Modelos mostram chuvas se espalhando pelo Brasil; Climatempo alerta para risco de temporal no Sudeste e Centro-Oeste
![]()
Os modelos meteorológicos apontam que os próximos dias serão marcados por chuvas em boa parte do Brasil. A umidade avança nas regiões produtoras do país, e para as próximas 24 horas, a consultoria Climatempo alerta para temporais no Sudeste, Centro-Oeste do Brasil.
Segundo a previsão, o deslocamento de uma frente fria pelo litoral do Sudeste está favorecendo a formação de nuvens carregadas em todos os estados da região. "Fortes pancadas de chuva ocorreram na noite da segunda-feira no norte do RJ, na região de Muriaé (MG) e no sul do Espírito Santo. Nesta terça-feira, esta frente fria chega ao Espírito Santo", afirma a Climatempo.
A consultoria alerta ainda para risco de temporais no norte de São Paulo, Triângulo Mineiro, sul de Minas Gerais, Zona da Mata Mineira, sul de Goiás e norte do Mato Grosso do Sul. "Atenção para o risco de chuva forte com raios e rajadas de vento (isolada) no centro-oeste, leste e leste do Mato Grosso do Sul, no Mato Grosso, centro-sul e oeste de Goiás, no centro-oeste de São Paulo, no litoral e sul do Rio de Janeiro, no centro de Minas Gerais, incluindo Belo Horizonte, e sul do Espírito Santo", complementa.
Para os próximos dias, o modelo Cosmo do Instituto Nacional de Meteorologia (Inmet), também prevê a permanência da umidade nessas áreas. Para as próximas 24 horas, o modelo indica os maiores acumulados no Mato Grosso, com acumulados entre 20mm e 30mm no período. A tendência é da permanência dessas condições nos próximos dois dias, até a chegada de um novo sistema pelo Sul do Brasil.
Veja o mapa de previsão de precipitação prevista para as próximas 93 horas:
O modelo GFS também prevê condição para chuva no Brasil Central. Entre esta terça e quarta-feira (6), o modelo indica precipitação de até 20mm em São Paulo, sul de Minas Gerais, Rio de Janeiro, chuvas de até 12mm no Norte do Mato Grosso do Sul e precipitação entre 15mm e 20mm no Mato Grosso, com destaque para o noroeste do estado que deve receber os maiores volumes.
O mapa mostra ainda que, após trégua rápida nas chuvas no Paraná, a tendência é da entrada de um novo sistema no estado já na quinta-feira (7). Segundo o GFS, os volumes mais expressivos voltam a ser previstos para o Paraná, com acumulados entre 40mm e 45mm.
Mantém também a condição de umidade no Brasil Central até quinta-feira. As chuvas, na manhã desta terça-feira (5), se apresentavam de forma abrangente em São Paulo, Rio de Janeiro e Espírito Santo. Para Minas Gerais a previsão é de chuva em parte do estado, com precipitação entre de até 15mm.
Veja a previsão de precipitação nas próximas 48 horas, segundo o GFS:
De acordo com o modelo de previsão estendida, divulgado nesta terça-feira pela Administração Oceânica e Atmosférica (NOAA) prevê chuvas no Centro-Sul do Brasil nos próximos sete dias.
No período entre 5 e 13 de outubro, o NOAA prevê os maiores volumes para o Sudeste do Brasil, com até 90mm em algumas áreas. Mantém a condição de chuva no Mato Grosso do Sul, com precipitação de até 80mm no período.
Já a partir do dia 13, o NOAA prevê a formação de um corredor de umidade em toda área. Segundo o NOAA, além de manter as previsões de chuvas para o Sudeste do Brasil, também volta a chover de forma mais expressiva no Centro-Oeste, com precipitação entre 60mm e 90mm na área.
Veja o mapa de previsão de precipitação estendida para todo Brasil:
Últimas 24 horas
Confirmando as previsões anteriores, nas últimas 24 horas os maiores volumes de chuva foram registrados no Paraná. A atuação de dois sistemas favoreceu a formação de nuvens carregadas em toda área.
De acordo com dados coletados nas estações meteorológicas do Inmet, no Paraná foram registrados acumulados de até 40mm, com destaque para o noroeste do estado que recebeu os maiores volumes.
Também choveu no sul do Mato Grosso do Sul, entre 15mm e 20mm. Os mesmos volumes foram registrados em São Paulo, Minas Gerais e Rio de Janeiro.
Veja o mapa de precipitação acumulada nas últimas 24 horas:
0 comentário
Área entre São Paulo, Rio de Janeiro e Minas Gerais tem alerta vermelho para chuvas acumuladas
Temperaturas passam a ficar mais amenas no RS a partir desse fim de semana
Frente fria reforça chuva persistente e eleva o risco no Sudeste | Previsão 06/02/2026
Inmet alerta para grande acumulado de chuva no litoral do Nordeste na próxima semana
Calor intenso eleva risco para safras gaúchas, diz EarthDaily
Temporais deixam sudeste em alerta para riscos de enchentes e deslizamentos de terra