Monções indianas começam a recuar mais tarde do que o normal

Publicado em 25/09/2023 11:10 e atualizado em 25/09/2023 12:47

Logotipo Reuters

MUMBAI (Reuters) - As chuvas de monções da Índia começaram a se retirar do noroeste do país nesta segunda-feira, mais de uma semana depois do normal, informou o Departamento Meteorológico da Índia (IMD, na sigla em inglês) em um comunicado.

A monção, a força vital da economia indiana de 3 trilhões de dólares, fornece quase 70% da chuva necessária para irrigar as fazendas e recarregar os reservatórios e aquíferos.

O fenômeno geralmente começa em junho e recua até 17 de setembro, mas as chuvas continuaram este ano, ajudando a reduzir o déficit de precipitação depois que o mês de agosto mais seco em mais de um século atingiu algumas culturas de verão.

As chuvas de monções ficaram 9% abaixo da média em junho, antes de se recuperarem para 13% acima da média em julho. O escritório de meteorologia registrou chuvas 36% abaixo da média no mês passado.

Até o momento, as chuvas de monções em setembro estão 17% acima da média, de acordo com o departamento.

"A monção do sudoeste se retirou de algumas partes do Rajastão. As condições são favoráveis para a retirada em mais estados do norte na próxima semana", disse um funcionário sênior do IMD.

(Reportagem de Rajendra Jadhav)

Já segue nosso Canal oficial no WhatsApp? Clique Aqui para receber em primeira mão as principais notícias do agronegócio
Fonte:
Reuters

RECEBA NOSSAS NOTÍCIAS DE DESTAQUE NO SEU E-MAIL CADASTRE-SE NA NOSSA NEWSLETTER

Ao continuar com o cadastro, você concorda com nosso Termo de Privacidade e Consentimento e a Política de Privacidade.

0 comentário