HOME VÍDEOS NOTÍCIAS METEOROLOGIA FOTOS

Chuvas avançam para Matopiba e Nordeste e previsão indica novo período seco no Centro-Sul do Brasil

Publicado em 20/11/2020 09:59 e atualizado em 20/11/2020 13:15
Segundo Inmet, toda a região deve ficar pelo menos sete dias sem condição de chuvas

LOGO nalogo

Após uma semana com chuvas mais abrangentes a previsão do tempo indica que a região Centro-Sul do Brasil volta a ter tempo seco na maior área já a partir desta sexta-feira (20). Segundo Heráclio Alves, meteorologista do Instituto Nacional de Meteorologia (Inmet), para as próximas 24 horas apenas o norte do Mato Grosso, áreas de Goiás e norte de Minas Gerais mantém a condição de chuvas, com tendência de avanço do sistema para áreas do Matopiba e Nordeste. 

"Uma massa de ar seco começou a se espalhar pelo centro-sul do Brasil fazendo a nebulosidade diminuir muito sobre o Sul do Brasil, São Paulo, Mato Grosso do Sul e também sobre sul e centro-oeste de Mato Grosso", complementa a Climatempo. 

Falando em volumes, nas próximas 24 horas, o norte de Minas Gerais pode ter chuvas entre 20 e 30 mm. No Mato Centro-Oeste, as chuvas podem acontecer em Goiás e no Mato Grosso, porém com volumes mais baixos. Apenas no centro de Goiás as precipitações poderão ser mais expressivas com até 60 mm.   

A partir desta sexta-feira (20) as chuvas já serão mais volumosas para áreas do Matopiba. De acordo com Heráclio, o sul do Maranhão, sul do Piauí, centro-oeste e sul da Bahia devem registrar as chuvas mais volumosas. Também volta a chover em toda a região Nordeste nos próximos dias. 

A tendência é que as condições de chuvas persistam nessas áreas durante todo o final de semana. Entre sábado e domingo (22), os maiores volumes são previstos na Bahia e Piauí. Também neste período, podem ocorrer chuvas isoladas para áreas do Mato Grosso, Goiás e Minas Gerais. 

Veja o mapa de previsão de precipitação para as próximas 93 horas: 

93 horas - Inmet - 2011
Fonte: Inmet 

 

Últimos 5 dias 

Segundo dados coletados nas estações meteorológicas do Inmet, choveu em quase todo o país nos últimos cinco dias. Apenas a região Nordeste permaneceu com tempo seco no período.

Na região do Matopiba, os maiores volumes foram registrados no Tocantins com precipitação entre 50 e 100 mm na parte norte do estado. As demais regiões receberam chuvas entre 20 e 30 mm. Maranhão, Bahia e Piauí registram chuvas entre 20 e 30 mm. 

No Sudeste, os maiores volumes foram registrados em Minas Gerais, com acumulados entre 30 e 60 mm. No Rio de Janeiro os volumes também ficaram entre 30 e 40 mm, enquanto São Paulo e Espírito Santo tiveram chuvas entre 20 e 25 mm. 

Na região Centro-Oeste, Goiás recebeu os maiores volumes com acumulados entre 40 e 60 mm. No Mato Grosso, as chuvas ainda aparecem de maneira irregular, sendo os maiores volumes registrados no centro-oeste do estado, com volumes entre 60 e 100 mm. No Mato Grosso do Sul, a distribuição da chuva foi ainda mais irregular, ficando entre 20 e 25 mm. 

Também choveu na região sul do Brasil. No Paraná os volumes ficaram entre 20 e 40 mm. Em Santa Catarina os acumulados ficaram entre 20 e 25 mm. Já no Rio Grande do Sul, os volumes continuaram mais baixos, com destaque para região oeste que continua sem chuvas expressivas. 

Veja o mapa de precipitação acumulada nos últimos 5 dias: 

Últimos 5 dias
Fonte: Inmet 

Clevelândia-PR. Foto: Luciano Bonetti
Clevelândia-PR. Foto: Luciano Bonetti​

Soja safra 20/21 Município São Félix do Araguaia-MT Foto: Alessandro Louis
Soja safra 20/21 Município São Félix do Araguaia-MT Foto: Alessandro Louis

Soja em Espigão alto do Iguaçu PR. Foto: Wilson Deitoz
Soja em Espigão alto do Iguaçu PR. Foto: Wilson Deitoz​

Área de Soja Região de Jardim-MS. Soja em pleno desenvolvimento. Produtor João Rubmar. Foto: Anderson Santos
Área de Soja Região de Jardim-MS. Soja em pleno desenvolvimento. Produtor João Rubmar. Foto: Anderson Santos​

Soja desafio, fazenda São João do Monge, Água Fria de Goiás, GO. Foto: Carlos Eduardo Ceolin
Soja desafio, fazenda São João do Monge, Água Fria de Goiás, GO. Foto: Carlos Eduardo Ceolin​

Envie sua foto ou vídeo e apareça aqui no Notícias Agrícolas! Fale com a gente através do WhatsApp (19) 99767-0241, direct no Instagram @noticiasagricolas ou use a hashtag #imangensdodia
 

Já segue nosso Canal oficial no WhatsApp? Clique Aqui para receber em primeira mão as principais notícias do agronegócio
Por:
Virgínia Alves
Fonte:
Notícias Agrícolas

RECEBA NOSSAS NOTÍCIAS DE DESTAQUE NO SEU E-MAIL CADASTRE-SE NA NOSSA NEWSLETTER

Ao continuar com o cadastro, você concorda com nosso Termo de Privacidade e Consentimento e a Política de Privacidade.

0 comentário