Inmet: Previsão para o próximo trimestre indica chuvas abaixo da média para o Centro-Oeste e áreas do Sul

Publicado em 31/08/2020 10:26 e atualizado em 31/08/2020 14:38 9049 exibições

LOGO nalogo

As previsões mais recentes do Instituto Nacional de Meteorologia (Inmet) indicam que o último dia de Agosto tem previsão de chuvas para o Rio Grande do Sul, devido a passagem de uma nova frente fria pela região que também já derruba as temperaturas no estado. Já as previsões de anomalias para os próximos três meses do Inmet, indicam chuvas abaixo da média para áreas do Centro-Oeste e principalmente para Santa Catarina, onde a situação tende a ser mais crítica. 
 
Para os próximos dias, o modelo Cosmo do Inmet sinaliza chuvas entre 20 e 30 milímetros de precipitação para o Centro-Sul do Rio Grande do Sul. As temperaturas também ficam mais amenas no RS, após uma semana com as máximas elevadas. Segundo o Inmet, os termômetros devem ficar entre 8 e 12 graus nas próximas 24 horas.  As previsões continuam indicando que o sistema não terá forças para avançar para os demais estados. Apenas no dia 4 de setembro o extremo sul de Santa Catarina pode voltar a registrar chuvas com até 20 mm de precipitação. 

Veja o mapa de previsão de precipitação para as próximas 93 horas: 

93 horas - Inmet - 3108
Fonte: Inmet 

 

Mamedes Luiz Melo, meteorologista do Inmet, afirma que as condições de alerta continuam válidas para toda região central do Brasil. Nos últimos dias o Centro-Oeste registrou umidade relativa do ar abaixo de 12% e a tendência é que de as temperaturas sigam elevadas, assim como a umidade relativa do ar abaixo do ideal. "As temperaturas devem passar os 40 graus novamente e umidade permanece em baixa. Além de ser prejudicial à saúde, também favorece o risco de incêndios", comenta Mamedes. 

Seguindo a climatologia, a estação chuvosa no Centro-Oeste começaria na segunda quinzena de setembro, junto com o fim do vazio sanitário para plantio da soja. Os mapas, no entanto, até o momento ainda não indicam chuvas expressivas para o período. "É uma condição que precisamos continuar acompanhando, mas até o momento os modelos não indicam condições de chuvas", comenta. 

Veja o mapa de previsão de temperatura para as próximas 93 horas: 

Temperaturas - 93 horas - Inmet 3108
Fonte: Inmet 

 

O mapa de previsão de anomalias para setembro, outubro e novembro indicam chuvas abaixo da média para algumas regiões do país. Para o Centro-Oeste, no Mato Grosso algumas áreas do estado podem ficar com volumes entre 10 e 50 mm abaixo do esperado. A situção tende a ser mais crítica em Goiás, onde todo o estado tende a ficar com chuvas abaixo do esperado, entre 100 e 200 mm de défict hídrico. A fase mais crítica deve ser registrada no mês de outubro em todo o Centro-Oeste. 

Veja o mapa de previsão de anomalias de precipitação para os próximos 3 meses: 

Anomalia três meses
Fonte: Inmet 

Para as demais áreas do Brasil, os modelos chamam atenção com a previsão de anomalias de precipitação para Santa Catarina. Segundo o modelo, o estado pode receber até 300 mm a menos de chuva no trimestre. Assim como no Brasil Centra, o período mais crítico tende a ser no mês de outubro, sobretudo na área central do estado. A tendência é que os volumes também sejam mais baixos para o Paraná. A previsão de anomalia indica volumes entre 50 e 100 mm para o estado no trimestre. 

Em contrapartida, o Rio Grande do Sul que enfrentou uma intensa seca na última safra, tende a ter entre 50 e 100 mm a mais de chuvas no período. Os volumes mais altos para o estado devem ser registrados no mÊs de setembro, entre 50 e 75 mm acima da média. 

Veja o mapa de previsão de anomalias separados por período: 

 

Anomalia Setembro - Inmet - 3108Anomalia Outubro - Inmet - 3108Anomalia Novembro - Inmet - 3108
Fonte: Inmet

 

Mato Dentro, enviado por Vera Amalfi Olivi
Mato Dentro, enviado por Vera Amalfi Olivi

Mato Dentro, enviado por Vera Amalfi Olivi
Mato Dentro, enviado por Vera Amalfi Olivi​

Colheita de milho Cruzália/SP - Propriedade Humberto Totti Netto
Colheita de milho Cruzália/SP - Propriedade Humberto Totti Netto​

Marcelo Lima - Taquarituba SP
Marcelo Lima - Taquarituba SP​

Colheita de milho - Cruzália SP - Propriedade Humberto Totti Netto
Colheita de milho - Cruzália SP - Propriedade Humberto Totti Netto​


Clique e envie sua foto ou vídeo e apareça aqui no Notícias Agrícolas! Fale com a gente através do 
WhatsApp (19) 99767-0241, direct no Instagram @noticiasagricolas ou use a hashtag #imangensdodia
 

 

Por:
Virgínia Alves
Fonte:
Notícias Agrícolas

RECEBA NOSSAS NOTÍCIAS DE DESTAQUE NO SEU E-MAIL CADASTRE-SE NA NOSSA NEWSLETTER

0 comentário