Fim de semana será de chuvas para o Centro-Oeste; chuvas fortes no Sul a partir de segunda-feira

Publicado em 13/12/2019 10:16
Os volumes tendem a ser mais expressivos no MT; nova frente fria avança pelo Sul no fim de semana

LOGO nalogo

A previsão indica um final de semana com condições de chuvas para todo o Centro-Oeste, além de chuvas pontuais para pontos no Matopiba. Também há previsão de chuvas para o sul do país nos próximos dias. 

Segundo o modelo Cosmo do Instituto Nacional de Meteorologia (Inmet), no Centro-Oeste do Brasil os volumes mais expressivos são esperados para o Mato Grosso nas próximas 24 horas, quando as precipitações devem ficar entre 30 e 40 milímetros em todo o estado. 

Nos demais estados que compõem o Centro-Oeste do país também há condições de chuvas, que assim como no Centro-Oeste acontecem devido ao ar seco e úmido que predomina na região desde o início da semana. No Mato Grosso do Sul, Goiás e Tocantins e os volumes tendem a ser mais baixos, em comparação com o Mato Grosso, mas há possibilidade de chuvas fortes de maneira pontual em alguns pontos. 

Já no Matopiba, há previsão de chuvas para o oeste do Piauí. Segundo os mapas do Inmet, são esperadas chuvas entre 20 e 40 milímetros de precipitação. Não há previsão de chuvas para os demais estados do Matopiba. 

As previsões indicam que os próximos 10 dias serão de tempo mais seco e quente para toda a região do Matopiba. Os dados indicam ainda, que na região do Matopiba o período de irregularidade será mais agravante no oeste da Bahia e no Piauí, podendo configurar uma estiagem de mais de 15 dias.

O sul do país terá uma trégua das chuvas nesta sexta-feira (13) nos três estados da região. Porém, segundo a Climatempo, a pausa na chuva será rápida e a passagem de uma nova frente levará condições de chuvas fortes para toda a região. 

"Durante o fim de semana,  a passagem de outra frente fria e a intensificação de uma área de baixa pressão atmosférica entre o Paraguai e o norte de Argentina vão trazer chuva forte para o Sul do Brasi. Será um fim de semana de alerta para chuva e ventos fortes", afirma a Climatempo. 

Segundo o modelo Cosmo do Instituto Nacional de Meteorologia (Inmet), as condições devem começar a mudar de maneira significativa na região a partir de segunda-feira (16), quando os volumes esperados passam a ser expressivos para todo o Rio Grande do Sul, com volumes entre 30 e 40 milímetros. 

Durante a segunda-feira a frente avança e passa a chover de maneira mais expressiva em Santa Catarina e no Paraná. Os mapas indicam que nos dois estados os acumulados podem ficar entre 50 e 60 milímetros de precipitação. 

Veja o mapa de previsão de precipitação em todo o Brasil nas próximas 93 horas: 

93 horas - Inmet
Fonte: Inmet 

 

Últimas 24 horas

Nas últimas 24 horas os maiores volumes de chuvas foram registrados em pontos da região Sudeste, Centro-Oeste e sul do Brasil.

No Sudeste, como vem acontecendo ao longo da semana, os maiores volumes foram registrados em Minas Gerais, sobretudo na região sul do estado com precipitações entre 25 e 40 milímetros. Também choveu em pontos do Rio de Janeiro e Espírito Santo, com até 40 mm em alguns pontos. Choveu em todo o estado de São Paulo, com precipitações entre 20 e 30 mm. 

Já no Centro-Oeste os acumulados foram registrados no sul de Goiás, com precipitações de até 40 milímetros e nas demais áreas do estado também choveu, porém em volumes mais baixos. O leste do Mato Grosso do Sul registrou precipitações de até 50 milímetros em alguns pontos da região. 

No sul do país choveu de maneira mais expressiva no Paraná, especialmente na região norte do estado onde as precipitações registraram até 50 milímetros. Nas demais áreas do estado as chuvas foram em volumes baixos. Em Santa Catarina choveu apenas em parte da região norte, com volumes entre 20 e 30 mm. 

Veja o mapa de precipitação das últimas 24 horas em todo o Brasil: 

Últimas 24 horas
Fonte: Inmet

Foto em Corpus Christi - Paraguay. Envio de Valério Rocha
Foto em Corpus Christi - Paraguay. Envio de Valério Rocha​

Soja em Três barras (SC). Envio de Fabiano Lorenzi
Soja em Três barras (SC). Envio de Fabiano Lorenzi​

Aplicação de Fox em Aral Moreira (MS). Envio do proprietário ladi Caetano Ansilago
Aplicação de Fox em Aral Moreira (MS). Envio do proprietário ladi Caetano Ansilago

Clique e envie sua foto ou vídeo e apareça aqui no Notícias Agrícolas! Fale com a gente através do
WhatsApp (19) 99767-0241, direct no Instagram @noticiasagricolasou use a hashtag #imangensdodia

Já segue nosso Canal oficial no WhatsApp? Clique Aqui para receber em primeira mão as principais notícias do agronegócio
Por:
Virgínia Alves
Fonte:
Notícias Agrícolas

RECEBA NOSSAS NOTÍCIAS DE DESTAQUE NO SEU E-MAIL CADASTRE-SE NA NOSSA NEWSLETTER

Ao continuar com o cadastro, você concorda com nosso Termo de Privacidade e Consentimento e a Política de Privacidade.

0 comentário