Chuvas do El Niño chegariam à Argentina apenas em outubro, afetando início do plantio de milho

Publicado em 17/08/2023 13:16

Logotipo Reuters

Por Maximilian Heath

BUENOS AIRES (Reuters) - As abundantes chuvas associadas ao fenômeno climático El Niño na Argentina começariam a ocorrer apenas a partir de outubro, disseram um meteorologista e a bolsa de Rosário nesta quinta-feira, o que poderia afetar o início do plantio de milho 2023/24 em algumas partes do núcleo agrícola do país.

A umidade é necessária em muitas áreas importantes de cultivo de milho, onde as reservas de umidade do solo são razoáveis ​​ou baixas após uma seca histórica que levou a perdas dramáticas durante praticamente toda a temporada 2022/23.

"Embora o fenômeno El Niño já esteja instalado, a ativação (atmosférica) e, portanto, um indicador potencial para chuvas normais ou superiores é apenas a partir de outubro", Germán Heinzenknecht, meteorologista da CCA.

"Ainda temos de passar o mês de agosto e todo o mês de setembro com uma situação à escala regional que não parece ser das melhores", afirmou o especialista, que acrescentou que, apesar das chuvas não superiores a 20 milímetros em algumas zonas produtoras nas últimas horas, agosto relata chuvas abaixo do normal.

A Bolsa de Comércio de Rosário (BCR) concordou com a previsão do especialista e em comunicado também disse que o fenômeno climático provocaria as chuvas apenas a partir de outubro, acrescentando que, embora se esperasse um forte El Niño no início, "a realidade atual mostra moderação" .

Enquanto isso, os produtores argentinos aguardam o início das chuvas o quanto antes, já que o início do plantio do milho é em setembro.

Numa estimativa de pré-safra, o BCR calculou a colheita de milho 2023/24 em 56 milhões de toneladas, lembrando que se as chuvas do próximo mês não forem suficientes, muitos produtores vão atrasar a semeadura ou abandonar a intenção de semear o cereal.

"A possibilidade de acrescentar 300 mil hectares à plantação de milho parece cada vez mais remota devido à falta de água", disse a BCR, que estimou a área de milho 23/24 em 8,5 milhões de hectares. "O plantio tardio (de rendimentos mais baixos) é visto cada vez mais como uma alternativa viável."

Já segue nosso Canal oficial no WhatsApp? Clique Aqui para receber em primeira mão as principais notícias do agronegócio
Fonte:
Reuters

RECEBA NOSSAS NOTÍCIAS DE DESTAQUE NO SEU E-MAIL CADASTRE-SE NA NOSSA NEWSLETTER

Ao continuar com o cadastro, você concorda com nosso Termo de Privacidade e Consentimento e a Política de Privacidade.

0 comentário