Minas Gerais, Rio de Janeiro e Espírito Santo têm alerta vermelho para acumulado de chuva
![]()
O Instituto Nacional de Meteorologia (Inmet) emitiu alerta vermelho — de grande perigo — para acumulado de chuva em áreas de Minas Gerais, Rio de Janeiro e Espírito Santo. O aviso começou a valer às 10h desta quinta-feira (22) e segue até as 23h59 de sábado (24), indicando a possibilidade de volumes extremamente elevados de precipitação e riscos significativos para a população.
De acordo com o Inmet, o alerta vermelho aponta para chuvas superiores a 60 mm por hora ou acima de 100 mm por dia, cenário que eleva o risco de grandes alagamentos, transbordamentos de rios e deslizamentos de encostas, especialmente em municípios com histórico de áreas vulneráveis.
Entre as regiões mais afetadas estão o Triângulo Mineiro/Alto Paranaíba, a Região Metropolitana de Belo Horizonte, a Zona da Mata, o Vale do Rio Doce, o Oeste e o Noroeste de Minas, além do Centro e Sul do Espírito Santo e de áreas como a Região Metropolitana do Rio de Janeiro, Baixadas, Norte e Noroeste Fluminense.
![]()
Além do alerta máximo, o Inmet também mantém alertas laranja (perigo) para acumulado de chuva em uma extensa área do país, incluindo partes do Sudeste, Centro-Oeste, Norte e Nordeste. Nesse nível, são esperados volumes entre 30 e 60 mm por hora ou de 50 a 100 mm por dia, com risco de alagamentos, deslizamentos e cheias de rios. No Sudeste, diversas áreas de Minas Gerais, Espírito Santo e Rio de Janeiro permanecem sob esse aviso, o que reforça a necessidade de atenção redobrada nos próximos dias.
![]()
Há ainda alertas amarelos (perigo potencial) emitidos pelo Inmet, indicando chuva entre 20 e 30 mm por hora ou até 50 mm por dia, com baixo risco de ocorrências mais severas, mas ainda com possibilidade de transtornos pontuais. Esse nível de alerta abrange regiões adicionais dos três estados, além de áreas de São Paulo, Goiás, Mato Grosso, Pará, Maranhão, Bahia, Amazonas e outros estados.
![]()
0 comentário
Minas Gerais, Rio de Janeiro e Espírito Santo têm alerta vermelho para acumulado de chuva
Previsão de onda de calor na região de Campo Grande/MS e queda da umidade do solo no Centro-Sul do BR mantém produtores em alerta
Confira a previsão do tempo para esta quinta-feira (22) para todo o Brasil
Sul do Brasil deve seguir sem chuvas pelo menos nos próximos sete dias, aponta Inmet
Chuvas continuam muito intensas em MT, GO e no Sudeste do BR; atenção aos trabalhos de campo
Confira a previsão do tempo para esta quarta-feira (21) para todo o Brasil