HOME VÍDEOS NOTÍCIAS METEOROLOGIA FOTOS

Com 72 municípios em situação de emergência, Bahia tem previsão de mais chuva nesta segunda-feira (27)

Publicado em 27/12/2021 09:14 e atualizado em 27/12/2021 11:31 2975 exibições
Segundo Corpo de Bombeiros, o estado já contabiliza 18 mortes e 431 mil moradores atingidos fortemente pelas chuvas

Logotipo Notícias Agrícolas

Com vários dias seguidos de muita chuva, o estado da Bahia vive um verdadeiro caos na reta final de 2021. De acordo com dados coletados nas estações meteorológicas do Instituto Nacional de Meteorologia (Inmet), os acumulados ultrapassam os 125mm e trazem bastante transtorno.

Os últimos números da Defesa Civil Estadual apontam que quase 431 mil moradores do extremo-sul, Sul, Chapada Diamantina e Sudoeste da Bahia foram atingidos pelas fortes chuvas. Já são 72 municípios baianos em situação de emergência. Até o momento, segundo publicação oficial do Governo da Bahia, o Corpo de Bombeiros Militar confirmou 18 mortes no estado. 
 


Veja o mapa de precipitação acumulada nos últimos cinco dias: 

Últimos 5 dias - 2712021
Fonte: Inmet

Imagens enviadas ao Notícias Agrícolas pelo corretor  Vinicius Vinicius Silva, da Conilon Bahia Corretora de Café, mostram a situação de calamidade no sul baiano. Nas imagens é possível ver ruas alagadas e o tráfego de veículos bloqueado em algumas rodovias. Segundo informações publicadas pela agência de notícias Reuters, uma barragem também se rompeu na Bahia após dias seguidos de forte chuvas. "A barragem do Iguá fica próxima à cidade de Vitória da Conquista, no sul da Bahia, levando autoridades a evacuar moradores em risco rio abaixo, principalmente na cidade de Itambé", afirmou a publicação. 

 

 


Com o aumento do número de cidades atingidas pelas fortes chuvas, o Governo do Estado ampliou mais uma vez a estrutura de apoio às vítimas. Além de Ilhéus, as cidades de Itapetinga, Vitória da Conquista, Ipiaú e Santa Inês também contam com postos avançados para facilitar o trabalho dos bombeiros. Em Itamaraju, continua funcionando o gabinete avançado do Estado para dar assistência aos municípios do extremo sul.

No começo do mês a região já havia sido atingida por fortes chuvas, atingindo inclusive áreas de produção de conilon no sul da Bahia e no norte do Espírito Santo. 

+ Chuva alaga áreas do conilon no Espírito Santo e fecha estradas no Sul da Bahia: Danos na produção sendo contabilizados

Veja vídeos enviados ao Notícias Agrícolas
 

 

 

 

CHUVAS CENTRO-NORTE BRASIL (2)CHUVAS CENTRO-NORTE BRASIL (3)CHUVAS CENTRO-NORTE BRASIL (4)

Para as próximas 24 horas, o modelo Cosmo do Inmet prevê mais chuvas na região, mantendo assim o estado de alerta em toda área. Segundo o mapa, são previstas chuvas de até 50mm em alguns pontos do Sul da Bahia.

A tendência é que o volume de chuva vá diminuindo aos poucos na região, mas com o excesso de chuvas dos últimos dias e sem tempo para escoamento da água as preocupações só aumentam. 

"Na segunda-feira (27), o tempo segue instável, com condições para chuva frequente, por vezes forte, e que eleva ainda mais os acumulados (especialmente no litoral, sul e centro-oeste do estado)", complementa a Climatempo. 

Veja o mapa de previsão de precipitação para as próximas 24 horas: 

 

24 horas - Inmet - 27122021
Fonte: Inmet


 

Por:
Virgínia Alves
Fonte:
Notícias Agrícolas

RECEBA NOSSAS NOTÍCIAS DE DESTAQUE NO SEU E-MAIL CADASTRE-SE NA NOSSA NEWSLETTER

Ao continuar com o cadastro, você concorda com nosso Termo de Privacidade e Consentimento e a Política de Privacidade.

0 comentário