HOME VÍDEOS NOTÍCIAS METEOROLOGIA FOTOS

Inmet alerta para chuvas intensas sobre o Centro-Norte do Brasil nos próximos dias

Publicado em 20/01/2026 16:53 e atualizado em 20/01/2026 17:31
Comunicados indicam volumes elevados de precipitação, com chuva superior a 30 mm por hora ou acima de 50 mm no dia

Logotipo Notícias Agrícolas

O Instituto Nacional de Meteorologia (Inmet) mantém alertas de grande perigo (nível vermelho) para acumulado de chuva em áreas do Centro-Norte do Brasil. Os comunicados indicam a persistência de volumes elevados de precipitação, com chuva superior a 60 mm por hora ou acima de 100 mm por dia, aumentando significativamente o risco de grandes alagamentos, transbordamentos de rios e deslizamentos de encostas, especialmente em regiões urbanas e áreas suscetíveis.

20260120_destaque

Um dos avisos de grande perigo entrou em vigor à 0h01 desta terça-feira (20) e segue válido até 23h59 de quarta-feira (21), abrangendo áreas de Minas Gerais, Espírito Santo e Rio de Janeiro, como a Zona da Mata, Vale do Rio Doce, Vale do Mucuri, regiões do litoral e interior capixaba, além da Região Metropolitana de Belo Horizonte e do Noroeste e Norte Fluminense. Outro alerta vermelho permanece ativo desde 16h da segunda-feira (19), também com término previsto para 23h59 de quarta-feira (21), atingindo o Centro, Sul e Noroeste Goiano.

Além dos alertas máximos, o Inmet emitiu avisos de perigo (nível laranja) para chuvas intensas, com diferentes períodos de validade. Um deles começa à 0h01 de sexta-feira (23) e segue até 23h59 de sábado (24), enquanto outro está em vigor desde 8h40 desta terça-feira (20), ambos com previsão de chuva entre 30 e 60 mm por hora ou 50 a 100 mm por dia, além de ventos fortes, que podem chegar a 100 km/h. Essas áreas incluem partes do Centro-Oeste, Sudeste e Norte, como Minas Gerais, Goiás, Distrito Federal, Mato Grosso, Rondônia, Amazonas, Pará e Rio de Janeiro.

O Inmet também mantém avisos de perigo potencial (nível amarelo) para chuvas intensas, alguns válidos até 21 de janeiro e outros se estendendo até o dia 25, atingindo uma ampla faixa do país, incluindo estados do Nordeste, Sudeste, Norte e Centro-Oeste, além do Amapá. Nesses casos, os volumes previstos são menores, mas ainda podem provocar alagamentos pontuais, queda de galhos e transtornos no tráfego urbano.

 

Já segue nosso Canal oficial no WhatsApp? Clique Aqui para receber em primeira mão as principais notícias do agronegócio
Fonte:
Notícias Agrícolas

RECEBA NOSSAS NOTÍCIAS DE DESTAQUE NO SEU E-MAIL CADASTRE-SE NA NOSSA NEWSLETTER

Ao continuar com o cadastro, você concorda com nosso Termo de Privacidade e Consentimento e a Política de Privacidade.

0 comentário