Tempo: Chuvas expressivas no Sul de Minas Gerais e todo o Centro-Oeste já nesta 5ª

Publicado em 19/12/2019 10:21

LOGO nalogo

Uma frente fria que estava atuando sobre o litoral paulista, está avançando pela região sudeste e traz mais condições de chuvas para o sul de Minas Gerais nos próximos dias. O sistema também influencia a formação de um canal de umidade pelo Centro-Oeste do país, onde também são esperados volumes expressivos também até o final de semana. 

"Se estendeu uma área de instabilidade por todo o Sudeste, Centro-Oeste até Rondônia, formandando um canal de umidade do norte do país até o Oceano, cortando toda a parte central", afirma o meteorologista Heráclio Alves, meteorologista do Instituto Nacional de Meteorologia (Inmet). 

Para a região Sudeste, o modelo Cosmo do Inmet indica volumes mais expressivos para o sul de Minas Gerais, região onde vem chovendo de maneira significativa desde o início de dezembro. Os  mapas indicam chuvas entre 30 e 50 milímetros para o sul do estado. Só não há previsão de chuvas para o norte de Minas Gerais, onde persiste um bloqueio na atmosfera impedindo que as chuvas avancem para a região. 

Ainda no Sudeste, também há previsão de chuvas para o Rio de Janeiro e Espírito Santo, com precipitações entre 20 e 30 milímetros. Também há previsão de chuvas para o estado de São Paulo, porém em volumes mais baixos. 

No Centro-Oeste do país, os volumes mais expressivos estão previstos para o Mato Grosso, com destaque para a região norte do estado, onde tendem a ser mais expressivos entre 20 e 40 milímetros de precipitação. 

Continua chovendo no Mato Grosso do Sul nas próximas 24 horas. Segundo o modelo Cosmo do Inmet, as chuvas mais volumosas continuam previstas para o sul do estado. Também há previsão de chuvas para todo o estado do Tocantins e do Goiás. 

O vórtice ciclônico continua atuando sobre a região nordeste do país, deixando a situação mais complicada nas áreas de produção agrícola. 

Segundo o meteorologista do Inmet, há condições de chuvas previstas apenas para o Tocantins e sul do Maranhão, mas ainda sem muita regularidade. Na região oeste da Bahia, segundo Heráclio, não há previsão de chuva e o clima deve  permanecer seco nos próximos dias. 

Já a região sul do Brasil também terá uma trégua nas chuvas e não há previsão de volumes expressivos até o final de semana para os três estados. A partir de sábado, a formação de uma nova frente fria, deve avançar sobre o sul do país, voltando a chover na região. 

Veja o mapa de previsão de precipitação para as próximas 24 horas em todo o Brasil: 

24h - Inmet
Fonte: Inmet 

Últimas 24 horas

Nas últimas 24 horas os volumes foram registrados no sul do país, Mato Grosso do Sul e áreas do Tocantins. 

Segundo os dados do Instituto Nacional de Meteorologia (Inmet), os volumes foram expressivos no Paraná e em Santa Catarina, com precipitações entre 20 e 30 milímetros nos dois estados. 

No Mato Grosso do Sul os volumes mais expressivos foram registrados no leste do estado, com até 30 milímetros de precipitação. 

No Tocantins, os volumes mais intensos foram registrados no leste do estado, com precipitação de até 50 milímetros. Nas demais áreas do estado também foram registradas chuvas, porém em volumes mais baixos. 

Veja o mapa de precipitação nas últimas 24 horas em todo o Brasil: 

Últimas 24 horas - Inmet
Fonte: Inmet 
 


 

 

Já segue nosso Canal oficial no WhatsApp? Clique Aqui para receber em primeira mão as principais notícias do agronegócio
Por:
Virgínia Alves
Fonte:
Notícias Agrícolas

RECEBA NOSSAS NOTÍCIAS DE DESTAQUE NO SEU E-MAIL CADASTRE-SE NA NOSSA NEWSLETTER

Ao continuar com o cadastro, você concorda com nosso Termo de Privacidade e Consentimento e a Política de Privacidade.

0 comentário