Frio persiste e Inmet prevê mais uma madrugada com geada no Centro-Sul do Brasil

Publicado em 19/08/2022 11:05
Intensidade pode chegar a forte no Sul do Brasil e declínio nas temperaturas é sentido em todo o país

Logotipo Notícias Agrícolas

A sexta-feira (19) amanheceu gelada no Sul no Brasil. Confirmando as previsões anteriores, a intensa massa de ar frio entrou pelo Sul do Brasil e em 12 estações meteorológicas do Instituto Nacional de Meteorologia (Inmet) foram registradas mínimas negativas, inclusive com recorde de -6ºC em Bom Jardim da Serra, em Santa Catarina. 

As previsões para as próximas 24 horas mantêm a condição de temperaturas baixas em toda a região e o Inmet emitiu novo alerta de declínio nas temperaturas não só no Sul do Brasil, mas também em áreas do Sudeste e Centro-Oeste do país. 

De acordo com a publicação, nos três estados da região Sul do Brasil, em São Paulo, no Mato Grosso do Sul, sul do Mato Grosso e sul de Rondônia, o declínio na temperatura vai ser mais que 5ºC. O ar frio deve chegar até o sul de Goiás, Minas Gerais, Rio de Janeiro e Espírito Santo. 

Apesar do declínio nas temperaturas, as previsões de geada continuam previstas para acontecer com mais intensidade no Sul do Brasil. O sistema de previsão de geada do Inmet indica que na próxima madrugada podem ocorrer com geada entre moderada e forte em áreas do Sul do Brasil e com intensidade fraca no sul do Mato Grosso do Sul e em São Paulo. 

"Por conta da incursão de um ar frio de origem polar, o frio mais intenso ainda persiste no Paraná. Com isto, há previsão para formação de geadas no estado", prevê o Sistema de Tecnologia e Monitoramento Ambiental do Paraná (SIMPEAR) para a próxima madrugada. 

Veja o mapa de previsão do SIMEPAR para a próxima madrugada: 
 

PR 200822

Naiane Araújo, meteorologista do Inmet, explica que apesar do frio chamar atenção por ocorrer em agosto, ainda está dentro das condições esperadas pela meteorologia. Essa é a segunda massa de ar frio que intensa que entra no Brasil em 2022. Anteriormente as baixas temperaturas foram registradas em maio. 

Para o Sudeste do Brasil, em áreas de café e laranja, Naiane afirma que as geadas podem sim ocorrer na madrugada de domingo para segunda-feira (22), mas os modelos mostram o evento climático de forma muito pontual, além da umidade das chuvas dos últimos dias impedir a formação de geadas mais intensa. A tendência é que o frio comece a perder força no início da próxima semana e até lá, não há indicação de chuvas significativas em nenhuma área do país. 

Veja o mapa de previsão de temperatura mínima nos próximos dias: 
 

GIF 19-08-2022 11-09-46
Fonte: Inmet

 

Já segue nosso Canal oficial no WhatsApp? Clique Aqui para receber em primeira mão as principais notícias do agronegócio
Por:
Virgínia Alves
Fonte:
Notícias Agrícolas

RECEBA NOSSAS NOTÍCIAS DE DESTAQUE NO SEU E-MAIL CADASTRE-SE NA NOSSA NEWSLETTER

Ao continuar com o cadastro, você concorda com nosso Termo de Privacidade e Consentimento e a Política de Privacidade.

0 comentário