Fortes chuvas causam mais de US$1 bi de prejuízo ao Chile

Publicado em 28/08/2023 18:15 e atualizado em 29/08/2023 07:58

Logotipo Reuters

Por Natalia A. Ramos Miranda

SANTIAGO (Reuters) - Fortes chuvas que castigaram a região agrícola do centro-sul chileno na semana passada causaram um prejuízo de pelo menos 1 bilhão de dólares, segundo cálculos feitos pelos setores público e privado.

O governo chegou a decretar estado de catástrofe na semana passada, quando as chuvas atingiram comunidades isoladas e deixaram pelo menos três pessoas mortas.

O governo do presidente chileno, Gabriel Boric, emitiu na semana passada uma emergência agrícola para 100 municípios, direcionando cerca de 8,3 milhões de dólares para recuperar a infraestrutura de irrigação, sistemas de canais e outras medidas de auxílio a agricultores, que pediram mais apoio.

"Estamos falando de danos de mais de 1 bilhão de dólares", afirmou o presidente da Sociedade Agrícola Nacional, Antonio Walker, em coletiva de imprensa, após se reunir nesta segunda-feira com o ministro da Agricultura chileno, Esteban Valenzuela.

"Há danos para pequenos, médios e grandes agricultores, produtores que fornecem para mercados locais e muitos pomares dedicados à exportação", acrescentou.

Além de ser um grande exportador de cobre, o Chile também é forte no agro e em produtos derivados, como frutas frescas, nozes, polpas, vinho e madeira.

Já segue nosso Canal oficial no WhatsApp? Clique Aqui para receber em primeira mão as principais notícias do agronegócio
Fonte:
Reuters

RECEBA NOSSAS NOTÍCIAS DE DESTAQUE NO SEU E-MAIL CADASTRE-SE NA NOSSA NEWSLETTER

Ao continuar com o cadastro, você concorda com nosso Termo de Privacidade e Consentimento e a Política de Privacidade.

0 comentário