HOME VÍDEOS NOTÍCIAS METEOROLOGIA FOTOS

MG também está com nível de chuvas abaixo do esperado; plantio está atrasado no estado

Publicado em 25/11/2019 15:30

LOGO nalogo

O estado de Minas Gerais, assim como outros estados, também está com o nível de chuva abaixo do esperado para a região, sobretudo com base nos registros do mês de outubro. Segundo a Oráculo Meteorologia, desde outubro as chuvas estão abaixo do esperado. "Somente no leste do estado, na região próxima ao sul do Espírito Santo e norte do Rio de Janeiro, choveu acima do esperado em novembro", afirma o meteorologista Tiago Robles.

O plantio da soja está atrasado devido a irregularidades de chuvas em Minas Gerais. No último dia 21, em entrevista ao Notícias Agrícolas, Rodrigo Otávio de Araújo Herval - Presidente da Comissão de Grãos da Faemg afirmou que o plantio da safra de soja 2019/20 está bastante atrasado em Minas Gerais. Até o momento a semeadura atingiu uma área entre 60 e 70% do total, contra cerca de 95% no mesmo período do ano passado. Veja a entrevista completa aqui

Durante o mês de novembro, mesmo com o retorno das chuvas, a maior parte do estado ainda continua com níveis baixos de água no solo. Segundo os dados obtidos pelas estações meteorológicas do Instituto Nacional de Meteorologia (Inmet) e analisadas pelo meteorologista da Oráculo, nas principais regiões produtoras do oeste, Triângulo Mineiro e centro-sul, neste mês foram registrados volumes entre 50 e 100 milímetros, contra a média entre 200 e 250 milímetros. "O norte do estado é a região mais complicada, com acumulado de no máximo 25 mm no mês, onde são esperados volumes também entre 200 e 250 mm", afirma o meteorologista.

Apesar dos números serem expressivos e preocupantes, nos próximos 15 dias são previstas chuvas volumosas para todo o estado, podendo confirmar as estimativas de que a estação chuvosa seja consolidada ainda na segunda quinzena de novembro. "Essa condição é bastante favorável para o desenvolvimento das culturas. É importante o produtor aproveitar muito bem os dias e períodos de tempo mais firme para efetuar os tratos culturais", afirma Robles.

No período entre 29 de novembro e 4 de dezembro, os mapas da Oráculo indicam chuvas expressivas em quase todo o estado. Como já vem acontecendo, a região norte deve ficar com os volumes mais baixos. Nas demais áreas são esperados volumes entre 50 e 100 milímetros de precipitação.

Entre o dia 4 e 9 de dezembro, as chuvas tendem a ficar menos significativas, com volumes entre 50 e 100 mm apenas na região oeste de Minas Gerais. Nos demais pontos do estado também chovem, porém em volumes mais baixos, entre 30 e 50 milímetros de precipitação.

Veja o mapa de precipitação dos três períodos: ,

Minas Gerais - Três períodos - Oráculo
Fonte: Oráculo Meteorologia 


 

 

Já segue nosso Canal oficial no WhatsApp? Clique Aqui para receber em primeira mão as principais notícias do agronegócio
Por:
Virgínia Alves
Fonte:
Notícias Agrícolas

RECEBA NOSSAS NOTÍCIAS DE DESTAQUE NO SEU E-MAIL CADASTRE-SE NA NOSSA NEWSLETTER

Ao continuar com o cadastro, você concorda com nosso Termo de Privacidade e Consentimento e a Política de Privacidade.

0 comentário