Frente fria avança e chuvas chegam ao Rio Grande do Sul na quarta-feira

Publicado em 14/01/2020 10:07 e atualizado em 14/01/2020 10:55

LOGO nalogo

A passagem de uma frente fria pelo Sul do país deve levar mais condições de chuvas para o Rio Grande do Sul a partir de quarta-feira (15). Segundo Tiago Robles, Meteorologista da Oráculo Meteorologia, a previsão indica que os maiores volumes são esperados para o oeste e centro do estado. 

Ainda de acordo com o meteorologista, o sistema deve passar de maneira muito rápida pela região, o que leva condições de tempestades e ventanias em todas as áreas, destacando que as previsões indicam que as chuvas não devem ser tão expressivas como as da última semana e ainda acontecem de maneira irregular. 

O modelo Cosmo do Instituto Nacional de Meteorologia (Inmet) também indica que as chuvas devem voltar acontecer no Rio Grande do Sul a partir de quarta-feira. Apesar de voltar a chover, segundo os mapas, os volumes tendem a ficar mais expressivos a partir de sexta-feira (17), entre 60 e 70 milímetros. 

Veja o mapa de previsão do Inmet para o dia 17 no Rio Grande do Sul:

Sul - Inmet
Fonte: Inmet 

Após essas chuvas, os mapas indicam que o Rio Grande do Sul passará por mais um período de estiagem. Produtores de soja da região estão enfrentando problemas nas lavouras devido as altas temperaturas e a falta de chuva em todo o estado e já há estimativas de perda de produtividade na soja e no milho. 

As chuvas não têm sido expressivas na região porque os sistemas que dão condição de chuvas se formam, mas passam de maneira muito rápida pelo Rio Grande do Sul, não dando tempo para a formação de chuvas no estado. Quanto às temperaturas, segundo o meteorologista, as temperaturas tendem a ficar mais baixas com a passagem da frente fria. 

Veja o mapa de previsão dividido em três períodos para o Rio Grande do Sul e mapa de temperaturas: 

Sul - Oráculo
Fonte: Oráculo Meteorologia
 

Mapa temperatura - Inmet

Fonte: Inmet 
 

Outras regiões 

Para as próximas 24 horas, os modelos indicam chuvas em pontos do Centro-Oeste e Sudeste. 

Segundo o Inmet, no Centro-Oeste, os volumes tendem tendem ser mais expressivos no norte do Mato Grosso, com precipitação entre 30 e 40 mm, podendo ser registradas chuvas de até 50 mm em alguns pontos. Também há previsão de chuvas para as demais áreas do estado, porém em volumes mais baixos. 

A previsão indica ainda mais chuvas para o Mato Grosso do Sul, onde as precipitações tendem a serem mais expressivas no sul do estado, entre 20 e 30 mm. Em Goiás, há previsão de chuvas apenas para o oeste do estado, mas em volumes baixos. Vale lembrar que pancadas de chuvas podem acontecer ao longo do dia, devido as altas temperaturas, o que é característico do Verão. 

Segundo a Climatempo, áreas de instabilidade se empalham pelo Sudeste de país e há risco de chuva forte em Minas Gerais e no Espírito Santo nesta terça-feira. 

"Apesar do afastamento da frente fria, não dá para descartar que volte e chover forte em outras regiões mineiras nesta terça-feira. A Zona da Mata Mineira e o Sul de Minas ficam em alerta para temporais", destaca a Climatempo. 

Veja a previsão de precipitação para as próximas 93 horas em todo o Brasil: 

93 horas - Inmet
Fonte: Inmet

Últimas 24 horas


Nas últimas 24 horas foram registradas chuvas expressivas no Mato Grosso do Sul. Dados do Inmet indicam que choveu em todo o estado, com precipitações entre 30 e 40 milímetros. 

Já no Mato Grosso, os volumes mais expressivos foram registrados no norte do estado, com acumulados de 60 milímetros.

Também foram registradas chuvas em São Paulo, com destaque para o leste do estado onde os volumes foram mais altos - 60 milímetros. Nas demais áreas os acumulados ficaram entre 20 e 30 mm. 

Nos estados do Matopiba os maiores volumes foram registrados no Tocantins e no Maranhão. No Tocantins, as maiores chuvas aconteceram no sul do estado, com precipitações entre 30 e 40 mm. Já no Maranhão, choveu de maneira expressiva na região, com precipitações de até 80 mm em alguns pontos. 

Veja o mapa de precipitação acumulada em todo o Brasil nas últimas 24 horas: 

24 horas - Inmet
Fonte: Inmet 
Milho em Capanema (PR). Envio da família Trevisan
Milho em Capanema (PR). Envio da família Trevisan

Foto em Itambaracá (PR). Envio de Ivan Alexandre
Foto em Itambaracá (PR). Envio de Ivan Alexandre

Soja em Coqueiros do Sul (RS). Envio de Diênefer Scherer
Soja em Coqueiros do Sul (RS). Envio de Diênefer Scherer

Soja em Caiapônia (GO). Envio de Valmor Jose Levulis
Soja em Caiapônia (GO). Envio de Valmor Jose Levulis​

Safra Milho no Rio Grande do Sul. Envio de Augusto Avozani
Safra Milho no Rio Grande do Sul. Envio de Augusto Avozani


Clique e envie sua foto ou vídeo e apareça aqui no Notícias Agrícolas! Fale com a gente através do 
WhatsApp (19) 99767-0241, direct no Instagram @noticiasagricolasou use a hashtag #imangensdodia

Já segue nosso Canal oficial no WhatsApp? Clique Aqui para receber em primeira mão as principais notícias do agronegócio
Por:
Virgínia Alves
Fonte:
Notícias Agrícolas

RECEBA NOSSAS NOTÍCIAS DE DESTAQUE NO SEU E-MAIL CADASTRE-SE NA NOSSA NEWSLETTER

Ao continuar com o cadastro, você concorda com nosso Termo de Privacidade e Consentimento e a Política de Privacidade.

0 comentário