Tempo: Chuvas retornam para todo o Centro-Oeste, mas volumes diminuem nesse final de mês e vem calor

Publicado em 27/09/2019 11:21
Em destaque, mapa até 30/09; nos últimos 3 dias acumulados de cerca de 50 mm sobre MS, MT e GO

Imagem de satélite nesta sexta-feira (27) em todo o Brasil - Fonte: Inmet
Imagem de satélite nesta sexta-feira (27) em todo o Brasil - Fonte: Inmet

LOGO nalogo

A região Centro-Oeste do Brasil voltou a ter chuvas abrangentes nos últimos dias, tomando todos os estados, o que interrompe um cenário de meses de estiagem. A previsão para os próximos dias, no entanto, não aponta precipitações volumosas pelo menos até o final de setembro.

O mapa de precipitação acumulada dos últimos três dias do Inmet (Instituto Nacional de Meteorologia) mostra que a maior parte da região central do país teve chuvas. Em Mato Grosso, Mato Grosso do Sul e Goiás, os volumes chegaram a até 50 milímetros acumulados.

Além das chuvas que caíram na região central do Brasil, acumulados também foram registrados em pontos das regiões Norte e Nordeste, com destaque para acumulados de até mais de 50 mm no período em pontos do Sudeste, litoral do Nordeste e pontos de Mato Grosso.

Veja o mapa de precipitação acumulada dos últimos 3 dias em todo o Brasil:

Mapa de precipitação acumulada dos últimos 3 dias em todo o Brasil - Fonte: Inmet
Fonte: Inmet

Esses volumes aliviam um cenário de estiagem. Na capital Cuiabá (MT), a última chuva acima de 10 mm foi em 06 de maio, há mais de quatro meses. Em Campo Grande (MS), a chuva volumosa aconteceu pela última vez em 04 de julho. Goiânia (GO) teve chuva volumosa pela última vez em 17 de maio.

Em Palmas (TO), a última precipitação volumosa foi em 24 de maio. Em áreas da região Sudeste, como em Belo Horizonte (MG), as chuvas também estão escassas, com o último registro de precipitação acima de 10 mm em 15 de maio. Cafeicultores estavam preocupados com a condição.

Veja mais:
» Na época das floradas dos cafeeiros, chuvas chegam em boa hora em Nova Resende/MG

Apesar das chuvas recentes, o mapa de umidade do solo do centro de estudo Oceano-Terra-Atmosfera dos EUA  ainda mostra uma condição bastante irregular de umidade em áreas centrais do Brasil. No Sul, os volumes chegam a mais de 75 centímetros e na região Centro-Oeste são de cerca de 40 centímetros.

Na região de Maringá (PR), as chuvas são menores do que o necessário para o plantio da soja, por exemplo. Segundo José Antônio Borghi, presidente do Sindicato Rural de Maringá, a recomendação é que produtores esperem pelas chuva  mais regulares antes de iniciar a semeadura da soja 2019/20.

Veja mais:
» Com chuvas menores do que o necessário, produtores de Maringá/PR devem ter cautela no plantio da soja

Já no Triângulo mineiro, as condições para o plantio da soja são melhores.  A região registrou acumulado de 55 mm nos últimos dois dias e já deu início nos trabalhos de semeadura ainda dentro de uma boa janela tanto para a soja quanto para o milho safrinha de 2020

Veja mais:
» Triângulo mineiro já tem condições de plantio para a soja

Veja o mapa de umidade no solo por centímetros no Brasil:

Mapa de umidade no solo por centímetros no Brasil - Fonte: National Centers for Environmental Prediction/NOAA
Fonte: National Centers for Environmental Prediction/NOAA

A previsão do tempo para esses últimos dias de setembro aponta para uma redução de volume sobre áreas centrais do Brasil. A realidade é confirmada pelo modelo Cosmo do Inmet quanto o GFS do centro de estudo Oceano-Terra-Atmosfera dos EUA. Em outubro, as chuvas volumosas retornam.

O mapa de precipitação do modelo GFS mostra que neste sábado (28), as chuvas no país ficam mais localizadas sobre áreas da região Norte, Nordeste e pontos do Centro-Oeste, mas em baixos volumes. O Sudeste terá precipitações mais volumosas. O cenário segue até o início de outubro.

O modelo Cosmo com precipitação acumulada para os próximos sete dias, entre 27 de setembro e 04 de outubro, confirma essa tendência no período, mas os volumes no Sul serão mais volumosos no acumulado. Seguem as chuvas na região Norte, em áreas centrais e Sudeste.

Veja o mapa de previsão de precipitação para os próximos 6 dias em todo o Brasil do GFS:

Mapa de previsão de precipitação para os próximos 6 dias em todo o Brasil do GFS - Fonte: National Centers for Environmental Prediction/NOAA Mapa de previsão de precipitação para os próximos 6 dias em todo o Brasil do GFS - Fonte: National Centers for Environmental Prediction/NOAA Mapa de previsão de precipitação para os próximos 6 dias em todo o Brasil do GFS - Fonte: National Centers for Environmental Prediction/NOAAMapa de previsão de precipitação para os próximos 6 dias em todo o Brasil do GFS - Fonte: National Centers for Environmental Prediction/NOAA Mapa de previsão de precipitação para os próximos 6 dias em todo o Brasil do GFS - Fonte: National Centers for Environmental Prediction/NOAA Mapa de previsão de precipitação para os próximos 6 dias em todo o Brasil do GFS - Fonte: National Centers for Environmental Prediction/NOAA

Fonte: National Centers for Environmental Prediction/NOAA

Veja o mapa de precipitação acumulada para os próximos 7 dias em todo o Brasil:

Mapa de precipitação acumulada para os próximos 7 dias em todo o Brasil - Fonte: Inmet
Fonte: Inmet

As temperaturas também se elevam nos próximos dias sobre a região central do país, de acordo com previsões do Inmet. As mínimas também ficam mais altas até a chegada de novas frentes frias. No último dia de setembro, 30, a máxima na região Centro-Oeste chega a 39ºC.

Veja o mapa com a previsão de temperatura máxima para até 93 horas (27/09 a 30/09) em todo o Brasil:

Mapa com a previsão de temperatura máxima para até 93 horas (27/09 a 30/09) em todo o Brasil - Fonte: Inmet
Fonte: Inmet

Previsão estendida de chuvas para o Brasil

De acordo com o mapa de previsão estendida do centro de previsão da Administração Oceânica e Atmosférica Nacional (NOAA, na sigla em inglês), no período de 27 de setembro até 05 de outubro, as chuvas aparecem sobre quase todo o país, mas com maiores volumes no Sul, Norte e partes de Centro-Oeste, Sudeste e Nordeste.

De 05 até 13 de outubro, a tendência de precipitação segue sobre o país, mas o tempo fica mais seco em partes da área central do país e Nordeste.

Veja o mapa com a tendência de precipitação acumulada para o período de 27 de setembro até 13 de outubro:

Mapa com a tendência de precipitação acumulada para o período de 27 de setembro até 13 de outubro - Fonte: National Centers for Environmental Prediction/NOAA
Fonte: National Centers for Environmental Prediction/NOAA

Cevada em Ciríaco (RS). Envio de Itaner Fontana.
Cevada em Ciríaco (RS). Envio de Itaner Fontana.

Final de tarde em Coronel Vivida (PR). Envio de Helio de Carli
Final de tarde em Coronel Vivida (PR). Envio de Helio de Carli

Foto em Rio Verde (GO). Envio de Alex Zamonaro
Foto em Rio Verde (GO). Envio de Alex Zamonaro

Colheita de trigo em Espigão Alto do Iguaçu (PR). Propriedade Família Marcon. Envio do Consultor Wilson De Itoz
Colheita de trigo em Espigão Alto do Iguaçu (PR). Propriedade Família Marcon. Envio do Consultor Wilson De Itoz

Clique e envie sua foto ou vídeo e apareça aqui no Notícias Agrícolas! Fale com a gente através do WhatsApp (19) 99767-0241, direct no Instagram @noticiasagricolas e @jornalistadotempo ou use as hashtags #jornalistadotempo ou #imangensdodia

» Clique e veja mais informações na página de Clima e acompanhe cinco satélites em tempo real

Já segue nosso Canal oficial no WhatsApp? Clique Aqui para receber em primeira mão as principais notícias do agronegócio
Por:
Jhonatas Simião | Instagram @jornalistadotempo
Fonte:
Notícias Agrícolas

RECEBA NOSSAS NOTÍCIAS DE DESTAQUE NO SEU E-MAIL CADASTRE-SE NA NOSSA NEWSLETTER

Ao continuar com o cadastro, você concorda com nosso Termo de Privacidade e Consentimento e a Política de Privacidade.

0 comentário