HOME VÍDEOS NOTÍCIAS METEOROLOGIA FOTOS

Previsão do tempo: Sexta-feira com pancadas de chuvas em quase todo Brasil

Publicado em 12/03/2021 09:53 e atualizado em 12/03/2021 12:25
Ar úmido e quente favorece formação de nuvens carregadas; Região Sul continua com tempo estável nos próximos dias

LOGO nalogo

A sexta-feira (12) será marcada por pancadas de chuva em quase todo o Brasil, condição característica da estação. De acordo com as previsões da Climatempo, a grande disponibilidade de ar úmido e quente disponível sobre o Brasil e a circulação de ventos sobre o país continua favorecendo a formação de grandes áreas de instabilidade sobre a Região Norte e muitas áreas das Regiões Sudeste, Centro-Oeste e Nordeste. 

Como é característico do Verão, as pancadas devem acontecer entre à tarde e à noite desta sexta. "Durante esta sexta-feira, o ar continua quente sobre todo o Brasil. Temperaturas amenas ainda devem ser observadas ao amanhecer nos estados da região Sul", afirma a previsão. 

A consultoria destaca ainda alerta para temporais no Distrito Federal, norte e leste de Goiás e noroeste de Minas Gerais. Já no Maranhão, no sul do Piauí, no oeste da Bahia, em Mato Grosso, no centro-oeste sul de Goiás, no Triângulo Mineiro, no sul de Minas e São Paulo, o estado é de astenção para risco de pancadas de chuvas com intensidade entre moderada e forte, com raios e ventos fortes. 

Em relação aos volumes, o modelo Cosmo do Instituto Nacional de Meteorologia (Inmet) prevê que os acumulados mais expressivos são esperados para o Matopiba. O mapa mostra chuvas entre 20mm e 30mm no centro-norte do Tocantins e áreas do Maranhão. Para as demais áreas do Matopiba e também no Centro-Oeste, o modelo mantém a possibilidade de chuvas, porém com volumes mais baixos. 

Na região Sudeste, os maiores volumes são esperados para o leste de Minas Gerais, Espírito Santo e Rio de Janeiro, com previsão de precipitação entre 20mm e 30mm nas próximas 24 horas. Já para  região Sul do Brasil, os modelos apontam a permanência de tempo seco durante todo o final de semana.

Veja o mapa de previsão de precipitação para as próximas 93 horas: 

93 horas - Inmet - 1203
Fonte: Inmet 

 

A atualização do modelo GFS, divulgada nesta sexta-feira (12), pela Administração Oceânica e Atmosférica (NOAA) também mantém a previsão de tempos seco na região Sul do Brasil nos próximos sete dias, sobretudo no Rio Grande do Sul onde o tempo seco deve seguir com intensidade.

Segundo o modelo NOAA, apenas áreas de Santa Catarina e Paraná podem receber algumas chuvas no período entre 12 e 20 de março, com previsão de acumulados entre 40mm e 50mm.

Também neste período, o modelo norte-americano mantém a umidade no Sudeste do Brasil, porém com volumes mais baixos quando comparado com as últimas semanas. A região tem tendência de precipitação entre 40mm e 60mm. Já no Centro-Oeste e Matopiba, a tendência é de permanência das chuvas, com precipitação de até 100 mm no período.

Entre os dias 20 e 28 de março, o modelo apresenta o retorno das chuvas na região Sul do Brasil, mas ainda de forma gradual e sem chuvas generalizadas. O mapa mostra precipitação mais expressiva para extremo oeste do Rio Grande do Sul, com acumulados entre 90mm e 100mm. 

O NOAA mantém a umidade para o Centro-Oeste, mas diminui a intensidade das chuvas, com previsão de precipitação entre 70mm e 90mm no período. As mesmas condições são esperadas para o Sudeste. Já no Matopiba, a chuva deve continuar intensa no Maranhão e Piauí, com acumulados podendo ficar acima dos 100mm.

Veja o mapa de previsão estendida para todo Brasil: 

NOAA - 1203
Fonte: NOAA 


 

 

Últimos 5 dias 

Os maiores volumes de chuvas foram registrados em áreas do Sudeste e do Centro-Oeste nos últimos cinco dias, de acordo com dados coletados nas estações meteorológicas do Inmet. 

No Sudeste, o Espírito Santo registrou os maiores acumulados, com chuvas acima de 100mm na região central do estado. Choveu em todo estado de Minas Gerais, com precipitação entre 40mm e 80mm. No Rio de Janeiro, os acumulados chegaram a 60mm. Também choveu em São Paulo, com acumulados entre 20mm e 20mm em todo estado. 

Já no Centro-Oeste, os maiores volumes foram registrados no Mato Grosso, conforme indicavam as previsões. O noroeste do estado registrou chuvas acima dos 100mm. O mesmo volume foi registrado de forma pontual na região central do estado. Choveu em Goiás com acumulado entre 20mm e 30mm. 

Também choveu no Matopiba, com acumulados entre 20mm e 40mm, sendo os maiores volumes registrados na parte central do Tocantins. 

Na região Sul do Brasil, também conforme indicavam as previsões, o Rio Grande do Sul e Santa Catarina tiveram tempo estável, enquanto o Paraná registrou acumulados entre 20mm e 30mm. 

Veja o mapa de precipitação acumulada nos últimos cinco dias: 

Últimos cinco dias - Inmet - 1203
Fonte: Inmet 
 

+ Atenção no milho safrinha: Lazinski alerta para veranicos e antecipação do frio no centro-sul do Brasil

+ Chuvas continuam chegando a Mato Grosso e prefeitura da Sorriso decreta estado de emergência
 

Tamanho do ganizo que caiu na terça em Itaiópolis (SC) - Paulo Marcelo Adamek
Tamanho do ganizo que caiu na terça em Itaiópolis (SC) - Paulo Marcelo Adamek

Lavoura prejudicada pelo ganizo que caiu na terça em Itaiópolis (SC) - Paulo Marcelo Adamek
Lavoura prejudicada pelo ganizo que caiu na terça em Itaiópolis (SC) - Paulo Marcelo Adamek

Colheita de soja na Fazenda Água Azul no município Tupaciguara (MG) - Celso Vale
Colheita de soja na Fazenda Água Azul no município Tupaciguara (MG) - Celso Vale

Colheita de Soja em Cristais (MG) - Márcio Rodrigues
Colheita de Soja em Cristais (MG) - Márcio Rodrigues

Colheita de soja na Fazenda Água Azul no município Tupaciguara (MG) - Celso Vale
Colheita de soja na Fazenda Água Azul no município Tupaciguara (MG) - Celso Vale

Produtor Oldair Lavarda em sua produção de grãos na Fazenda Rolete em Honório Serpa (PR)
Produtor Oldair Lavarda em sua produção de grãos na Fazenda Rolete em Honório Serpa (PR)

Pé de romã no município de Candelária (RS) - Eliseu Brixner
Pé de romã no município de Candelária (RS) - Eliseu Brixner

Envie sua foto ou vídeo e apareça aqui no Notícias Agrícolas! Fale com a gente através do WhatsApp (19) 99767-0241, direct no Instagram @noticiasagricolas ou use a hashtag #imagensdodia

 

 

Já segue nosso Canal oficial no WhatsApp? Clique Aqui para receber em primeira mão as principais notícias do agronegócio
Por:
Virgínia Alves
Fonte:
Notícias Agrícolas

RECEBA NOSSAS NOTÍCIAS DE DESTAQUE NO SEU E-MAIL CADASTRE-SE NA NOSSA NEWSLETTER

Ao continuar com o cadastro, você concorda com nosso Termo de Privacidade e Consentimento e a Política de Privacidade.

0 comentário