Previsão é de chuvas significativas para o Centro-Oeste nesta 3ª; também volta a chover no Sudeste

Publicado em 17/12/2019 10:29

 

LOGO nalogo

 

A previsão indica chuvas expressivas para o Centro-Oeste do país nas próximas 24 horas. "Áreas de instabilidade associadas a passagem de uma nova frente fria sobre o oceano, na altura do estado de São Paulo, e a um sistema de baixa pressão atmosférica que entre o Paraguai, o Paraná e o estado de Mato Grosso do Sul, vão estimular a formação de nuvens carregadas em áreas do Centro-Oeste nesta terça-feira", afirma a Climatempo. 

Segundo o Modelo Cosmo do Instituto Nacional de Meteorologia (Inmet), são esperadas chuvas expressivas principalmente no Mato Grosso do Sul. Os mapas indicam que as precipitações devem ficar entre 30 e 40 mm em todo o estado, com destaque para pontos da região central e oeste, onde os volumes podem registrar 60 mm de precipitação. 

Também há condição de chuvas para todo o estado do Mato Grosso. De acordo com o modelo Cosmo, os volumes devem ser mais expressivos no norte do estado, com precipitação prevista entre 30 e 40 milímetros. Nas demais regiões do estado os volumes tendem a ser mais baixos, assim como em todo o Tocantins e oeste de Goiás. 

Segundo a Climatempo, a intensificação de um sistema de alta pressão atmosférica entre o Sudeste e o Nordeste do Brasil, está influenciando também o norte de Goiás e o Distrito Federal. " Por isso, a nebulosidade e as condições para chuva diminuem. A previsão para o norte de Goiás e para o Distrito Federal, incluindo Brasília, é de sol forte e nenhuma chuva nesta terça-feira", afirma a Climatempo. 

Veja o mapa de previsão de precipitação para as próximas 24 horas em todo o Brasil: 

Centro-Oeste
Fonte: Inmet 
 

Outras regiões

Continua chovendo de maneira expressiva no Paraná e em Santa Catarina nas próximas 24 horas. Segundo o modelo Cosmo, nos dois estados são esperados volumes entre 30 e 50 milímetros de precipitação. Já no Rio Grande do Sul apenas a região norte do estado tem condições de chuvas previstas, com até 40 mm de precipitação. 

A formação de uma nova frente fria traz de volta condições de chuvas para o Sudeste do país nos próximos dias. "Com o ar quente e úmido que já predomina sobre São Paulo, sobre o Rio de Janeiro e sobre o centro-sul e oeste de Minas Gerais, e a chegada da nova frente fria, estas regiões voltam a ficar em atenção para a chuva forte nesta terça-feira", afirma a Climatempo. 

Os modelos indicam chuvas para todo o estado de São Paulo a partir de quinta-feira (19), com volumes entre 30 e 40 milímetros de precipitação. Os mesmos volumes são esperados para o Rio de Janeiro. 

Também a partir de quinta-feira, volta a chover no sul de Minas Gerais, onde os volumes já foram significativos na última semana, sobretudo nas regiões de produção de café. As condições de chuvas devem permanecer até o final da semana na região e a partir do dia 20 (sexta-feira) há previsão de precipitações de até 60 milímetros no sul de MG. 

Veja o mapa de previsão de precipitação para as próximas 93 horas em todo o Brasil:

93 horas - Inmet
Fonte: Inmet

Últimas 24 horas 

Confirmando as previsões, nas últimas 24 horas os volumes mais expressivos de chuvas foram registradas na região sul do país, onde choveu nos três estados. 

No Paraná, os volumes foram mais expressivos, com precipitações entre 25 e 40 milímetros, com destaque para região oeste onde foram registradas as chuvas mais volumosas. 

Também choveu em todo o estado de Santa Catarina, com volumes entre 20 e 30 milímetros de precipitação em todas as regiões. Já no Rio Grande do Sul choveu na região norte do estado, com precipitações entre 20 e 25 mm. 

No extremo sul do Mato Grosso do Sul foram registradas chuvas de até 30 milímetros de precipitação. 

Veja o mapa de precipitação nas últimas 24 horas em todo o Brasil: 

Últimas 24 horas - Inmet
Fonte: Inmet 
Foto em Rio Verde (GO). Envio de Alex Zamonaro
Foto em Rio Verde (GO). Envio de Alex Zamonaro

Foto em Rio Verde (GO). Envio de Alex Zamonaro
Foto em Rio Verde (GO). Envio de Alex Zamonaro​

Foto em Rio Verde (GO). Envio de Alex Zamonaro
Foto em Rio Verde (GO). Envio de Alex Zamonaro​

Foto em Nova Andradina (MS). Envio do Eng Agrônomo João Guilherme Viola
Foto em Nova Andradina (MS). Envio do Eng Agrônomo João Guilherme Viola​

Vitório Orsolin Algeri, começando na agricultura, cuidando das plantas. Envio de Augustinho Orsolin
Vitório Orsolin Algeri, começando na agricultura, cuidando das plantas. Envio de Augustinho Orsolin​


Clique e envie sua foto ou vídeo e apareça aqui no Notícias Agrícolas! Fale com a gente através do
WhatsApp (19) 99767-0241, direct no Instagram @noticiasagricolasou use a hashtag #imangensdodia

Já segue nosso Canal oficial no WhatsApp? Clique Aqui para receber em primeira mão as principais notícias do agronegócio
Por:
Virgínia Alves
Fonte:
Notícias Agrícolas

RECEBA NOSSAS NOTÍCIAS DE DESTAQUE NO SEU E-MAIL CADASTRE-SE NA NOSSA NEWSLETTER

Ao continuar com o cadastro, você concorda com nosso Termo de Privacidade e Consentimento e a Política de Privacidade.

0 comentário