Inmet desmente previsão de onda intensa de calor em fevereiro

O Insituto Nacional de Meteorologia (Inmet) divulgou neste início de semana, um comunicado oficial desmentindo a previsão de uma forte onda de calor para o mês de fevereiro. O texto tem sido compartilhado nas mídias sociais desde a semana passada.
"INMET esclarece que o texto recentemente vinculado nas redes sociais sobre uma PREVISÃO DE FORTE ONDA DE CALOR NO MÊS DE FEVEREIRO não procede. Essa informação não possui qualquer fundamento técnico/científico e nenhuma base de estudo ou pesquisa climatológica ou de previsão climática, tratando-se, portanto, de NOTÍCIA FALSA", destacou a publicação oficial.
Em entrevista ao Notícias Agrícolas, na segunda-feira (1), o meteorologista Mamedes Luiz Melo destacou que apenas estado do Rio de Janeiro vem registrando temperaturas acima da média, com previsão de queda no termômetro a partir do dia 4, próxima quinta-feira.
Ainda segundo o especialista, para caracterizar "onda de calor", é necessário que a região apresente por, pelo menos, cinco dias, temperaturas acima da média esperada. Nas demais regiões do Brasil, segundo Mamedes, as condições estão dentro do previsto para o verão.
>>> Previsão: Inmet emite alerta amarelo para tempestade em toda região Sul do Brasil
0 comentário
Alertas de tempestade ao longo do fim de semana se concentram entre Sul, Sudeste e Centro-Oeste
Açúcar sobe nesta 6ª feira e encerra semana com ganhos acima de 2% em Nova Iorque
NOAA revisa dados de La Niña e prevê possível transição para El Niño no segundo semestre
Novo alerta de tempestades para o Sul e Sudeste a partir deste final de semana
Confira a previsão do tempo para esta sexta-feira (12) para todo o Brasil
La Niña ainda persiste, mas transição para neutralidade é esperada no 1º trimestre de 2026