEBA NOSSAS NOTÍCIAS DE DESTAQUE NO SEU E-MAIL CADASTRE-SE NA NOSSA NEWSLETTER

Ao continuar com o cadastro, você concorda com nosso Termo de Privacidade e Consentimento e a Política de Privacidade.

0 comentário