HOME VÍDEOS NOTÍCIAS DADOS DA SAFRA METEOROLOGIA FOTOS

Inmet destaca quarta-feira com muitas pancadas de chuvas para o Brasil Central

Publicado em 21/10/2020 10:22 e atualizado em 22/10/2020 06:34 4080 exibições
Previsão indica ainda chances de queda de granizo no Centro-Sul de Minas Gerais

LOGO nalogo

Segundo as previsões do Instituto Nacional de Meteorologia (Inmet), a quarta-feira (21) tem previsão de muita pancada de chuvas para o Brasil Central. De acordo com Mamedes Luiz Melo, meteorologista do Inmet, as chuvas podem acontecer com intensidade no Mato Grosso, Goiás e Minas Gerais. 

 

Chove de maneira irregular em toda a região desde o começo desta semana e a tendência é de regularização das chuvas nos próximos dias em todo o Centro-Oeste brasileiro. Falando em volumes, o modelo Cosmo indica chuvas para os três estados e também para São Paulo. "No centro-sul de Minas Gerais podemos ter novas quedas de granizo devido ao aquecimento e umidade", afirma o meteorologista. 

Segundo a Climatempo, o ar úmido está espalhado por quase todo país e a circulação dos ventos ajuda no crescimento de grandes nuvens, com potencial para provocar temporais."No sul e leste de São Paulo, deve chover com fraca a moderada intensidade à tarde e à noite. No norte de Minas, as pancadas de chuva ocorrem a partir da tarde", afirma a previsão. 

Também tem alerta para temporais para noroeste  do Rio De Janeiro, no oeste do Espírito Santo, sobre o noroeste de Minas Gerais, o Vale do Jequitinhonha e o Vale do Rio Doce. "Também não tem risco de temporais no Tocantins e nem no norte e leste do Pará e no sul do Amapá", complementa. Já para o Centro-Oeste, a tendência é de períodos com sol, ar abafado e pancadas de chuvas com raios entre a tarde e noite desta quarta-feira (21). 

Veja o mapa de previsão de precipitação para as próximas 93 horas: 


93 horas - Inmet - 2110
Fonte: Inmet 

 

A partir de sexta-feira, dia 23, novo sistema deve entrar pelo extremo sul do Rio Grande do Sul, devolvendo as chances de chuvas para o estado. Segundo o Cosmo, neste dia, são previstos acumulados de até 30 mm. 

A tendência é de evolução do sistema para as mais áreas do estado, com precipitação entre 20 e 30 mm em todo centro-sul do estado. O modelo mostra ainda tendência de que o sistema avance para o Centro-Norte do Brasil, aumentando inclusive os volumes de chuvas para o Mato Grosso. 

Os modelos do Inmet vão de encontro com as atualizações do modelo GFS divulgadas nesta quarta-feira (21). Segundo o NOAA, no período entre 21 e 29 de outubro, os maiores volumes continuam sendo previstos para o Sudeste, com chances de precipitação entre 90 e 100 mm. O modelo indica ainda chances de chuvas entre 50 e 60 mm em todo o Centro-Oeste. 

Já para o período entre 29 de outubro e 6 de novembro, o GFS sinaliza continuação das chuvas para o Sudeste e Centro-Oeste, mas indica tempo estável para a parte sul do Brasil. 

Veja o mapa de previsão estendida para todo o Brasil: 

NOAA - 2110
Fonte: NOAA 

Fazenda Reconquista em Jateí/MS Foto enviada por Nereu Cesar Medeiros
Fazenda Reconquista em Jateí/MS Foto enviada por Nereu Cesar Medeiros

Colheita de trigo em Campinas do Sul/RS Foto enviada por André De Maman
Colheita de trigo em Campinas do Sul/RS Foto enviada por André De Maman​

Fazenda Reconquista em Jateí/MS Foto enviada por Nereu Cesar Medeiros
Fazenda Reconquista em Jateí/MS Foto enviada por Nereu Cesar Medeiros​

Clique e envie sua foto ou vídeo e apareça aqui no Notícias Agrícolas! Fale com a gente através do WhatsApp (19) 99767-0241, direct no Instagram @noticiasagricolas ou use a hashtag #imangensdodia
 

Por:
Virgínia Alves
Fonte:
Notícias Agrícolas

RECEBA NOSSAS NOTÍCIAS DE DESTAQUE NO SEU E-MAIL CADASTRE-SE NA NOSSA NEWSLETTER

0 comentário