Fim de semana é de calor na maior parte da região Sul

Publicado em 05/11/2010 10:39
Temperatura chega aos 34°C no centro e oeste do Rio Grande do Sul e oscila perto dos 30°C no oeste de Santa Catarina e no Paraná.
SÁBADO, DIA 6

Sul
A frente fria se afasta da região Sul e a chuva diminui na maior parte das localidades. Apenas no leste do Paraná e norte de Santa Catarina ainda há previsão de chuva com baixo acumulado. A entrada de uma massa de ar polar provoca declínio da temperatura mínima, oscilando entre 6°C e 9°C em algumas localidades A temperatura máxima volta a subir no oeste do Rio Grande do Sul, chegando a 30°C. De forma geral, porém, a máxima ainda não chega aos 25°C na maior parte das localidades.

Sudeste
A frente fria avança rápido, já chega no Espírito Santo e o tempo já abre no oeste paulista. Na faixa leste, porém, a nebulosidade continua alta e o sábado será de tempo encoberto e poucas aberturas de sol, devido a ventos que sopram do oceano. Há chuva, mas fraca, na forma de garoa. No Rio, Espírito Santo e na maior parte de Minas, o sábado é o dia que essa frente leva os maiores acumulados: há previsão de chuva forte nos três Estados e mesmo no oeste mineiro podem ocorrer pancadas no fim do dia. Os maiores acumulados, de cerca de 50mm, são registrados no oeste do Estado. As temperaturas entram em queda em toda a região, com exceção do norte de Minas, que fica com temperaturas um pouco mais altas que as registradas na sexta, pois há mais aberturas de sol.

Centro-Oeste
No fim de semana, a chuva no Centro-Oeste avança junto com a frente fria no Sudeste: no sábado pela manhã chove, principalmente, entre o sul do Mato Grosso do Sul e o sul do Mato Grosso, mas já no sábado à noite a chuva já se concentra mais no norte da região: Mato Grosso e Goiás são atingidos, sendo este com as pancadas mais fortes, organizadas e, portanto, com os maiores acumulados: mais de 40mm. Conforme o tempo abre, as temperaturas sobem e faz calor.

Nordeste
Segue chovendo no litoral de Pernambuco e Paraíba no sábado, mas o grande destaque é a chegada de uma nova frente fria ao sul da Bahia. Esta frente volta a organizar, tanto no sábado como no domingo, chuvas do sul da Bahia até o sul do Maranhão e Piauí, passando por todo o oeste baiano. As temperaturas diminuem nessas localidades por causa da nebulosidade. Nas demais áreas do Nordeste, o sol aparece e faz calor.

Norte
No sábado e no domingo, a configuração das chuvas não muda: as pancadas seguem atingindo todo o Norte, com exceção do Amapá e do norte do Pará. Acre, Rondônia e sul do Amazonas são as áreas mais atingidas. O calor continua.

Confira a previsão para os próximos dias

Sul
Domingo com tempo seco e ensolarado no Sul. O frio da madrugada aumenta um pouco mais e a mínima chega aos 4°C em partes da Serra Geral. A temperatura máxima, no entanto, dispara, e o calor bate nos 34°C no centro e oeste do Rio Grande do Sul e oscila perto dos 30°C no oeste de Santa Catarina e no Paraná. Na segunda, o tempo ainda permanece seco na maior parte da região, com exceção do nordeste do Paraná. Na terça, uma nova frente fria causa chuvas isoladas e com baixo acumulado na maior parte da região. Entre 10 e 14 de novembro, o tempo permanece seco no Rio Grande do Sul, mas ainda há previsão de chuva com baixo acumulado entre Santa Catarina e Paraná.

Sudeste
Apesar de chegar rápido ao Espírito Santo, este sistema para no Estado capixaba e deixa o tempo fechado e com chuvas no Espírito Santo e norte de Minas Gerais do domingo até a terça. O acumulado passa dos 100mm em algumas localidades. O tempo abre nas demais áreas da região, mas, no Rio, em Minas e no interior paulista, há condições para pancadas de chuva no fim do dia. A partir de quarta, uma nova frente fria volta a trazer chuvas de forma organizada para São Paulo, devendo avançar pelo Sudeste nos dias seguintes.

Centro-Oeste
No domingo, a chuva fica restrita ao norte de Goiás e do Mato Grosso, ocorrendo principalmente no fim do dia. As simulações indicam que, entre os dias 8 e 15, chove nos três Estados da região. O acumulado é alto e passa dos 150mm em algumas áreas, ficando acima dos 100mm em quase todo o Centro-Oeste.

Nordeste
As condições só mudam na terça, dia 9, quando a condição de tempo seco volta a predominar sobre toda a Bahia e Piauí. Até então, são esperados acumulados de quase 100mm em algumas cidades, principalmente próximos da divisa entre Goiás, Minas e Bahia. Entre os dias 9 e 13, a principal chuva da região é na costa, devido a ventos que sopram do oceano. O acumulado não passa dos 30mm.

Norte
Na segunda, a chuva ganha força na região da divisa entre o Amazonas e o Pará e pode, em um dia, chover mais de 70mm na área. Entre os dias 9 e 13, a chuva abrange praticamente toda a região. Escapam apenas o nordeste do Pará e o norte do Tocantins.

Já segue nosso Canal oficial no WhatsApp? Clique Aqui para receber em primeira mão as principais notícias do agronegócio
Tags:
Fonte:
Somar Meteorologia

RECEBA NOSSAS NOTÍCIAS DE DESTAQUE NO SEU E-MAIL CADASTRE-SE NA NOSSA NEWSLETTER

Ao continuar com o cadastro, você concorda com nosso Termo de Privacidade e Consentimento e a Política de Privacidade.

0 comentário