HOME VÍDEOS NOTÍCIAS DADOS DA SAFRA METEOROLOGIA FOTOS

Climatempo: Frente fria e ciclone extratropical deixam região Sul do BR em alerta para temporal no fim de semana

Publicado em 15/01/2021 10:35 e atualizado em 15/01/2021 11:26 10807 exibições

LOGO nalogo

De acordo com as previsões mais recentes da Climatempo, o final de semana será marcado pela chegada de uma nova frente fria associada a um ciclone extratropical que avança pelo Sul do Brasil, aumentando os riscos de temporais com chuva e ventos fortes no Rio Grande do Sul, Santa Catarina e Paraná.

A consultoria destaca que a frente fria deve chegar na região sul já neste sábado (16), aumentando as áreas de instabilidade a partir tarde em todo o Rio Grande do Sul. "No centro-sul e no oeste gaúchos a previsão é de chuva forte e volumosa e a chuva começa ainda no período da manhã. Há previsão de temporais, com chuva e vento fortes também no noroeste e no norte do RS, no interior de SC e do PR", afirma a previsão. 

A tendência é que a partir de domingo as áreas de instabilidade se espalhem, com risco de temproais em quase todas as áreas da região sul. "No leste de SC e do PR é que o tempo ainda fica aberto e as pancadas de chuva ocorrem de forma mais localizada e com menor volume acumulado, principalmente entre a tarde e a noite", prevê a consultoria. 

Falando em volumes, o modelo Cosmo do Instituto Nacional de Meteorologia (Inmet) tem a previsão de acumulados entre 20 e 40 mm no oeste do Rio Grande do Sul a partir de domingo (17) e áreas de instabilidade em toda a região sul do Brasil a partir de sábado.

As previsões do Inmet vão de encontro com a Climatempo e, o modelo Cosmo sinaliza para chuvas intensas avançando para toda área nos próximos dias, com precipitação de 70 mm em algumas áreas. Para Santa Catarina e Paraná, o modelo também indica chuvas expressivas, com precipitação entre 20 e 60 mm nos dois estados. 

Veja o mapa de previsão de precipitação para os próximos dias no Sul do Brasil: 

Sul - Inmet - 1501
Fonte: Inmet 

 

As previsões mostram ainda que as áreas de instabilidade devem avançar até áreas do Sudeste e Centro-Oeste do Brasil no final de semana. A Climatempo destaca que o estado de São Paulo continua em alerta para temporais nos próximos dias. "Os ventos continuam canalizando muito ar quente e úmido vindo do Norte do país em direção à São Paulo", afirma. 

Para o Centro-Oeste, o modelo Cosmo mantém áreas de instabilidade para toda área, com destaque para o Mato Grosso e Mato Grosso do Sul que devem receber os maiores volumes, entre 20 e 40 mm nas próximas 36 horas. Também há previsão de chuvas para Goiás, porém com volume mais baixo. 

O Inmet também prevê chuvas para o Tocantins, com precipitação de até 60 mm no sul do estado. Há ainda previsão de chuvas para os demais estados do Matopiba, mas com volumes baixos. 

Veja o mapa de previsão de precipitação para as próximas 93 horas: 

93 horas - Inmet
Fonte: Climatempo 

 

 

 

 

Por:
Virgínia Alves
Fonte:
Notícias Agrícolas

RECEBA NOSSAS NOTÍCIAS DE DESTAQUE NO SEU E-MAIL CADASTRE-SE NA NOSSA NEWSLETTER

1 comentário

  • fabio schneider panambi - RS

    Vamos estar confiante, pois na ultima de 70 mm previstos foram 7mm.

    0
    • Andre Zampieri Bozano - RS

      Bozano/RS divisa com Ijui 15 mm

      0