HOME VÍDEOS NOTÍCIAS METEOROLOGIA FOTOS

Onda de calor ainda não começou e chuvas continuam com muita irregularidade pelo Brasil

Publicado em 12/12/2023 10:53
Temperaturas começam a subir a partir de amanhã em todo o país

Logotipo Notícias Agrícolas

A onda de calor ainda não começou oficialmente, mas os modelos meteorológicos indicam que a terça-feira (12) será de muita irregularidade nas chuvas em todo o Brasil. O setor produtivo monitora as temperaturas, que devem começar a subir nos próximos dias. Veja o mapa de previsão de temperaturas para os próximos dias: 

GIF 12-12-2023 10-57-36
Fonte: Inmet 

 

Segundo os dados do modelo Cosmo, do Instituto Nacional de Meteorologia (Inmet) há condição para chuvas apenas em algumas áreas da região Centro-Oeste e Norte do país, mas ainda assim com irregularidade e sem volumes expressivos de chuva. 

O Inmet, inclusive, emitiu alerta amarelo de chuvas intensas nessas áreas devido as altas temperaturas dos últimos dias. "Chuva entre 20 e 30 mm/h ou até 50 mm/dia, ventos intensos (40-60 km/h). Baixo risco de corte de energia elétrica, queda de galhos de árvores, alagamentos e de descargas elétricas", afirma o alerta válido em Minas Gerais, Goiás, Mato Grosso, Tocantins e centro-sul do Maranhão. 

A Climatempo complementa prevendo uma trégua nas chuvas no Sul do Brasil. Uma massa de ar seco predomina sobre o Sul do Brasil nesta terça-feira e a queda dos níveis de umidade no ar dificulta a formação de grandes nuvens e a ocorrência de chuva na maioria das áreas da região. 

Veja o mapa de previsão de precipitação nas próximas 93 horas: 

GIF 12-12-2023 10-54-16
Fonte: Inmet 

Previsão estendida para todo Brasil

Apenas no dia 20 de dezembro as chuvas devem avançar pelo Brasil, segundo os dados mais recentes da Administração Oceânica e Atmosférica (NOAA). Até lá, a tendência é  de tempo seco e de chuvas acontecendo apenas no Sul do Brasil. 

No período entre 20 e 28 de dezembro, o modelo norte-americano prevê chuvas em todo o país, inclusive para áreas no Matopiba. No período, a tendência é de precipitação entre 80mm e 100mm, sendo os volumes mais expressivos previstos para áreas em Minas Gerais e Goiás.

Veja o mapa de previsão estendida para todo Brasil: 

NOAA_121223
Fonte: NOAA 
Já segue nosso Canal oficial no WhatsApp? Clique Aqui para receber em primeira mão as principais notícias do agronegócio
Por:
Virgínia Alves
Fonte:
Notícias Agrícolas

RECEBA NOSSAS NOTÍCIAS DE DESTAQUE NO SEU E-MAIL CADASTRE-SE NA NOSSA NEWSLETTER

Ao continuar com o cadastro, você concorda com nosso Termo de Privacidade e Consentimento e a Política de Privacidade.

0 comentário