Lula diz que governo está pronto para ajudar RS após tempestades deixarem 4 mortos

Publicado em 05/09/2023 10:22

Logotipo Reuters

(Reuters) - O presidente Luiz Inácio Lula da Silva disse nesta terça-feira que o governo federal está pronto para ajudar no "que for necessário" a população do Rio Grande do Sul, após fortes chuvas deixarem quatro mortos e centenas de desalojados no Estado, de acordo com a Defesa Civil gaúcha.

Em comunicado divulgado na segunda-feira, a Defesa Civil do Rio Grande do Sul afirmou que o Centro de Operações do órgão, em conjunto com a Sala de Situação do Estado, confirmou a morte de quatro pessoas e o desalojamento de outros 215 em decorrência das tempestades, fortes ventos e queda de granizo que atingem a região nos últimos dias.

O órgão relatou que as mortes ocorreram nos municípios de Mato Castelhano, Passo Fundo e Ibiraiaras. Enquanto um homem foi vítima de um choque elétrico, outras três pessoas morreram ao enfrentar enchentes e grandes volumes de água acumulados.

"Nós estamos prontos para ajudar naquilo que for necessário. Onde tiver um problema, o governo federal estará lá para ajudar as pessoas a se salvarem desses problemas. Nossa solidariedade ao povo gaúcho", disse Lula durante live semanal em suas redes sociais.

Lula ainda afirmou que as tempestades na região são um "alerta" para que as pessoas entendam a gravidade dos efeitos das mudanças climáticas e que o planeta está sendo destruído pela irresponsabilidade da atividade humana.

"O que está acontecendo, na verdade, é um alerta para que a humanidade se dê conta de que essa questão do clima não é uma questão menor... O planeta está sofrendo as consequências da irresponsabilidade do ser humano", disse.

A Defesa Civil do Rio Grande do Sul segue monitorando os fenômenos e os transtornos causados em 44 municípios e apontou Passo Fundo, Água Santa e Ijuí como as cidades com o maior volume de chuva acumulado nos últimos três dias.

O subchefe de Proteção e Defesa Civil, coronel Marcus Vinicius Gonçalves Oliveira, enfatizou que são necessárias ações cuidadosas no momento, afirmando que as mortes registradas até agora ocorreram mais por falta de cuidado do que pelas chuvas em si.

"As mortes que tivemos não são diretamente decorrentes da chuva, mas da falta de cuidados. É importante a atuação dos municípios, que devem estar com seus planos de contingência atualizados e informados para a população", disse o coronel em comunicado divulgado pelo órgão.

(Por Fernando Cardoso)

Já segue nosso Canal oficial no WhatsApp? Clique Aqui para receber em primeira mão as principais notícias do agronegócio
Fonte:
Reuters

RECEBA NOSSAS NOTÍCIAS DE DESTAQUE NO SEU E-MAIL CADASTRE-SE NA NOSSA NEWSLETTER

Ao continuar com o cadastro, você concorda com nosso Termo de Privacidade e Consentimento e a Política de Privacidade.

0 comentário