Antes da chuva: Temperaturas sobem em todo Brasil e sul do país terá dias quentes

Publicado em 23/06/2020 10:20 e atualizado em 23/06/2020 13:11

LOGO nalogo

As previsões mais recentes do Insituto Nacional de Meteorologia (Inmet) apontam que as chuvas devem retornar ao sul do país ainda nesta semana. O sistema, no entanto, ainda está em formação pelo Uruguai e os volumes mais significativos devem ser registrados apenas a partir de quinta-feira (25) no Rio Grande do Sul.

Até lá, o que chama atenção nos mapas é que as temperaturas devem se elevar em todo o país, inclusive nos três estados da região sul. Vale lembrar que as previsões anteriores já indicavam um começo de Inverno com temperatura mais elevada em todas as regiões em 2020.

Segundo o modelo de previsão de temperatura do Inmet, as temperaturas já começam a subir nas próximas 24 horas no Rio Grande do Sul, com mínimas entre 18 e 20 graus. A previsão é a mesma para Santa Catarina e Paraná. "O sol forte e o ar seco predominam sobre a Região Sul. Mas a fronteira do Rio Grande do Sul com o Uruguai volta a ter pancadas de chuva  por causa da passagem de uma frente fria pelo mar,  e da intensificação de uma área de baixa pressão atmosférica sobre o norte da Argentina", destaca a Climatempo. 

A tendência é que na quinta-feira (25), antes da chuva, as temperaturas fiquem ainda mais elevadas, podendo ser registradas até 30ºC em algumas regiões do Rio Grande do Sul. Nesta data, para Santa Catarina e Paraná, os termômetros devem ficar entre 22 e 26 graus. "Enquanto  a chuva não vem,  o calor aumenta nos três estados da região sul do Brasil.  temperaturas acima dos 30°C poderão ser observadas nesta terça-feira.  A região da grande Porto Alegre tem calor em torno dos 30°C", afirma a previsão da Climatempo.

Veja o mapa de previsão de temperatura para as próximas 93 horas em todo o Brasil: 

Temperaturas - Inmet - 2306
Fonte: Inmet 

 

No Sudeste, apesar de leves altas, as tendência é que as temperaturas fiquem mais amenas quando comparado com as demais regiões. Segundo o Inmet, apenas o oeste de São Paulo deve ficar entre 26ºC e 28ºC. Minas Gerais, Rio de Janeiro e Espírito Santo não deve ultrapassar a casa dos 22 graus. 

O ar seco segue predominante em quase todo o Brasil. Também na quinta-feira, no Centro-Oeste, podem ser registradas temperaturas de até 32ºC. Além disso, também é esperado que a umidade relativa do ar fique abaixo dos 30% em algumas regiões. 

Veja o mapa com a umidade relativa do ar na última segunda-feira (22): 

Mapa umidade relativa do ar - Inmet/Climatempo 2306

Fonte: Inmet/Climatempo

 

A mudança de padrão na região sul deve começar acontecer a partir de quinta-feira (25). De acordo com o modelo Cosmo do Inmet, as chuvas mais expressivas devem acontecer somente a partir de sexta-feira (26), com até 30 mm de precipitação no Rio Grande do Sul. 

Também na sexta-feira (26), as chuvas devem avançar para o norte do estado, atingindo ainda todas as regiões de Santa Catarina e centro-sul do Paraná. Para ambos os estados são esperados volumes entre 20 e 30 mm. A expectativa é que a chuva chegue até o sul do Mato Grosso do Sul. Produtores de milho da região contam as chuvas do final de semana para garantir um bom desenvolvimento do milho. 

Veja o mapa de previsão de precipitação para as próximas 93 horas em todo o Brasil: 

93 horas - Inmet - 2306
Fonte: Inmet 

Colheita de Milho em Campo Novo do Parecis (MT). Envio de Nivaldo Forastieri
Colheita de Milho em Campo Novo do Parecis (MT). Envio de Nivaldo Forastieri​

Foto em Rio Verde (GO). Envio de Alex Zamonaro
Foto em Rio Verde (GO). Envio de Alex Zamonaro

Colheita de milho safrinha. Guarantã do Norte (MT). Envio de Tiago Daniel
Colheita de milho safrinha. Guarantã do Norte (MT). Envio de Tiago Daniel​

Heitor e Maria Eduarda olhando o gado no curral em Mineiros (GO). Envio de Beatriz Fusco
Heitor e Maria Eduarda olhando o gado no curral em Mineiros (GO). Envio de Beatriz Fusco​

Feijão na Fazenda Florada da Paineira em Planura (MG). Envio de Raulean Rocha
Feijão na Fazenda Florada da Paineira em Planura (MG). Envio de Raulean Rocha​

Clique e envie sua foto ou vídeo e apareça aqui no Notícias Agrícolas! 
Fale com a gente através do WhatsApp (19) 99767-0241, direct no Instagram @noticiasagricolas ou use as hashtags #imangensdodia
 


 

 

 

Já segue nosso Canal oficial no WhatsApp? Clique Aqui para receber em primeira mão as principais notícias do agronegócio
Por:
Virgínia Alves
Fonte:
Notícias Agrícolas

RECEBA NOSSAS NOTÍCIAS DE DESTAQUE NO SEU E-MAIL CADASTRE-SE NA NOSSA NEWSLETTER

Ao continuar com o cadastro, você concorda com nosso Termo de Privacidade e Consentimento e a Política de Privacidade.

0 comentário