Frente fria leva chuvas para toda região sul; passagem é rápida e avança para todo o país

Publicado em 22/11/2019 10:28

LOGO nalogo

A nova formação de uma frente fria deve levar chuvas rápidas e com volumes expressivos para  região Sul do país entre esta sexta-feira (22) e o sábado. A frente, que se forma em Buenos Aires/Argentina, avança para o Brasil, deve atuar de forma rápida no sul e subir ao norte levando volumes expressivos para outras regiões. 

De acordo com Olívio Bahia, meteorologista do Instituto Nacional de Meteorololiga (Inmet), as chuvas tendem a chegar em forma de tempestades durante toda esta sexta-feira no Rio Grande do Sul. "A nova frente avança e também puxa o calor e a umidade do sul do continente, formando as condições de chuva", explica. 

O modelo Cosmo do Inmet indica que a previsão indica volumes entre 30 e 40 milímetros em todo o estado do Rio Grande do Sul. Segundo Olívio, é previsto que a atuação da frente seja rápida e avance já no sábado para Santa Catarina e Paraná. 

No sábado, a tendência é que chova em todo o estado de Santa Catarina, com volumes de até 12 milímetros de precipitação. Os números tendem a ficar mais expressivos nas áreas leste e norte do Paraná, com até 40 milímetros na divisa com São Paulo. 

"O calor e a alta umidade favorecem o crescimento de nuvens e as pancadas de chuva à partir da tarde  com raios no oeste do Paraná, inclusive na região de Foz do Iguaçu", afirma  Climatempo nas previsões para esta sexta. 

Veja a evolução da frente fria no sul do país nas próximas 48 horas: 

  Sul 48h - Inmet
Fonte: Inmet 

Sudeste

As demais áreas do país também têm previsão de chuvas para o final de semana, também devido a passagem rápida da frente fria. No estado de São Paulo, são previstas chuvas para sábado, com volumes de até 30 mm em alguns pontos. Em Minas Gerais, são esperados volumes mais expressivos no sul do estado, entre 12 e 30 milímetros de precipitação. Nas demais regiões os volumes tendem a ficar entre 9 e 12 mm.

Ainda na região Sudeste, os dados são preocucpantes para o Espírito Santo, onde os volumes de chuva foram altos duranta a semana. As chuvas tendem acontecer em forma de temporal, com até 30 mm de precipitação. "É procupante porque já tem muita água no solo e as chuvas atingem também as áreas de produção agrícola", afirma o meteorologista. 

Centro-Oste

São previstas chuvas para pontos Centro-Oeste durante o final de semana. De acordo com o modelo Cosmo do Inmet, no Mato Grosso do Sul as chuvas tendem a ficar concentradas com maiores volumes no norte do estado. Também chove em todo Goiás, com destaque para a área central do estado, que deve ter volumes entre 20 e 40 milímetros nas próximas 24 horas. 

Matopiba

As chuvas estão avançando para a região do Matopiba e, segundo Olívio, entre sexta e sábado, os volumes continuam mais altos no Tocantins e Maranhão, com pancadas de chuvas provocadas pelas altas temperaturas. 

Entre domingo e segunda-feira, a frente fria que deve atuar em todo o país também chega na região. "A expectativa é que ela fique entre o Espírito Santo e sul da Bahia, trazendo condições de chuvas para o Nordeste também", afirma Olívio. 

Veja o mapa de precipitação para as próximas 93 horas em todo o Brasil: 

93 horas - Inmet
Fonte: Inmet 

Últimas 24 horas 

Nas últimas 24 horas os volumes mais expressivos foram registrados no Esírito Santo, leste de Minas Gerais, Goiás e sul do Tocantins.

Segundo os dados do Inmet, no Espírito Santo os volumes foram novamente expressivos. Choveu em todo o estado, sendo registrados acumulados de 60 milímetros em alguns pontos. Em Minas Gerais os volumes mais expressivos foram registrados no leste mineiro, com volumes entre 15 e 25 milímetros de precipitação. No norte, na divisa com Goiás, os volumes ficaram entre 9 e 15 mm. 

No Centro-Oeste, Goiás as chuvas foram mais significativas. Choveu em todo o estado, com destaques para a região norte, com volumes de até 30 mm de precipitação. Nas demais áreas os volumes ficaram entre 15 e 20 mm. No Mato Grosso os pontos mais expressivos foram registrados na região sul, com até 30 milímetros de precipitação. Choveu em todo o estado, porém com volumes baixos.  Já no Mato Grosso do Sul choveu apenas na região norte, com os maiores volumes registrados na divisa com Goiás, com até 20 mm. 

Foram registradas chuvas em todo o Tocantins, com volumes expressivos apenas para o extremo sul do estado. Os volumes registrados ficaram entre 25 e 30 milímetros. Ainda na região do Matopiba, também foram registrados pontos de chuvas no norte do Maranhão, com até 20 milímetros de precipitação. Chuvas de até 20 mm no norte do Piauí. 

Veja o mapa de precipitação das últimas 24 horas em todo o Brasil: 

24 - Inmet
Fonte: Inmet 

 

Previsão estendida de chuvas para o Brasil


No período de 22 até 30 novembro, o mapa de previsão estendida do centro de previsão da Administração Oceânica e Atmosféria Nacional (NOAA, na sigla em inglês), mostra chuvas para as regiões Sudeste, Centro-Oeste, áreas da região sul e avanço da chuva para o Nordeste. 

De acordo com o modelo, as chuvas tendem a chegar com bons volumes em pontos do Nordeste, com volumes entre 70 e 100 milímetros de precipitação. Os volumes também aparecem expressivos para Goiás, Tocantins e Minas Gerais, entre 90 e 125 mm. Na região sul do país, os volumes tendem a serem mais expressivos no Rio Grande do Sul, com até 125 milímetros de precipitação. 

Já os mapas do período entre 30 de novembro e 8 de dezembro, indicam as chuvas devem descer ao sul do Brasil, ficando mais expressivas nesta região. Em todos os estados da região sul são esperados chuvas com volumes expressivos, com destaque para o Rio Grande do Sul, na área oeste, onde os volumes podem chegar até 150 mm. 

Veja o mapa de previsão estendida para todo o Brasil: 

NOAA
 

Fonte: National Centers for Environmental Prediction/NOAA

Foto em São Jorge Doeste (PR). Envio de Diego Franceschina
Foto em São Jorge Doeste (PR). Envio de Diego Franceschina

Foto em Tenente Portela (RS). Envio de Engenheiro Agrônomo Cristiano Steffens
Foto em Tenente Portela (RS). Envio de Engenheiro Agrônomo Cristiano Steffens

Lavoura milho Morgan 711 PWU em Faxinal (PR) Envio do consultor Emerson Marcelo.
Lavoura milho Morgan 711 PWU em Faxinal (PR) Envio do consultor Emerson Marcelo

Foto em Itambé (PR). Envio de Helena Amaral
Foto em Itambé (PR). Envio de Helena Amaral

Clique e envie sua foto ou vídeo e apareça aqui no Notícias Agrícolas! Fale com a gente através do
WhatsApp (19) 99767-0241, direct no Instagram
 @noticiasagricolasou use a hashtag #imangensdodia

Já segue nosso Canal oficial no WhatsApp? Clique Aqui para receber em primeira mão as principais notícias do agronegócio
Por:
Virgínia Alves
Fonte:
Notícias Agrícolas

RECEBA NOSSAS NOTÍCIAS DE DESTAQUE NO SEU E-MAIL CADASTRE-SE NA NOSSA NEWSLETTER

Ao continuar com o cadastro, você concorda com nosso Termo de Privacidade e Consentimento e a Política de Privacidade.

0 comentário