HOME VÍDEOS NOTÍCIAS METEOROLOGIA FOTOS

Modelos mostram chuvas se espalhando pelo Brasil; Climatempo alerta para risco de temporal no Sudeste e Centro-Oeste

Publicado em 05/10/2021 10:17 e atualizado em 05/10/2021 11:53
A consultoria alerta para risco de temporais no norte de São Paulo, Triângulo Mineiro, sul de Minas Gerais, Zona da Mata Mineira, sul de Goiás e norte do Mato Grosso do Sul

Logotipo Notícias Agrícolas

Os modelos meteorológicos apontam que os próximos dias serão marcados por chuvas em boa parte do Brasil. A umidade avança nas regiões produtoras do país, e para as próximas 24 horas, a consultoria Climatempo alerta para temporais no Sudeste, Centro-Oeste do Brasil. 

Segundo a previsão, o deslocamento de uma frente fria pelo litoral do Sudeste está favorecendo a formação de nuvens carregadas em todos os estados da região. "Fortes pancadas de chuva ocorreram na noite da segunda-feira no norte do RJ, na região de Muriaé (MG) e no sul do Espírito Santo. Nesta terça-feira, esta frente fria chega ao Espírito Santo", afirma a Climatempo. 

A consultoria alerta ainda para risco de temporais no norte de São Paulo, Triângulo Mineiro, sul de Minas Gerais, Zona da Mata Mineira, sul de Goiás e norte do Mato Grosso do Sul. "Atenção para o risco de chuva forte com raios e rajadas de vento (isolada) no centro-oeste, leste e leste do Mato Grosso do Sul, no Mato Grosso, centro-sul e oeste de Goiás, no centro-oeste de São Paulo, no litoral e sul do Rio de Janeiro, no centro de Minas Gerais, incluindo Belo Horizonte, e sul do Espírito Santo", complementa. 

Para os próximos dias, o modelo Cosmo do Instituto Nacional de Meteorologia (Inmet), também prevê a permanência da umidade nessas áreas. Para as próximas 24 horas, o modelo indica os maiores acumulados no Mato Grosso, com acumulados entre 20mm e 30mm no período. A tendência é da permanência dessas condições nos próximos dois dias, até a chegada de um novo sistema pelo Sul do Brasil. 

Veja o mapa de previsão de precipitação prevista para as próximas 93 horas: 
 

93 horas -  Inmet - 05102021
Fonte: Inmet


O modelo GFS também prevê condição para chuva no Brasil Central. Entre esta terça e quarta-feira (6), o modelo indica precipitação de até 20mm em São Paulo, sul de Minas Gerais, Rio de Janeiro, chuvas de até 12mm no Norte do Mato Grosso do Sul e precipitação entre 15mm e 20mm no Mato Grosso, com destaque para o noroeste do estado que deve receber os maiores volumes. 

O mapa mostra ainda que, após trégua rápida nas chuvas no Paraná, a tendência é da entrada de um novo sistema no estado já na quinta-feira (7). Segundo o GFS, os volumes mais expressivos voltam a ser previstos para o Paraná, com acumulados entre 40mm e 45mm.

Mantém também a condição de umidade no Brasil Central até quinta-feira. As chuvas, na manhã desta terça-feira (5), se apresentavam de forma abrangente em São Paulo, Rio de Janeiro e Espírito Santo. Para Minas Gerais a previsão é de chuva em parte do estado, com precipitação entre de até 15mm. 

Veja a previsão de precipitação nas próximas 48 horas, segundo o GFS: 
 

GFS - 05102021
Fonte: GFS

De acordo com o modelo de previsão estendida, divulgado nesta terça-feira pela Administração Oceânica e Atmosférica (NOAA) prevê chuvas no Centro-Sul do Brasil nos próximos sete dias. 

No período entre 5 e 13 de outubro, o NOAA prevê os maiores volumes para o Sudeste do Brasil, com até 90mm em algumas áreas. Mantém a condição de chuva no Mato Grosso do Sul, com precipitação de até 80mm no período. 

Já a partir do dia 13, o NOAA prevê a formação de um corredor de umidade em toda área. Segundo o NOAA, além de manter as previsões de chuvas para o Sudeste do Brasil, também volta a chover de forma mais expressiva no Centro-Oeste, com precipitação entre 60mm e 90mm na área. 

Veja o mapa de previsão de precipitação estendida para todo Brasil: 
 

NOAA - 05102021
Fonte: NOAA

 

Últimas 24 horas

Confirmando as previsões anteriores, nas últimas 24 horas os maiores volumes de chuva foram registrados no Paraná. A atuação de dois sistemas favoreceu a formação de nuvens carregadas em toda área. 

De acordo com dados coletados nas estações meteorológicas do Inmet, no Paraná foram registrados acumulados de até 40mm, com destaque para o noroeste do estado que recebeu os maiores volumes. 

Também choveu no sul do Mato Grosso do Sul, entre 15mm e 20mm. Os mesmos volumes foram registrados em São Paulo, Minas Gerais e Rio de Janeiro. 

Veja o mapa de precipitação acumulada nas últimas 24 horas: 
 

últimos 5 dias - Inmet - 05102021
Fonte: Inmet


  

Já segue nosso Canal oficial no WhatsApp? Clique Aqui para receber em primeira mão as principais notícias do agronegócio
Por:
Virgínia Alves
Fonte:
Notícias Agrícolas

RECEBA NOSSAS NOTÍCIAS DE DESTAQUE NO SEU E-MAIL CADASTRE-SE NA NOSSA NEWSLETTER

Ao continuar com o cadastro, você concorda com nosso Termo de Privacidade e Consentimento e a Política de Privacidade.

0 comentário