HOME VÍDEOS NOTÍCIAS METEOROLOGIA FOTOS

Atenção no milho safrinha: Lazinski alerta para veranicos e antecipação do frio no centro-sul do Brasil

Publicado em 11/03/2021 10:49 e atualizado em 11/03/2021 11:53
Condições são características do La Niña, que perde intensidade, mas vai seguir influenciando o clima até o inverno

LOGO nalogo

Apesar dos modelos meteorológicos indicarem que o La Niña já começou a perder intensidade, o fenômeno deve seguir impactando as condições climáticas no Brasil até o final do primeiro semestre de 2021. As informações são de Luiz Renato Lazinski - agrometeorologista.

Segundo o especialista, a tendência até junho é da permanência de chuvas irregulares, com destaque para volumes mais baixos no centro-sul do Brasil e permanência de volumes acima da média na parte centro-norte. Além disso, a antecipação do frio, com avanço de massa de ar polar intensa e risco de geadas mais severas, gera uma preocupação ainda maior para o milho safrinha. 

Em relação as chuvas, Lazinski destaca que os modelos sinalizam para março e abril com chuvas abaixo da média no centro-sul do Brasil. "As chuvas que estávamos vendo, ainda que abaixo da média, migragram do centro-sul para o centro-norte do Brasil", comenta. 

O especialista relembra que o La Niña já impactou no plantio da soja, que atrasou devido ao clima adverso. "Está melhor que no ano passado, mas ainda chove abaixo do normal e agora tem esse de veranicos. Nós não conseguimos prever quando eles de fato acontecerão, mas o La Niña vai seguir persistindo e influenciando o clima no outono e no inverno", afirma o especialista. 

O mapa abaixo, modelo Europeu de previsão, sinaliza anomalia de chuva para os próximos 45 dias, entre 09/03 a 23/04/21: 

Irregularidade das chuvas - modelo Europeu - 45 dias

A preocupação agora é com o milho safrinha. Segundo Lazinski, no Paraná, por exemplo, o plantio está muito atrasado e fora da janela, com apenas 50% da área semeada. "Como o milho está atrasado, isso vai alongar o ciclo da cultura, que deve atrasar em pelo menos um mês a colheita e correr risco com massa de ar frio", acrescenta. 

A antecipação do frio é mais uma característica do La Niña. O especialista destaca que as temperaturas já estão mais baixas do que a média esperada para a época, como por exemplo, General Carneiro/PR que na manhã de quarta-feira (10) registrou temperatura mínima de 6 graus, segundo dados do agrometeorologista.

"O frio não vai chegar mais cedo, ele já chegou. O frio vem antes e vai embora mais tarde em todo o centro-sul do Brasil. As condições atmosféricas estão muito favoráveis para o avanço de massa de ar polar mais cedo e mais intensa", complementa. Destaca ainda que o maior risco é previsto para o oeste do Paraná, Mato Grosso do Sul e sul de São Paulo. "Então além do veranico, corremos o risco de alongar o frio nessas áreas o que pode comprometer ainda mais", comenta. 

Anomalia de temperatura para o período dos próximos 45 dias, entre 09/03 e 23/04/21: 

Anomalia de temperatura para o período dos próximos 45 dias, entre 09/03 e 23/04/21
 

Atualização do NOAA mostra transição para El Niño entre abril e junho

A Administração Oceânica e Atmosférica (NOAA) atualizou na manhã desta quinta-feira (11) as condições do La Niña. "O La Niña continuou durante fevereiro, refletido por anomalias de temperaturas da superfície do mar abaixo da média (TSM), que se estendeu do oeste ao centro-leste do Oceano Pacífico", afirmou a publicação oficial. 

Segundo o NOAA, a maioria dos modelos prevê uma chance de 60% de uma transição do La Niña durante a Primavera de 2021 do Hemisfério Norte, entre abril e junho, ou seja, justamente entre o outono e inverno no Brasil. "O consenso do previsor concorda com esta transição e, em seguida, prevê uma continuação do ENSO-neutro pelo menos durante o verão no Hemisfério Norte", afirma. 

Lavoura de soja em Marechal Cândido Rondon (PR) - Eng. Agrônomo João Elias Hahn
Lavoura de soja em Marechal Cândido Rondon (PR) - Eng. Agrônomo João Elias Hahn

Plantio de milho 2021 no condomínio de Silos Agroparaiso em Palotina (PR) - Giovani
Plantio de milho 2021 no condomínio de Silos Agroparaiso em Palotina (PR) - Giovani

Colheita de soja na Escola Gleba Rio Vermelho em Rondonópolis (MT) - Clodoaldo Alves Bezerra
Colheita de soja na Escola Gleba Rio Vermelho em Rondonópolis (MT) - Clodoaldo Alves Bezerra

Belíssimo arco-íris na safrinha de milho em Roncador (PR) - Junior Flora
Belíssimo arco-íris na safrinha de milho em Roncador (PR) - Junior Flora

Envie sua foto ou vídeo e apareça aqui no Notícias Agrícolas! Fale com a gente através do WhatsApp (19) 99767-0241, direct no Instagram @noticiasagricolas ou use a hashtag #imagensdodia
 

Já segue nosso Canal oficial no WhatsApp? Clique Aqui para receber em primeira mão as principais notícias do agronegócio
Por:
Virgínia Alves
Fonte:
Notícias Agrícolas

RECEBA NOSSAS NOTÍCIAS DE DESTAQUE NO SEU E-MAIL CADASTRE-SE NA NOSSA NEWSLETTER

Ao continuar com o cadastro, você concorda com nosso Termo de Privacidade e Consentimento e a Política de Privacidade.

1 comentário

  • wenderson lambert pouso alegre - MG

    As previsões se baseiam somente no modelo da NOAA, que é o mais impreciso de todos o demais..., alias de todos os inumeros modelos matematicos e estatísticos que sao utilizados para previsoes de longo prazo...., o unico que fala em La Niña ainda é o NOAA..., o proprio prof Molion, em palestra recente, ja demonstrou, com dados claros, que ja passamos a fase do La Niña e estamnos num vies neutro. E que comumente os tecncos do NOAA nao conseguem prever corretamente o que está ocorrendo na atmosfera agora, quanto mais daqui a tres ou quatro meses.

    15