Chuvas volumosas em Goiás e Mato Grosso do Sul nas próximas 48h

Publicado em 03/12/2019 10:18 e atualizado em 03/12/2019 10:51 3436 exibições

LOGO nalogo

A previsão indica que os estados do Mato Grosso do Sul e Goiás podem ter volumes expressivos de chuvas nas próximas 48 horas. A chuva acontece devido a um sistema de baixa pressão no Paraguai que ajuda a organizar e espalhar áreas de instabilidades pelo Centro-Oeste do país. 

Segundo a Climatempo, a chuva tende a ser mais volumosa em todo o Mato Grosso do Sul, Mato Grosso, Goiás e Distrito Federal. "Ao longo de todo o dia, de acordo com os meteorologistas, o alerta é para o risco de temporais isolados. Na hora da chuva, as rajadas de vento podem ser fortes e não se descarta queda de granizo", afirma a Climatempo. 

Segundo o modelo Cosmo do Instituto Nacional de Meteorlogia, os volumes mais expressivos são previstos para Goiás, onde deve chover em todo o estado e os volumes mais altos devem acontecer no centro e leste do estado, podendo ter acumulados de até 60 milímetros de precipitação. Nas demais áreas a previsão indica volumes um pouco mais baixo, mas ainda significativos - entre 30 e 40 mm. 

Os mapas também indicam chuvas expressivas no Mato Grosso do Sul. Os acumulados devem registrar até 30 milímetros em todo o estado. "Campo Grande, Goiânia, Brasília e a região de Rondonópolis (MT), estão na rota para chuva forte e mais generalizada nesta terça-feira", afirma a Climatempo. 

Previsão de chuvas também no Matopiba

O modelo Cosmo do Inmet também indica chuvas com volumes expressivos para pontos do Matopiba nas próximas 48 horas. Os quatro estados que compõem a região ainda sofrem com o atraso da estação chuvosa e irregularidade nas chuvas.  

No oeste da Bahia são esperados volumes de entre 60 e 70 milímetros de precipitação. No norte do estado também há condições de chuvas previstas, porém em volumes mais baixos, entre 20 e 30 milímetros. 

Também chove em todo o estado do Tocantins. Os volumes mais expressivos são esperados na divisa com o Maranhão, com até 50 milímetros de precipitação. Os mesmos volumes são esperados para o Sul do Maranhão. 

Jám no Piauí, as chuvas podem atingir o centro e sul do estado. Na região central são esperados os volumes mais significativos, com até 40 milímetros de precipitação. 

Veja o mapa de precipitação prevista para as próximas 93 horas em todo o Brasil: 

93 horas - Inmet
Fonte: Inmet 
 

Chuva segue intensa em Minas Gerais

Os volumes de chuvas continuam expressivos no estado de Minas Gerais. Desde o final de semana o estado mineiro recebe volumes significativos de chuvas, devido a um corredor de umidade e a passagem de uma frente fria que mantém as condições de instabilidades em algumas regiões. 

Os mapas do Inmet indicam que chuvas volumosas são esperadas para a região norte, onde os acumulados podem registrar 125 mm de precipitação em alguns pontos. Na região oeste, também são esperados volumes expressivos de até 70 milímetros. Nas demais áreas do estado os volumes devem ficar entre 30 e 40 milímetros. 

No dia 5 (quinta-feira) as chuvas dão uma trégua no leste do estado, mas tendem a continuar expressivas na região oeste e pontos da área norte do estado, ainda com volumes significativos de até 70 milímetros. 

Veja o mapa de precipitação para as próximas 48 horas no Sudeste do país: 

Minas Gerais - Inmet
Fonte: Inmet 
 

Últimas 24 horas

Confirmando as previsões, nas últimas 24 horas os volumes mais expressivos de chuvas foram registrados em Minas Gerais, Rio de Janeiro, Espírito Santo e pontos de Goiás. 

Segundo os dados do Inmet, em Minas Gerais choveu em todo o estado, com acumulados entre 20 e 40 milímetros. No Espírito Santo os acumulados foram de até 30 mm, no Rio de Janeiro os volumes registrados ficaram entre 15 e 20 mm. 

No Goiás, também foram registrados volumes expressivos em vários pontos do estado. Na região oeste, na divisa com o Mato Grosso, os acumulados foram de 30 mm de precipitação. Nas demais áreas do estado foram registrados volumes de até 20 mm. 

Veja o mapa de precipitação das últimas 24 horas em todo o Brasil: 

24 horas - Inmet
Fonte: Inmet 

Soja em Ibiaçá (RS) Envio de Lourenço Scariot
Soja em Ibiaçá (RS) Envio de Lourenço Scariot

Aplicação Herbicida na Soja, Município de Nova Aurora (PR). Envio do Engenheiro Agrônomo Frânio Debiazi
Aplicação Herbicida na Soja, Município de Nova Aurora (PR). Envio do Engenheiro Agrônomo Frânio Debiazi

Soja município de Terenos (MS). Envio do Engenheiro Agrônomo Michael Soares
Soja município de Terenos (MS). Envio do Engenheiro Agrônomo Michael Soares

Soja LG60150 em Espigão Alto do Iguaçu (PR). Envio de Rodrigo Leandro Guzzo
Soja LG60150 em Espigão Alto do Iguaçu (PR). Envio de Rodrigo Leandro Guzzo

 

Clique e envie sua foto ou vídeo e apareça aqui no Notícias Agrícolas! Fale com a gente através do
WhatsApp (19) 99767-0241, direct no Instagram
 @noticiasagricolasou use a hashtag #imangensdodia

Por:
Virgínia Alves
Fonte:
Notícias Agrícolas

RECEBA NOSSAS NOTÍCIAS DE DESTAQUE NO SEU E-MAIL CADASTRE-SE NA NOSSA NEWSLETTER

0 comentário