Previsão indica chuvas expressivas em todo MS; condições de granizo em MG

Publicado em 05/12/2019 11:06 2834 exibições

LOGO nalogo

O estado do Mato Grosso do Sul deve receber chuvas volumosas, podendo acontecer em forma de tempestade nas próximas 24 horas. Uma massa de ar seco e quente, que está atuando junto com um sistema de baixa pressão vindo do Paraguai, trazem condição de chuvas expressivas para a região. 

Segundo o modelo Cosmo do Instituto Nacional de Meteorologia, os volumes tendem a ficar mais expressivos no sul do Mato Grosso do Sul, onde são esperadas precipitações de até 70 milímetros em alguns pontos. Nas demais áreas do estado são esperadas chuvas entre 30 e 40 milímetros, podendo chegar a 50 milímetros em alguns pontos. 

Segundo Olívio Bahia, meteorologista do Inmet, uma frente fria atuando no Rio Grande do Sul também influencia diretamente as condições previstas para o Mato Grosso do Sul. Nas últimas 24 horas, no extremo sul do estado na cidade de Amambaí/MS já foram registrados 115 milímetros de precipitação. 

No Centro-Oeste também são esperadas chuvas em todas as regiões. No Mato Grosso há condições de chuvas intensas e o Inmet emitiu um alerta para o estado. "Chuva entre 20 e 30 mm/h ou até 50 mm/dia, ventos intensos (40-60 km/h). Baixo risco de corte de energia elétrica, queda de galhos de árvores, alagamentos e de descargas elétricas", afirma o Instituto. Nesta região os volumes previstos devem alcançar até 20 milímetros de precipitação. A partir de sexta-feira, as condições avançam e os volumes tendem a ficar mais significativos, entre 20 e 40 milímetros.

Frente fria atuando no RS influencia condições no MS e deve avançar para o Sudeste 

A partir de sexta-feira (6) o sistema atuando no Rio Grande do Sul deve avançar para outras regiões demais, dando trégua para os estados que compõem o sul do país. "Entre hoje e amanhã a frente se organiza e faz uma faixa de nuvens que avança para o Sudeste do país", afirma o meteorologia.

Esse novo sistema chegando ao Sudeste fará com que continue chovendo em Minas Gerais, estado onde os volumes têm sido significativos desde o último final de semana. "Já tem o calor e a umidade e a frente deve levar mais condições de chuva e não descarta as condições de granizo", comenta Olívio Bahia. 

Segundo o Cosmo, em Minas Gerais os volumes tendem a ficar significativos no oeste do estado, com volumes entre 30 e 40 milímetros de precipitação. Chuvas expressivas também são previstas para a região sul, entre 30 e 40 milímetros. Nas demais áreas as chuvas acontecem, porém com volumes mais baixos. Apenas o norte de Minas Gerais não deve receber chuvas nas próximas 48 horas, uma massa de ar seco segue predominante na região. 

Veja o mapa de previsão de precipitação para as próximas 93 horas em todo o Brasil: 

93h - Inmet
Fonte: Inmet 
 

Últimas 24 horas 

Nas últimas 24 horas os volumes mais significativos foram registrados no Paraná, Minas Gerais, Goiás e Tocantins. 

Segundo os dados do Inmet, no Paraná os volumes foram os mais significativos, registrando até 100 milímetros de precipitação no oeste do estado. 

Em Minas Gerais os volumes mais expressivos foram registrados na área central do estado, entre 50 e 60 milímetros de precipitação. Nas demais regiões as chuvas ficaram entre 15 e 20 mm. 

Já na região Central, os acumulados mais significativos foram registrados em Goiás. Choveu em todo o estado, a parte oeste e sul tiveram os volumes mais altos, entre 20 e 30 milímetros. 

Também foram registradas chuvas significativas no estado do Tocantins, com volumes entre 25 e 40 milímetros. Apenas a região norte não registrou volumes significativos de chuvas. 

Veja o mapa de precipitação das últimas 24 horas em todo o Brasil: 

24h - Inmet
Fonte: Inmet 
 

Feijão IPR Sabiá em Verê (PR). Envio de Luiz Antônio Nuernberg
Feijão IPR Sabiá em Verê (PR). Envio de Luiz Antônio Nuernberg

Soja Bmx-lança da família Trevisan em Capanema (PR)
Soja Bmx-lança da família Trevisan em Capanema (PR)
Soja no município de Tapejara (RS). Envio do Tecnólogo em Agronegócio Vagner Três
Soja no município de Tapejara (RS). Envio do Tecnólogo em Agronegócio Vagner Três
Milho P 30f53 da família Trevisan Capanema (PR)
Milho P 30f53 da família Trevisan Capanema (PR)​

Clique e envie sua foto ou vídeo e apareça aqui no Notícias Agrícolas! Fale com a gente através do
WhatsApp (19) 99767-0241, direct no Instagram @noticiasagricolasou use a hashtag #imangensdodia

Por:
Virgínia Alves
Fonte:
Notícias Agrícolas

RECEBA NOSSAS NOTÍCIAS DE DESTAQUE NO SEU E-MAIL CADASTRE-SE NA NOSSA NEWSLETTER

0 comentário